Seu posto possui loja de conveniência? Se sim, o CNPJ está vinculado ao posto? Você sabia que há casos em que, se houver separação de CNPJ, há economia tributária?
É muito provável que uma loja com faturamento mensal acima de R$ 50 mil e que já possua pelo menos quatro funcionários, encontre vantagens em fazer a separação do CNPJ. A afirmação é da gerente comercial da Plumas Assessoria Contábil, Daniela de Paula. “O objetivo está na economia tributária que se pode obter. Por exemplo, em um posto com loja de conveniências optante pelo Lucro Real, o revendedor pagará um total de 33,25% de impostos federais sobre o lucro, sendo 24% de IRPJ e CSSL e 9,25% de Pis e Cofins. Isto sem mencionar o ICMS de 12% e 18% sobre as vendas de mercadorias que não são substituição tributária.
Uma analise que deveria ser feita por todos, a escolha do regime tributário pode ser a diferença de resultado ao final de um ano, principalmente em mercados de margens de combustíveis mais apertadas.
Já se a loja tiver o CNPJ separado do posto e for enquadrada no Simples Nacional, o revendedor pagará inicialmente 4% de Simples e a alíquota máxima chega à 19% de acordo com a faixa de faturamento da empresa”. Ou seja, são 33,25% de Impostos Federais pelo Lucro Real contra 4% (alíquota inicial) de imposto no Simples Nacional. Uma economia de aproximadamente 29% nos tributos federais.
Economia até nos encargos trabalhistas
A economia também ocorre nos encargos sociais da folha de pagamento. Quando optante pelo Simples Nacional, a empresa recolhe o INSS apenas dos funcionários e não precisa recolher a parte da empresa, diz Daniela De Paula, da Plumas.
SAT Fiscal – Vale lembrar que, ao ter um CNPJ distinto para a loja, é necessário adquirir um Sistema Gerencial ERP bem como o equipamento Sat Fiscal separado do posto.
Dúvidas – Para fazer a mudança, é preciso saber – em caso de estabelecimento ligado a uma distribudora – se o contrato permite separar um CNPJ para a loja e outro para o posto. Além disso, verifique se o contrato de locação do imóvel permite uma sublocação para a loja, lembrando que sempre é possível realizar um aditamento.
Assessoria – O processo deve ser acompanhando por um contador com expertise no assunto.
fonte: REVISTA POSTOS & SERVIÇOS
Simulação da Diferença de tributos em um ano, nos diferentes regimes tributários. Simulação para estado do RS.
Estou postando uma simulação de quanto uma loja pagaria de tributos com as mesmas condições de Faturamento, CMV e custos com folha, com os diferentes regimes tributários enviada por TIAGO TAUFER SECCO – Coordenador de Inteligência de Mercado e Marketing na Rodoil Distribuidora de Combustíveis S.A.