Um novo logo para seu Posto & Conveniência

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Um novo logo para seu Posto & Conveniência

Um novo logoPostos de combustível, assim como qualquer empresa, também são julgados pela identidade visual. Se ela for um tanto ultrapassada ou amadora, pode passar a imagem de datada ou até não confiável, afastando clientes.

Se sua empresa cresceu e precisa de um upgrade visual, a dica básica é praticar a arte do desapego. É preciso também investir em uma arte duradoura, afinal, você não vai querer refazer tudo dentro de alguns anos.

E o que levar em conta para criar uma boa identidade visual? Em primeiro lugar, os clientes do posto. Sabendo a idade, classe social e profissão, você poder ter ideias para começar. Outros fatores para se considerar são a localização, os serviços oferecidos, se há loja de conveniência e quais produtos são vendidos, se é bandeirado e qual a concorrência.

Vale lembrar que você não pode copiar marcas conhecidas. Além de parecer uma sátira, mostra falta de seriedade e também é crime de falsificação.

A dica final é participar do processo de criação. Explique a quem for criar o que você quer, qual o seu posicionamento frente ao mercado, quais valores gostaria que estivessem embutidos na marca, e quais cores gostaria de usar. Quanto melhor explicado, mas fácil será o trabalho e evitará que precise ser refeito.

HORA DE REFAZER

Pequenas e médias redes de postos que experimentam o crescimento, muitas vezes se deparam como um problema: a marca criada no início do negócio está defasada, ou seja, não passa mais para o mercado a mensagem correta ou a imagem adequada. É neste momento que o revendedor se vê obrigado a mudar a identidade visual do seu negócio, uma decisão às vezes difícil, que exige desapego e uma boa dose de coragem, mas que costuma dar muito certo.

Na grande maioria dos casos muitas revendas de combustíveis têm marcas que foram criadas de forma caseira e amadora lá no início da operação, quando não havia dinheiro suficiente para contratar um profissional.

De acordo com as novas exigências investir em uma identidade visual moderna e atraente é vital para o futuro do negócio principalmente para as Redes Bandeira Branca que concorrem com grandes distribuidores que fazem investimentos milionários em campanhas para posicionamento de marca.

 Dicas para criar uma boa identidade visual

É importante entender que uma marca deve ser muito bem estudada, levando em consideração vários fatores como perfil dos clientes do posto ( idade, classe social, motoristas, caminhoneiros ), serviços oferecidos ( troca de óleo, lavação), mix de produtos da loja de conveniência, bandeira ( se é bandeirado ou não ), localização ( postos de cidade ou de rodovia ) e concorrência .

 O especialista da Brasil Postos Renato da Silveira orienta empreendedores na criação de uma boa identidade visual:

 – Não copie marcas conhecidas – Muitas redes de postos bandeira branca tentam imitar as cores e até mesmo o logotipo das grandes distribuidoras tentando enganar seus clientes. Esta estratégia, além de ser crime – (denominado contrafação) – demonstra falta de comprometimento e honestidade da revenda.

 – História e Objetivos – A nova logomarca ( logotipo e cores ) deve representar os principais atributos e diferenciais da empresa como qualidade, atendimento, rapidez, solidez, etc. É importante repassar para a equipe de criação a história da empresa, missão, visão, valores e, principalmente, quais são os objetivos que se esperam com o nova identidade.

Tempo e Co-participação – Reserve  um tempo para orientar a equipe de criação ( cores e elementos  de preferência ) evitando que haja retrabalho. Lembre que um projeto feito às pressas significa perda da qualidade ou aumento de preços pela urgência do serviço (ou os dois).

– Não utilize 2 logomarcas  – A comunicação visual é a ferramenta de comunicação mais utilizada em uma revenda de combustível. Cerca de 80% dos investimentos em comunicação são gastos em faixas, placas e totens. Após a aprovação da nova logomarca é indicada a substituição de todos os elementos que contenham a antiga marca.

Por longos anos

 A construção da identidade visual da empresa deve ser feita para durar muitos anos. Caso ela envelheça rapidamente, o custo maior não é refazer o projeto da identidade visual em si, mas sim substituir toda comunicação já feita com a marca antiga.

Fonte: Intercamp Sistemas

Fonte: Brasil Postos

O Portal Brasil Postos oferece serviços especializados da identidade visual para Rede de Postos. Se você deseja receber um orientação sobre como refazer ou atualizar sua logomarca clique aqui.