Filtros

Filtros
FiltroNOME POPULAR Filtro de Óleo Diesel
NOMENCLATURA ABNT Unidade de Filtragem
 –
Equipamento eletromecânico com bombeamento próprio, com ou sem reservatório
FILTRO PRENSA
Equipamento eletromecânico com de sistema de bombeamento próprio, normalmente dotado de reservatório (horizontal ou vertical), utilizado para filtragem de diesel.Principais partes do equipamento e suas funções:

  • Caixa prensa: local onde ficam dispostos os elementos filtrantes;
  • Bomba: responsável pelo bombeamento do combustível;
  • Manômetro: mostra a pressão na operação que pode indicar saturação dos elementos;
  • Reservatório: armazena o combustível filtrado;
  • Dreno: bocal utilizado para drenagem (limpeza) do reservatório.

Os principais elementos filtrantes utilizados e suas funções:

  • Elemento micrônico: tem a função da retirada dos agentes contaminantes sólidos;
  • Elemento coalescedor: tem a função de aglutinar as partículas de água livre;
  • Elemento separador: tem a função de reter a água aglutinada, deixando o diesel livre de água;
  • Papelão filtrante (celulose linter de algodão): tem a função de retenção de sólidos.

Na escolha de um filtro prensa há que se considerar:

  • Número de bombas;
  • Vazão das bombas.

Instalação típica:

filtro_prensa

Leis e portarias

Portaria nº 103 – INMETRO – Jun/1998Determinações concedidas aos fabricantes dos modelos de filtros adicionais para óleo diesel, tipo prensa;Portaria nº 83 – INMETRO – Abr/2006Estabelece o Regulamento de Avaliação da Conformidade de equipamentos elétricos para atmosferas potencialmente explosivas, nas condições de gases e vapores inflamáveis. 

 

Normas ABNT

Portaria nº 103 – INMETRO – Jun/1998Determinações concedidas aos fabricantes dos modelos de filtros adicionais para óleo diesel, tipo prensa;Portaria nº 83 – INMETRO – Abr/2006Estabelece o Regulamento de Avaliação da Conformidade de equipamentos elétricos para atmosferas potencialmente explosivas, nas condições de gases e vapores inflamáveis. 

Fonte: ABIEPS