Postos de Combustíveis Têm Vida Longa no Brasil
Em um cenário onde a adoção de veículos elétricos cresce em várias partes do mundo, uma pesquisa recente da J.D. Power mostra que nos Estados Unidos a satisfação dos novos proprietários de carros elétricos (BEVs) caiu significativamente em 2023, com 39% dos motoristas cogitando a troca por veículos híbridos ou a combustão, o panorama brasileiro sugere ainda um certo ceticismo a mudança radical para os veículos elétricos.
A pesquisa da J.D. Power destaca que muitos consumidores norte-americanos estão
insatisfeitos com a infraestrutura de recarga, tempo de carregamento e a autonomia limitada dos veículos elétricos. Esses desafios são ainda mais pronunciados no Brasil, onde a infraestrutura para veículos elétricos é menos desenvolvida. Ver reportagem completa em
inglês https://static.poder360.com.br/2024/03/pesquisa-carros-eletricos-jd-power.pdf.
A adoção de veículos elétricos no Brasil enfrenta barreiras significativas. A infraestrutura de
recarga é escassa e está concentrada em grandes centros urbanos, deixando vastas regiões do país sem suporte adequado. Esses fatores, aliados à longa tradição do Brasil em utilizar veículos a combustão e biocombustíveis, como o etanol, sugerem que os postos de
combustíveis continuarão desempenhando um papel crucial na matriz de transporte
nacional. A capacidade de adaptação dos postos para fornecer combustíveis tradicionais e
renováveis, como o etanol, fortalece sua posição no mercado.
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Conforme Fenabrave em 2023 havia em circulação no Brasil 47.121.602 veículos leves e
pesados, além de 13.261.784 motocicletas, totalizando 60.383.386 de unidades, fonte
Fenabrave publicado em: https://autoesporte.globo.com/mercado/noticia/2024/01/venda-de- carros-novos-cresce-113percent-no-brasil-em-2023.ghtml
Por outro lado, foram emplacados 2.179.363 veículos novos no Brasil no ano de 2023.
Assim, teríamos aproximadamente 30 anos para trocar toda a frota de veículos no Brasil, se o país emplacasse somente veículos elétricos nestes 30 anos, o que é impossível.
Ademais, os postos de combustíveis no Brasil não são apenas pontos de abastecimento;
eles são centros de conveniência que oferecem uma gama de serviços, desde lojas de
conveniência até serviços automotivos e áreas de descanso para motoristas. Essa
multifuncionalidade reforça sua importância, especialmente em um país com extensas
rodovias e dependência de transporte rodoviário.
Enquanto a mobilidade elétrica representa uma importante evolução para o futuro, a
transição no Brasil provavelmente será mais gradual. A infraestrutura robusta de postos de
combustíveis existentes oferece uma rede confiável para abastecimento e suporte aos
motoristas.
Com a continuação do desenvolvimento de biocombustíveis e melhorias na
eficiência dos motores a combustão, os postos de combustíveis estão bem posicionados
para permanecer relevantes no futuro próximo, assim, os postos de combustíveis continuam sendo um componente vital da matriz de transporte do país, garantindo sua relevância e longevidade no cenário atual e futuro.
ANTONIO FIDELIS-OAB-PR19759
AUTOR
Advogado atuante em todo o território brasileiro e sócio-proprietário no escritório Fidelis & Faustino Advogados Associados. Especializado em Direito Empresarial, notadamente nas áreas de estruturação de holdings, falências e recuperação judicial e contratos; Direito Bancário; Direito Administrativo (CADE – ANP – PROCON – IBAMA); Direito Civil, especialmente nas áreas de contratos, revisionais e renovatórias. Especializado em postos revendedores de combustíveis. É colunista do Blog do Portal e Academia Brasil Postos.
Foi Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil e Professor. Trabalhou por 15 anos no setor de distribuição de combustíveis, atendendo postos revendedores e grandes indústrias. Desde o ano 2000 presta serviços advocatícios para os postos revendedores filiados ao Sindicato dos Postos Revendedores do Paraná (Paranapetro).