Procon-GO informou que mais de 14 estabelecimentos foram autuados por irregularidades
O Procon Goiás junto à Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor de Goiás (Decon) realizou, na manhã desta quinta-feira, 4, uma fiscalização em postos de combustíveis de Goiânia que promovem propaganda enganosa. Durante a ação, mais de 14 estabelecimentos foram autuados pela prática conhecida como “posto clone”.
Fraude
Segundo o Procon, este tipo fraude acontece quando o posto revendedor de combustível opta por não exibir a marca comercial de algum distribuidor de combustível, como Petrobras, Ipiranga, Shell, entre outros, mas mantêm em sua fachada e nas bombas, cores semelhantes as de uma determinada bandeira, o que da ao consumidor a falsa sensação de que está abastecendo com o produto de um distribuidor autorizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
O órgão explica que o estabelecimento que optar por não fazer parte de nenhuma marca, deve fazer a alteração na Ficha Cadastral junto à ANP e retirar todas as referências visuais de determinada bandeira comercial do distribuidor, além de identificar nas bombas, a origem do combustível vendido, contendo informações do nome, razão social e CNPJ do distribuidor.
Além das propagandas, os agentes também fiscalizam outras irregularidades, como a adulteração dos combustíveis, duplicidade de preço e a diferença na litragem vendida.
Fonte: http://www.dm.com.br
Confira também: Como aumentar as vendas do posto de gasolina guia definitivo