O checklist na área de segurança no trabalho é uma forma de avaliar se as pessoas, os equipamentos, as ferramentas, os locais e métodos de trabalho estão em acordo com as especificações e em cumprimento dos requisitos de segurança estabelecidos para cada processo de trabalho. No post de hoje, vamos falar sobre a importância de realizar as verificações através do checklist e o que deve ser levado em consideração na elaboração desse serviço. Confira!
Por que é importante fazer um checklist?
É através dele que os profissionais conseguem identificar riscos, verificar se as normas de segurança estão sendo cumpridas e evitar a possibilidade de ocorrência de algum acidente em decorrência de negligência.
Eles podem ser feitos para verificar as condições de determinados equipamentos, máquinas e ferramentas e para avaliar se todos os requisitos para a execução de determinada tarefa estão sendo cumpridos, como por exemplo, se o colaborador está utilizando todos os equipamentos necessários para garantir sua segurança.
O que deve ser levado em consideração na hora de montar um check list?
Cada profissão e cada tipo de trabalho tem suas particularidades e consideram questões diferentes, portanto, vamos citar alguns exemplos mais comuns nesse tópico. Veja só:
-
Checklist de máquina: devem ser consideradas questões como o abastecimento, as luzes, o freio e outros pontos relacionados ao bom funcionamento da máquina;
-
Checklist de ferramentas: deve ser verificado se a ferramenta está funcionando normalmente para o propósito a que se destina ou se precisa de reparos. Uma tesoura, por exemplo, que não esteja funcionando adequadamente deve ser mandada para reparo e trocada, para que assim o colaborador não corra o risco de sofrer algum acidente em decorrência da utilização incorreta;
-
Checklist de equipamentos: todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) devem ser verificados. Entre eles podem conter: luvas, capacetes, sapatos, aventais e óculos. Cada um dos itens utilizados deve ser avaliado para constatar a possibilidade de utilização. Por exemplo: luvas furadas devem ser descartadas e trocadas por pares novos;
-
Checklist de procedimentos: procedimentos padrão que são necessários para executar determinadas tarefas também podem ser listados e verificados através de checklist.
Como o checklist pode ser elaborado e utilizado?
O primeiro passo para elaborar um checklist é identificar quais são os requisitos que devem ser cumpridos no exercício de cada atividade. Isso pode incluir apenas a utilização de EPI ou incluir a verificação de procedimentos, ferramentas e máquinas. A partir daí, se elabora o checklist para que as verificações possam ser realizadas. O ideal é que eles sejam documentados, pois, caso haja algum problema ou acidente, é possível verificar se todos os requisitos foram avaliados e cumpridos.
Atualmente já existe um software capaz de automatizar esse processo. Ele ajuda a otimizar o processo de verificação e ainda contribui para a redução do gasto com utilização de papel. Teste grátis agora mesmo!
Como é feito o processo de checklist de verificação de segurança no trabalho em sua empresa? O processo já é padronizado? Não deixe de compartilhar suas experiências e opiniões conosco através dos comentários!
Fonte: Checklistfacil