No ano de 2019, 97% dos combustíveis analisados pelo Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) da ANP estavam dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela Agência (índice de conformidade). O programa coleta e analisa amostras de gasolina C, etanol hidratado e óleo diesel B em postos do País e divulga, mensalmente, indicadores da qualidade desses produtos.

Os três combustíveis apresentaram manutenção do padrão de qualidade observado nos últimos anos (dentro dos padrões internacionais), sendo que houve melhora no índice com relação a 2018. A gasolina brasileira teve 98,3% de conformidade em 2019, contra 98,1% em 2018; o etanol teve 98,2%, contra 97,9% no ano anterior; já o diesel teve 96,2%, contra 94,9%.

As regiões com o melhor índice de conformidade aos padrões foram Sudeste e Sul, com 98% cada. Em seguida, vieram a Região Nordeste, com 97%, e as Regiões Norte e Centro-Oeste, com 96% cada.

O Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis passa por restruturação, a partir da definição de novo modelo de PMQC pela Resolução nº 790, de 2019. As novas normas estabelecem que a ANP realizará as licitações para definição dos laboratórios aptos a participarem do Programa, que serão contratados pelos agentes econômicos (revendedores, TRR e distribuidores). A Agência prepara, atualmente, projeto piloto que será executado em três Unidades da Federação (GO, DF e AM)

+++ ANP aprova resolução com novas normas de qualidade para gasolina. Informe-se

+++ RAPP – Saiba tudo sobre o Relatório Anual de Atividades do IBAMA.

+++ Fique em dia com as Obrigações Ambientais na Revenda de Combustíveis

+++ Serviço de Preenchimento Online da RAPP

+++ Conheça o Curso de Gestão Ambiental para Postos de Combustíveis 

https://youtu.be/DTfWvwEMpoQ
Artigo anteriorMais uma queda de preços para o Diesel e a Gasolina que foi prevista
Próximo artigoConheça as lojas de conveniência dos Estados Unidos – Parte 1 – Assista ao vídeo
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

1 COMENTÁRIO

  1. É porque ninguém desse blog passou por Goiânia e região metropolitana pra fazerem aferições boa postos daqui. Está cheio de infração sobre o que o SINSIPOSTO faz “vistas grossas” e levar o dele, é a única explicação!! Posto vendendo gasolina com 30%, até mais, de etanol e vendendo 19,5l de combustível por 20l, e tem 97% de conformidade? Eu pergunto, quanto cu$ta conseguir figurar entre os postos dentro da “conformidade”??

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here