Ei líder de uma equipe de loja de conveniência, você se sente sobrecarregado(a) pela quantidade de decisões que precisa tomar ao longo do dia?
Você tem certeza que precisa tomar todas as decisões sozinho(a)? Você pode compartilhar algumas decisões com seu time e aliviar um pouco a carga sobre seus ombros.
Por exemplo, você precisa decidir quais produtos promocionar mês que vem. Então você senta e pensa, analisa e daqui a pouco a cabeça tá fervilhando. Que tal delegar?
-Como assim? Minha equipe vai decidir quais produtos vou por em promoção? Talvez.
Delegar não é uma dicotomia entre “eu faço” ou “você faz”. Pode ser nós fazemos. Uma boa delegação nesse caso pode ter até 4 níveis:
Nível 1: MANDAR. Você toma a decisão e informa à equipe o quê deve ser feito. Não ajuda muito, certo? Afinal você já tem essa responsabilidade;
Nível 2: VENDA. Você toma a decisão e procura convencer a equipe de que esta foi a melhor escolha. Bacana, pois engaja mais o time. Nosso cérebro funciona melhor quando entendemos os motivos pelos quais fazemos algo, por isso um bom estoque de porquês ajuda muito. Mas ainda não chegamos no ponto ideal…
Nível 3: CONSULTA. A decisão está nas suas mãos porém, antes você consulta as opiniões do seu time, podendo ou não concordar. Agindo dessa forma você engaja ainda mais o time que se sente corresponsável pelas promoções e vai se empenhar mais para fazer dar certo.
Nível 4: CONSENSO. A decisão é submetida ao grupo, que deliberará buscando o consenso.
SIM! Você reúne o time, mostra quais são as opções de produtos que você imagina promocionar mês que vem, eles discutem e chegam a um consenso.
Note que neste nível o poder de tomar a decisão não está mais centrado em você, mas sim no grupo, que deverá construir a decisão por consenso. Todos se envolveram, trabalharam com responsabilidade, estarão ainda mais envolvidos com a venda para provar que as escolhas foram as corretas. Mais vendas, mais motivação, menos pressão sobre você! E de quebra você identifica quem tem perfil para mais tarde ser um(a) auxiliar ou ser promovido(a).
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Sucesso pra ti líder!
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Claudio Moreira é o novo colunista do Blog da Academia Brasil Postos e vai escrever sobre gestão de pessoas e liderança.
Atua há mais de 20 anos tornando os profissionais que tenham contato direto com seu cliente capazes de aumentar a possibilidade de recompra, fidelização e conquista de novos negócios.
Claudio também atua como mentor, professor, instrutor e palestrante em temas relacionados ao varejo com forte atuação no mercado de proximidade, lojas de conveniência e revenda de combustíveis. Atualmente tem participado como instrutor de vários eventos online da Academia Brasil Postos.