Recentemente a Empresa de Pesquisa Energética apresentou uma pesquisa para  identificar as variáveis e os fatores que determinam o processo de escolha do consumidor quanto ao combustível a ser utilizado nos veículos flex fuel .

Aqui é Renato da Silveira, trazendo uma análise detalhada sobre um tema que afeta diretamente nosso dia a dia: a escolha de combustíveis para veículos flex.

Os resultados são bastante reveladores e espero que ajudem a todos nós a compreender melhor esse processo.

Objetivos da Pesquisa

O objetivo foi identificar as variáveis e os fatores que determinam a escolha do combustível em veículos flex fuel (gasolina C e/ou etanol hidratado). Além disso, buscou-se entender como os consumidores percebem a demanda de combustíveis, considerando aspectos ambientais e econômicos. Também quisemos apresentar os fatores que influenciam o abastecimento em diferentes cenários regionais e nacionais, e avaliar possíveis mudanças de comportamento devido ao teletrabalho e à teleeducação.

Metodologia Utilizada – A pesquisa foi dividida em duas etapas:

1️⃣ Etapa Qualitativa: Realizada com grupos de discussão em várias cidades e microrregiões do Brasil. Foram 45 grupos ao todo, cada um com 8 participantes. Essas sessões, realizadas por videochamada, ajudaram a coletar informações valiosas para a elaboração do questionário quantitativo.

2️⃣ Etapa Quantitativa: Cerca de 200 entrevistas por cidade, totalizando 3.012 entrevistas em todo o país. Os entrevistados foram abordaod logo após o abastecimento dos seus veículos, para entender a escolha do combustível naquele momento.Principais Descobertas

Percepção Ambiental : Descobriu-se que a maioria dos consumidores ainda não considera o impacto ambiental ao escolher o combustível. No entanto, o etanol e o GNV foram citados como os combustíveis percebidos como menos prejudiciais ao meio ambiente. Apenas 26% dos entrevistados levam em consideração o impacto ambiental na hora de abastecer. Entre os usuários de etanol, esse número é 5% maior do que entre os usuários de gasolina.

Preferência por Combustível : Quase 60% dos usuários de veículos flex fuel acreditam que o etanol é o combustível que menos impacta o meio ambiente. Entre os que abastecem com gasolina, 54,2% compartilham dessa opinião, enquanto entre os que abastecem com etanol, esse número sobe para 70,4%.

Economia vence sustentabilidade na eletrificação

Dentre os 82,9% de entrevistados que afirmaram já terem ouvido falar de veículos elétricos, 60,6% gostariam de comprar um veículo deste tipo, mas o fator economia com combustível é mais relevante na escolha do que redução de emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com as respostas, 31,3% comprariam um veículo elétrico por conta da economia, contra 13,3% motivados pela sustentabilidade ambiental.

Por outro lado, 31,4% dos entrevistados resistem à compra dos eletrificados por conta de seu alto custo de aquisição.

Conclusão

Apesar do aumento da conscientização ambiental, ainda há um longo caminho a percorrer para que esse fator seja uma prioridade na escolha de combustíveis. O etanol é amplamente visto como uma opção mais ecológica, mas sua adoção ainda é limitada.

Além disso, o interesse por veículos elétricos está crescendo, mas precisamos superar barreiras financeiras e de informação para que essa transição ocorra de forma mais fluida.

Espero que esses insights sejam úteis para todos nós, tanto consumidores quanto profissionais do setor. Continuemos atentos às tendências e prontos para adaptar nossas práticas às necessidades do mercado e do meio ambiente.

👀 Fiquem de olho no blog e nas redes sociais para mais novidades e informações importantes sobre o setor de combustíveis!

👉 Leia a pesquisa na íntegra: https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-822/CA-EPE-DPG-SDB-2024-01_Prefer%C3%AAncia%20do%20consumidor%20do%20ve%C3%ADculo%20flex_Fator%20Ambiental%20e%20Outros.pdf

 

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Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

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