A harmonia e a cooperação entre os membros de uma equipe podem levá-la a patamares altos de desempenho.
Lembro que treinei a equipe de uma Loja de Conveniência no RJ e fiquei muito
impressionado com o nível de energia, brilho nos olhos e harmonia entre elas.
O segredo do sucesso estava na gerente da loja, que soube balancear bem o time entre
várias características e motivações intrínsecas. -“Eu gosto muito de avaliações de perfil, leio bastante e acredito na ferramenta”, ela disse.
De acordo com um estudo com mais de 5.000 participantes realizado pela equipe da
psicóloga Tasha Eurich, a maioria das pessoas pensa que tem consciência de si
mesma, mas apenas 10% a 15% realmente têm.
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Conheça os pontos fortes de sua equipe
Compreender objetivamente os pontos fortes de sua equipe é a chave para facilitar um ambiente de trabalho ideal.
Felizmente, existem várias avaliações aprofundadas (MTBI, DISC, Eneagrama, etc…) que podem ajudá-lo a entender os diferenciais exclusivos de sua equipe.
Algumas tarefas podem entrar em conflito direto com uma fraqueza de um membro da
equipe. Por exemplo, se este membro da equipe tende a ser desorganizado e gosta de
ser criativo e espontâneo, não importa o quão inteligente ele seja, as tarefas de controle
(estoque, contabilidade ou compras) não se alinharão com esses pontos fortes e
exacerbarão suas fraquezas. No entanto, saber que esta pessoa se desenvolve criativamente ajuda você a delegar tarefas ligadas a vendas, por exemplo e alinhar essa
força com responsabilidades profissionais mais adequadas.
É importante lembrar que, sem uma autoconsciência profunda, você não pode ajudar os outros a crescer e desenvolver seus talentos.
Ter clareza sobre seu próprio potencial permitirá que você veja o mesmo nos outros. Essa líder de equipe já tinha feito sua autoavaliação, investia tempo em se conhecer e entender como lidar com diferentes perfis e isso refletiu positivamente ao montar o time da loja.
Ela se perguntava o que tornava suas colaboradoras felizes, energizadas, realizadas e entusiasmadas.
Ao descobrir e criar condições, colheu os resultados em forma de ticket médio alto, metas de vendas batidas, lucratividade, cliente fidelizado e um ambiente de paz para trabalhar.
Esteja atento(a) aos requisitos de competência das tarefas de trabalho e seja
estratégico(a) ao decidir a quem cada tarefa será atribuída.
Invista tempo em conhecer cada pessoa do seu time e harmonizar seus perfis. Os
resultados são compensadores!
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Claudio Moreira é o novo colunista do Blog da Academia Brasil Postos e vai escrever sobre gestão de pessoas e liderança.
Atua há mais de 20 anos tornando os profissionais que tenham contato direto com seu cliente capazes de aumentar a possibilidade de recompra, fidelização e conquista de novos negócios.
Claudio também atua como mentor, professor, instrutor e palestrante em temas relacionados ao varejo com forte atuação no mercado de proximidade, lojas de conveniência e revenda de combustíveis. Atualmente tem participado como instrutor de vários eventos online da Academia Brasil Postos.