Os equipamentos estão cada vez mais modernos e podem fazer diferença na gestão dos negócios, preparando também as empresas para exigências normativas atuais e futuras.

 

Segundo a fabricante Gilbarco Veeder-Root, postos de combustíveis já contam com recursos de automação capazes de monitorar praticamente todos os processos da operação, permitindo a gestão remota, com a oferta de dados precisos, em tempo real e rentabilidade, na medida em que evitam erros operacionais.

Isto significa mais tempo para os gestores se dedicarem à inteligência do negócio, criando estratégias diversas que agreguem valor, resultando em crescimento.

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“Uma nova plataforma eletrônica, adotada nos modelos Prime S, é potencializada através de conexões sem fio que mantém o protocolo de comunicação global Gilbarco Two Wire, com patível com as principais software-houses do mercado, e pode ser associada a sistemas de gestão e sistemas de medição e monitoramento, acessíveis por meio de aplicativos em Android e iOS, que possibilitam ao revendedor tomar decisões, em tempo real, remotamente.

Além dessas características únicas, as bombas hoje possuem soluções que possibilitam maior controle da operação do posto, por meio da identificação do frentista proporcionando monitoramento total da pista”, afirma Antônio Cristovão, gerente de Produtos Sênior Brasil e América Latina da Gilbarco

Também acompanhando a transformação do mercado, a Wayne Fueling Systems apresentou durante a ExpoPostos & Conveniência uma série de novidades, como o Synergy, novo ATG – Sistema de Medição Automática de Tanques Wayne – um sistema de controle de pista econômico e totalmente funcional, facilitando a integração entre todos os dispositivos, incluindo bombas de abastecimento, medidor de tanque, sistemas de ponto de venda e pagamento e expositores de preços além de conectividade com soluções de identificação
automática de veículos de frotas.

Novas exigências

Ambas as fabricantes já oferecem também bombas preparadas para atender ao novo Regulamento Técnico Metrológico (RTM), estabelecido pela Portaria 227/2022 do Inmetro, que exige a utilização de software e hardware com inclusão de assinatura digital das
medições.

De acordo com as marcas, os equipamentos vendidos atualmente estão prontos para receber o upgrade no momento necessário, sem maiores transtornos e adaptações.

Para os postos de varejo, a bomba Prime S da Gilbarco reúne tecnologia antifraude e de
recuperação de vapores, no mesmo equipamento, atendendo, simultaneamente, às normas do novo RTM e também à regulamentação do Ministério do Trabalho.

Possui assinatura digital dos dados volumétricos e demais dados protegidos por criptografia. Também atendendo ao que determina a nova Portaria do Inmetro, a
Wayne apresentou os novos modelos da linha 3G (Global Century e Globar
Vista) e a Linha Hélix prontas para o RTM.

De acordo com a legislação, todas as bombas fabricadas no Brasil, a partir de 16 de dezembro de 2022, devem contar com a assinatura digital. O objetivo do novo regulamento é garantir segurança para as bombas medidoras de combustíveis líquidos, com o intuito de prevenir fraudes e aumentar a confiabilidade das medições. Os equipamentos da marca também estão prontos para cumprimento das regras de recuperação de vapores.

FUTURO

Algumas novidades ainda aguardam autorização da ANP para entrar em funcionamento no mercado, mas os fabricantes de bombas já estão preparados para o futuro.

A bomba de combustível Wayne H6000, por exemplo já oferece a possibilidade de mistura de aditivo diretamente no posto, sem a necessidade de tanque subterrâneo dedicado e tubulação adicional. Além disso, a família de bombas Helix modelos 2000, 4000, 5000 e 6000, já possui sistema de autopagamento, o OPT (Outdoor Payment Terminal), um terminal seguro com suporte para operações com dinheiro, cartões com chip, tarja magnética e por aproximação.

Isto significa que a indústria está se preparando para a implantação do autosserviço no Brasil, caso ele venha a ser permitido pela legislação. “Existem padrões internacionais que definem o nível de segurança que uma solução de autoatendimento tem que ter e nossa fábrica está preparada para garantir o que há de mais seguro, evitando uma segunda onda de investimentos para o revendedor no futuro”, afirmou Daniel Tobal, diretor de Vendas, Marketing e Soluções e Produtos de Automação da Wayne na América Latina.

Fonte: Revista Resan

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