MONTE UM EQUIPE MOTIVADA!!
“MOTIVAR É INVESTIR NAS PESSOAS. OS DESAFIOS NÃO ESTÃO NO TRABALHO EM SI, MAS EM VOCÊ, QUE É O RESPONSÁVEL POR CRIAR E MANTER O AMBIENTE DE TRABALHO.”
Quem gostaria de ser influenciado e inspirado por você? Está é uma pergunta fundamental e se você não souber ou puder respondê-la, infelizmente não é da sua natureza gerenciar pessoas. Tenho feito essa pergunta em diversos treinamentos repetidamente para líderes e ou gestores de diversos seguimentos inclusive para postos e lojas de conveniência. Você ficaria surpreso de saber como ela é difícil de ser respondida.
A questão é essencial porque revela a importância e o impacto que os gerentes e supervisores exercem na equipe no que se refere a um bom desempenho no trabalho. Eles estão sempre procurando maneiras de estimular os colaboradores e, assim, aumentar seu entusiasmo e comprometimento com a empresa e seus objetivos.
É fácil essa missão de exercer um cargo onde você sempre terá que está entusiasmado e tendo que motivar os colaboradores também?
A realidade é um pouco mais dura, afinal algumas das pessoas só ficam motivadas a fazer algo do seu interesse, e o seu objetivo enquanto gerente é fazer com que encontrem pontos de identificação entre o seu próprio bem-estar e o da organização. Quando isso acontece, os colaboradores demonstram um entusiasmo natural para trabalhar com mais afinco porque isso representa a realização de alguma meta ou desejo pessoal. Essa é apenas uma maneira mais clara de dizer que motivação vem de dentro de cada um, e é ela que nos impulsiona a buscar o que desejamos.
O QUE EU GANHO COM ISSO? Se você quiser realmente influenciar e entusiasmar as pessoas, precisa descobrir por que elas fazem as coisas e quais são seus motivos e intenções. “ O que eu ganho com isso?” Essa é uma pergunta muito comum existente entre os colaboradores, que não estão num nível de comprometimento junto a empresa e maturidade emocional. Nesse momento o trabalho do líder é fundamental adequando a motivação de todos às atividades e aos objetivos da empresa. Isso pode levar algum tempo, mas se você persistir, com certeza terá resultados positivos.
Muitos gerentes tentam aumentar a motivação dos profissionais usando tanto as abordagens positivas quanto negativas. O importante é entender claramente algumas técnicas usadas para influenciar positivamente o estado de espírito das pessoas nos dias atuais e, com isso, avaliar suas vantagens e desvantagens.
COMO INFLUENCIAR POSITIVAMENTE OS COLABORADORES?
Medo e manipulação não apresentam bons resultados: Quando você utiliza o medo e a manipulação, os colaboradores não se mostram tão interessados em conseguir o que desejam porque estão apenas lutando para não perderem os seus empregos, e isso os deixam ressentidos com a chefia, além de prejudicar a comunicação e a cooperação.
Ainda, usar o medo para conseguir melhorar o desempenho no trabalho, isso não dá bons resultados, primeiro porque dura pouco e, segundo o efeito acaba se voltando contra vocês gerentes e a própria organização.
A técnica da “ motivação por incentivo “ as vezes não funciona: Muito cuidado com a motivação por incentivo, sugiro que utilize sempre o estilo da meritocracia, afinal quando não utilizamos esse estilo, corremos o risco de premiar alguém que não tenha o merecimento para receber, e isso deixa quem se esforçou mais do que os outros, com um certo desanimo para a próxima meta. Ressalte a relação entre motivação e desempenho. A boa empresa é aquela em que esforço, dedicação e bons resultados são recompensados de maneira proporcional aos méritos de cada um. Ser bom é fácil o difícil é ser justo!
Desenvolva uma abordagem que promova o propósito e o crescimento pessoal: Nesse momento o que você precisa fazer é ajudar os colaboradores a entenderem a importância de sua contribuição para a organização. Quando você enfatiza o crescimento e o desempenho pessoal como forma de motivação, não está apenas ajudando sua equipe a maximizar sua contribuição, mas também aumentando a produtividade da empresa. Isso se torna uma vitória para todos.
“ DIGA COMO VAI ME MEDIR, QUE LHE DIREI COMO VOU ME COMPORTAR”.
