O País conta com mais de 120 mil veículos eletrificados em circulação e todos os fatores apontam para uma expansão ainda mais rápida desse setor.
Enquanto as vendas de veículos tradicionais, com motores a combustão, seguem em queda, as principais fabricantes do mundo voltam seus negócios para a eletrificação. O ganho de escala e evolução tecnológica torna esses automóveis mais baratos, ao mesmo tempo em que os combustíveis de origem fóssil se tornam cada vez mais caros.
Um ponto essencial para essa transformação é a oferta de carregadores de carros elétricos. Para viabilizar a transição energética no setor de transporte, será necessário que um número expressivo de terminais sejam disponibilizados para que motoristas possam reabastecer nas ruas, nas estradas, no trabalho e nas residências.
? +++ LEIA TAMBÉM – Rede de eletropostos que interliga estados do Sul é inaugurada
Revendedores de combustíveis agora contam com marketplace especializado
Reunimos as principais informações sobre carregadores de carros elétricos para que você não tenho nenhuma dúvida sobre esse tema.
Tipos de carregadores para carros elétricos:
Carregador de emergência
Podem ser conectados em tomadas comuns e costumam ter uma amperagem mais baixa e velocidade de recarga mais lenta.
Carregador portátil
São similares aos de emergência, mas trabalham com corrente mais alta, permitindo um carregamento mais veloz.
Carregador mini wallbox standard
Equipamentos preparados para uso em instalações fixas, como paredes e totens.
Eletroposto
Modelos utilizados para carregamento rápido, normalmente são instalados em postos de abastecimento e estradas.
Quanto tempo um carregador leva para abastecer um carro elétrico?
O tempo de carregamento vária conforme o tipo de equipamento. Enquanto carregadores residenciais podem levar de 2 a 12 horas, modelos comerciais ultrarrápidos podem completar uma bateria em menos de 1 hora.
Carro elétrico e energia solar
Com a difusão do uso do carro elétrico no Brasil e no mundo, é muito provável que seja mais cômodo e prático que todo proprietário conte com um carregador residencial. Ter um posto de abastecimento na própria casa será infinitamente mais vantajoso se o consumidor também tiver um sistema solar fotovoltaico. Dessa forma, será possível recarregar a bateria de graça, com a eletricidade produzida no próprio telhado.
Além disso, será possível utilizar a bateria do carro para armazenar a energia gerada pelos módulos solares durante o dia para utilizá-la no consumo residencial ou injetá-la na rede durante a noite.
+++ LEIA TAMBÉM: Expansão do carro elétrico acirra disputa entre redes de postos e estações de abastecimento
De forma mais estrutural, a fonte solar será essencial para viabilizar o avanço da mobilidade elétrica. Imaginando que, do dia para a noite, todos a frota de carros movidos a gasolina fossem substituídos por automóveis elétricos, não haveria oferta suficiente de eletricidade para atendar a demanda.
A forma mais simples, prática barata de atender essa necessidade de energia é a fonte solar, que além de ter os menores custos de instalação e geração, tem a versatilidade que permite que pequenos sistemas sejam instalados em praticamente qualquer lugar, como no telhado de uma casa, na cobertura de um estacionamento e um terminal na beira de uma estrada.
Fonte: Portal Solar