Em época de crise há corte de gastos. Boa parte das pessoas viajam menos, saem menos de casa, e consequentemente reduzem os gastos com combustíveis. A venda de combustíveis no Brasil caiu 4,4% entre janeiro e maio desse ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

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A briga de preço nesse cenário pode se tornar um desafio para donos de postos de gasolina. Mas somente o baixo preço não garante a fidelização, há muitos outros fatores envolvidos. Durante os períodos de recessão econômica, como evitar que seus clientes abandonem seu posto?

Concorrência e diferenciais

A primeira coisa a fazer é uma pesquisa de mercado, analisar seus concorrentes, valores, serviços e diferenciais. Você não pode saber se o que está ofertando é algo novo se não souber o que a concorrência oferece. E essa análise não se limita a preço.

Programas de fidelidade

Seu esforço em fidelizar clientes é vantajoso, já que adquirir novos clientes custa de 5 a 10 vezes mais do que vender para um cliente atual, segundo Philip Kotler, mestre do marketing moderno. Outro dado importante é que clientes fidelizados gastam, em média, 67% a mais do que novos clientes.

Com programas de fidelidade você terá mais clientes recorrentes e poderá investir mais do que seus concorrentes em outras necessidades ou diferenciais para o seu posto, como manutenção ou espaço para caminhoneiros ou taxistas, por exemplo.

Um cartão fidelidade deve ser realmente vantajoso para o cliente, sem que você comprometa suas margens de lucro. Uma boa opção é oferecer um cartão com algum bônus incluso. Dessa forma, o cliente perceberá que está prestes a conquistar um produto, prêmio, desconto ou serviço, e retornará para desfrutar de outros benefícios.

O cartão fidelidade vantajoso para você é aquele que lhe dá total controle do banco de dados dos clientes, dessa forma você pode oferecer um atendimento personalizado e criar ações de acordo com suas necessidades.

Tudo no mesmo lugar

Oferecer diferentes tipos de serviço pode ser uma vantagem, como caixas eletrônicos, farmácias, lavagem de carro, entre outros. E por que não conceder serviços gratuitos a partir de um valor X gasto, como limpeza do para-brisa ou lavagem de aparência?

Atendimento personalizado

Além da manutenção em dia, para transmitir uma imagem confiável, seu posto deve ter um excelente atendimento. Frentistas de má vontade ou combustível de má qualidade repelem os clientes. Portanto, seja 100% honesto nas suas vendas e no seu atendimento.

Faça um cadastro de seus clientes e conheça seu comportamento de compra. Para estimular esse cadastro, você pode oferecer desconto em serviços, por exemplo. A partir desses dados, treine sua equipe para que os atenda pelo nome, entenda suas necessidades e demonstre simpatia.

Por: Izabela Vasconcelos Almeida Leite

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