Você certamente precisa tomar decisões difíceis todos os dias. É uma parte necessária, embora indesejável, do trabalho.
Líderes de varejo enfrentarão a tarefa de lidar com clientes difíceis, tomando decisões instantâneas e orientando seu time a tomarem suas próprias decisões corretas.
Gestore(a)s precisam lidar com as avaliações dos funcionários, decisões de recrutamento e demissões. Também precisam tomar decisões mais amplas que podem ter repercussões financeiras maiores, como controles e promoções.
Quando confrontado(a) com uma decisão crítica, suas qualidades de liderança serão testadas e olhar para os fatos objetivamente pode ser difícil. Vale aqui o velho ditado “vemos o que queremos ver” e isso permite que alguns líderes procrastinem ou evitem as escolhas difíceis.
A pergunta a se fazer é: “isso está afetando a lealdade de nossos clientes de forma negativa?”
Nesse caso, tome uma decisão – forneça mais treinamento, estabeleça processos mais concretos ou faça uma mudança para resolver problemas.
Desenvolva a capacidade de fazer com que todos participem das decisões – mesmo que discordem delas.
No ambiente de varejo, muitos fatores ditam o que acontece. Você comprou mercadorias demais que não estão vendendo e agora precisa encontrar uma maneira de torná-las mais atrativas para os clientes. Sua empresa decidiu oferecer um novo programa de fidelidade que os funcionários não consideram muito bom, mas ainda precisam promovê-lo. Os desafios não param.
Embora seja provável que haja divergências, ter habilidades de liderança no varejo significa que você precisa encontrar uma maneira de fazer com que todos concordem com um determinado curso de ação. Isso não significa que todos os funcionários concordarão com a ideia, mas devem concordar em trabalhar juntos.
Uma coisa que pode ajudá-lo(a) é fazer da mudança uma atividade de todos os dias. O time luta contra a mudança quando as coisas ficam estáticas por muito tempo. Reserve um tempo para conversas individuais, certifique-se de ouvir, fornecer os porquês de uma nova prática e obter sua adesão.
+++ LEIA TAMBÉM : O que a Academia Brasil Postos pode fazer por você e sua equipe. Descubra!
A capacidade de ouvir
Líderes e proprietários(a)s de loja de varejo precisam ouvir o feedback da equipe sobre problemas na área de vendas, desde uma política que não está funcionando, até um produto que o público não curta, e –claro- membros do time que não estão fazendo seu trabalho à contento. É fundamental buscar entender o que está na cabeça de seus funcionários.
Uma boa maneira de fazer isso é sentar com os membros do time para uma café e simplesmente pedir um feedback como: Que tipo de apoio você gostaria que eu desse? O que você sente que não está conseguindo de mim? Não fique na defensiva com suas respostas, apenas agradeça e aja.
É um trabalho de formiguinha e que traz grandes resultados. Boas vendas!
Claudio Moreira é o novo colunista do Blog da Academia Brasil Postos e vai escrever sobre gestão de pessoas e liderança.
Atua há mais de 20 anos tornando os profissionais que tenham contato direto com seu cliente capazes de aumentar a possibilidade de recompra, fidelização e conquista de novos negócios.
Claudio também atua como mentor, professor, instrutor e palestrante em temas relacionados ao varejo com forte atuação no mercado de proximidade, lojas de conveniência e revenda de combustíveis. Atualmente tem participado como instrutor de vários eventos online da Academia Brasil Postos.