( Jach Welch)
SABE O QUE IMPULSIONA AS PESSOAS? Para que as pessoas atinjam um alto nível de desempenho, é necessário coloca-las em cargos que satisfação no mínimo suas necessidades pessoais, sem jamais esquecer o que é importante para a empresa. Transformar o local de trabalho em um ambiente agradável e confortável promove uma sensação de bem-estar que contagia a todos.
Descubra o que estimula e impulsiona os colaboradores a atingirem seus objetivos, e também o que desestimula. É claro que você não conseguirá satisfazer todos, por mais gratificante que seja, é difícil imaginar que o trabalho preencha todas as expectativas de uma pessoa. Aqui estão três maneiras de fazer isso de uma forma efetiva:
APRECIE O QUE CADA PESSOA TEM DE ESPECIAL: Ao reconhecer a importância da individualidade, você demonstra que aprecia a diversidade de talentos. Quem sabe você não descobre um diamante bruto nesse processo e consegue lapidá-lo?
PEÇA OPINIÕES PARA AUMENTAR A SATISFAÇÃO: O brainstorm eficiente, que conta com a contribuição espontânea de todos, funciona muito bem, principalmente se tiver um intuito de motivar ou resolver algum problema. É a melhor forma de conhecer as expectativas e reclamações das equipes.
AS PESSOAS VALORIZAM OBJETIVOS CHEIO DE SIGNIFICADO: Não esqueça que assuntos como desenvolvimento pessoal, reconhecimento e criatividade são tão importantes para os colaboradores como para você. Peça para seus colaboradores escreverem, como seria o trabalho ideal e use para tornar o dia a dia da empresa mais prazeroso. Faça com eles se sintam parceiros.
Desenvolver uma equipe de alta performance em sua organização requer um forte sistema de gestão de pessoas: uma liderança preparada para inspirar as pessoas a realizarem objetivos e metas, mas, ao mesmo tempo, dar oportunidade aos sonhos delas!
“ SE QUER UMA BOA COLHEITA, FAÇA UM BOM PREPARO DA TERRA E ESCOLHA UMA BOA SEMENTE”.
O LÍDER tem que ter acima de tudo: o autoconhecimento, o conhecimento do seu negócio e o conhecimento sobre as pessoas e seus perfis.
Diante de tudo que foi colocado lembro que a informação é o meio, mas o fim está nas pessoas. Procurem incessantemente o que deve ter de mais valioso em uma empresa:
GENTE QUE FAZ A DIFERENÇA!!
A Consultora Cristina Lima é a mais nova colunista do Portal Brasil Postos e escreverá temas como a gestão de pessoas, comportamento, treinamentos de equipes, gestão do posto e da loja de conveniência.
Atua no mercado de combustíveis desde 2001, com treinamentos ministrados para a Petrobras em 82% dos estados da federação, como também para o DF, aliada à sua formação acadêmica na área educacional como Pedagoga, com especialização em Gestão escolar. A Especialização no formato MBA em Gestão de Pessoas, veio solidificar seus conhecimentos que a qualificam para conduzir sua equipe de consultores de treinamentos e construção de projetos de Gestão de Pessoas.
HISTÓRICO PROFISSIONAL – – Atribuições destinadas à PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A (até o início de 2018). Elaboração e realização de treinamento e palestras: motivacionais, atendimento a clientes, vendas, SMS com foco na Sustentabilidade, Segurança Alimentar, Responsável Técnico, Combustíveis Petrobras, Lubrificantes, Gerenciamento de Postos de Combustíveis, aprendendo sobre lubrificação, Como Atuar nas lojas BR MANIA (Petrobras), apresentação do PIM (plano integrado de marketing) em diversas praças como: Fortaleza, Belém, Minas Gerais, Brasília, Goiânia. Apresentação também do DESAFIO PETROBRAS em diversas regiões do país. (Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul.)
Atualmente atua como consultora na área dos postos e Lojas de conveniência para Raízen / Shell em todo o Brasil. Alguns treinamentos realizados:
• Venda mais Loja Shell Select;
• Liderança Ativa para Lojas de Conveniência;
• Experiência Shell V Power;
• Venda mais lubrificantes;
• Técnicas de mershandising para lojas de conveniência;
• Exposição e organização de produtos nas lojas de conveniência;
• Treinamento de abertura de lojas (arrumação de gondolas, prateleiras e geladeiras);
+++ Líderes de resultados – Novo Normal em Postos e Conveniência
+++ O Mundo V U C A – Aplicado ao Momento da Revenda de Combustíveis e Lojas de Conveniências
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