O Marketplace Brasil Postos é um projeto que oferece um ambiente digital de compra e venda e cotação para a cadeia de combustíveis
As empresas que armazenam, medem o volume e transferem combustíveis agora têm um marketplace especializado, a Brasil Postos.
O primeiro ambiente digital deste nicho representa uma transformação do modelo tradicional, expandindo a oferta de equipamentos, produtos e serviços para milhares de empresas do segmento, que poderão comprar de fornecedores consolidados no mercado.
A Brasil Postos está por trás do lançamento da plataforma B2B, que é totalmente voltada para a compra e venda de equipamentos e produtos para o mercado de combustíveis, um ambiente onde as empresas terão acesso a soluções de fornecimento de equipamentos em um clique.
Trata-se de uma plataforma digital que vai reunir produtos e serviços de fabricantes, distribuidores e representantes nacionais e internacionais. O canal funcionará como um shopping virtual no modelo one stop shop com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso à equipamentos de qualidade num modelo único para o setor no País.
A plataforma vai reunir milhares de produtos. Bombas de Abastecimento, tanques de combustíveis, equipamentos de proteção individual, materiais de limpeza, uniformes, produtos de papelaria cursos e treinamentos, material de instalação, SASC, equipamentos de abastecimento e pista como bicos, mangueiras e conexões, mobiliários, lubrificantes entre outros.
De acordo com o diretor de negócios Edmilson Baggio, foram investidos cerca de R$ 1 milhão em tecnologia. O site já nasce com cerca de 400 produtos disponíveis, número que deverá saltar para 1.500 até o fim deste exercício. Além disso, inicialmente são 12 sellers conectados e um pipeline com outros 30 que já se encontram em processo de análise documental e negociação.
“Já fizemos pelo menos uma venda para 2,2 mil rede de postos, o equivalente a 35% da base da nossa base de clientes. Temos muito a crescer e, por isso, estamos dando um novo salto com o marketplace, levando diferentes produtos não apenas aos cerca de 7 mil clientes que temos em todo o País, mas também a outros stakeholders interessados em nosso know how e expertise”, explica.
“Independentemente do tamanho da empresa ou do cliente, acreditamos que todos deveriam ter acesso às variedades de produtos e serviços de fornecedores confiáveis e sempre que precisarem”, afirma Renato da Silveira, diretor de Marketing na América Latina.
Renato lembra que a Brasil Postos teve início como um website com loja virtual de equipamentos para postos de combustíveis. Com dez anos de atuação foram processados mais de 20 mil pedidos para 7 mil revendas de combustíveisw em praticamento todas as cidades brasileiras, com faturamento superior a R$ 10 milhões. Além disso, mais de 60% dos clientes fizeram mais de uma compra.
Os resultados estimularam a Brasil Postos a implantar a segunda fase do projeto que foi o lançamento da Academia de Ensino Brasil Postos com objetivo de levar capacitação no formato de EAD para grande parte dos 500.000 trabalhadores do segmento. Lançada em 2017 a plataforma de ensino a distância já formou mais de 4.800 colaboradores com cursos obrigatórios de segurança do trabalho até mentorias especializadas para gestores e revendedores.
O Marketplace Brasil Postos é um novo negócio da companhia. Dessa maneira, a Brasil Postos deixa de realizar as vendas online através de centro de distribuição próprio e passa a atender todas os canais de vendas, em especial as pequenas e médias lojas do segmento que tem a sua disposição uma plataforma de negócios com meio de pagamento e sistema de fretes integrados e ainda contam com os mais de 100.000 acessos mensais que já as plataforma Brasil Postos possuem.
Queremos que os fabricantes, revendedores, distribuidores e lojistas foquem no que fazem melhor que é a produção e comercialização de suas linhas de produtos. Toda a complexidade da operação online de geração de tráfego qualificado, campanhas de marketing e ambiente seguro de compras e frete é conosco, afirma Renato.
Segundo o Baggio, as análises realizadas durante o processo de implantação da plataforma mostraram que, apesar da digitalização, na maior parte das empresas que compram equipamentos que envolvem combustíveis continua sendo analógica. Ou seja, mantém-se uma cultura de cotação de preços feita por e-mail, telefone ou WhatsApp, além da necessidade de manutenção de estoque e múltiplos fornecedores.
“A plataforma da Brasil Postos surge como uma opção digital, com praticidade em todo o processo. Além de encontrar em uma mesma plataforma virtual, a maior parte dos produtos necessários para postos de combustíveis, empresas frotistas, transportadoras, agronegócios o cliente consegue melhores preços, faturamento integrado, prazo para pagamento, rastreabilidade e agilidade na entrega. Sem falar na segurança de poder contar com a expertise de área de e-commerce de uma empresa que já atua há 12 anos com uma reputação no segmento”.
Não começamos ontem e sabemos exatamente como garantir uma curadoria dos sellers que sobem na plataforma, afirma Baggio.
Vinicius Antunes Costo, um dos sócios destaca que um dos diferenciais da Brasil Postos é o uso da conhecimento de mais de 40 anos como executivo do segmento de revenda de combustíveis e como proprietário de posto. São mais de 4 décadas construindo relacionamento como praticamente todos os stockholders do ecossistema de combustíveis.
PRESTADORES DE SERVIÇOS
Antunes destaca que é relacionamento e network que possui ao longo de tantos anos que é o que garante que os prestadores de serviços, instaladores também utilizem a plataforma como forma de geração de negócios e divulgalção. Tivemos uma grande preocupação de integrar os prestadores de serviços que atendem localmente os clientes para que eles também possam utilizar as facilidade do marketplace. Identifcamos que existem centenas de prestadores de serviços que tem muita dificuldade de compras de peças e formação de estoques para atender seus clientes. Com nossa solução o prestador de serviços monta sua loja online, disponibiliza o link de compras para seus clientes que recebem as mercadorias diretamente no seu posto.
Além da qualidade dos sellers nosso foco é localização dos mesmos. Nosso foco é que os operadores das lojas atendam atendem TODAS as regiões do país reduzindo o frete e o valor das mercadorias. Muitos equipamentos como Tanque e Bombas de Abastecimento são grandes e pesados e o custo do frete é o fiel da balança na hora da compra, afirma Renato.
O online chegou para ficar
“É um projeto vanguardista, disruptivo, que traz uma nova maneira de se fazer negócio e relações comerciais B2B. Pode enfrentar alguma resistência dos que já estão habituados ao mundo offline, mas esse movimento de digitalização é inevitável nessa e em outras verticais nos próximos anos, afirma Renato. A ideia é conferir uma maior celeridade para os clientes, sendo mais ágeis nas entregas e com o menor valor de frete possível. Sabemos que os revendedores de combustíveis trabalham com a terceira casa decimal e queremos apoiáa-los nas compras”, conclui.
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