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Será que os proprietários de postos de combustíveis não investem na qualificação dos seus gerentes, pois tem medo que eles fiquem mais inteligentes do que o dono do negócio?

Recentemente a empresa da qual faço parte lançou uma série de Cursos Gerenciais para Postos de Combustíveis na modalidade de Ensino a Distância (EAD) voltados para os gerentes e proprietários de postos de combustíveis. São 4 cursos de nível gerencial que apresentam conceitos e estratégias inovadoras de gestão, provocando uma reflexão sobre a rotina de trabalho com o objetivo de maximizar o potencial do gestor e rentabilizar os resultados no Posto de Combustíveis. Fizemos o lançamento recentemente e tem sido um sucesso, mas ainda não atingi minha meta: 41.689 cursos vendidos.

Por que ainda não fizemos 41.689 matrículas?

De acordo com os dados da ANP temos 41.689 postos revendedores em todo o país e logo declarei que venderíamos 41.689 cursos para 41.689 gestores de postos. Achou minha meta ousada demais?  Eu não acho, pois todos sabem que quanto maior a qualificação dos gestores melhores são os resultados das empresas. Porém, como estamos um pouco longe deste número (pouco, kkkkk) comecei a me questionar: por qual razão os proprietários dos postos não estão “exigindo” que seus gerentes invistam em qualificação? Afinal de contas os cursos foram desenvolvidos para melhorar a capacitação nas áreas estratégicas da gestão de um posto como vendas, marketing, fluxo de caixa, compra de combustíveis, negociação com as distribuidoras, qualidade e análise de combustíveis, fidelização de clientes, gestão de loja de conveniência, etc.

Não tenho Tempo

A primeira alternativa que levei em consideração para entender porque ainda não vendemos os 41.689 cursos é a falta de tempo, pois esta é a maior desculpa das pessoas que não buscam qualificação. Não tenho tempo para nada, minha vida é uma correria é um mantra diário recitado em quase todos os postos do país. Porém, como nossos cursos são na modalidade de ensino a distância EAD (atualmente 40% dos cursos superiores no país já são nesta modalidade) e podem ser realizados a qualquer hora e pelo computador, tablet ou smartphone a falta de tempo não é desculpa. Hum, o que será então? Já sei, é dinheiro, os custos devem ser muito caros e não estamos no momento de gastar. Certo? Errado, na verdade, erradíssimo!

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A venda do posto está baixa e não temos recurso para investir

A falta de dinheiro foi à segunda justificativa que encontrei. Esta desculpa é a mais dura de engolir uma vez que os valores dos cursos gerenciais custam em torno de 60 litros de combustível. Se realmente este for o seu caso e você não dispõem deste valor para investir em qualificação esta é mais uma razão que comprova que você necessita desesperadamente melhorar sua gestão! Vamos lá levanta a cabeça, afinal que enfia a cabeça no buraco é avestruz, respira fundo e bola pra frente. Tenho certeza que se fizer uma forcinha vai arranjar o recurso necessário para este investimento que pode ajuda-lo a repensar seu negócio.

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Vamos falar de vendas?

Venda é sempre o problema, ou será a solução? No Curso Gerencial de Marketing e Vendas são 7 módulos que apresentam conceitos, exercícios e melhores práticas para estimular que o gerente “coloque a mão na massa” e inicie o planejamento de ações de marketing , vendas , fidelização e promoções. Chega de ouvir o seu gerente reclamar do preço dos concorrentes, do governo, dos funcionários e até do Papa. Compre este treinamento e cobre novas ações de vendas! Será uma boa técnica para aplicar a teoria TBC (tira o bumbum da cadeira) e ver se ele realmente tem o perfil gerencial desejado para este negócio. Fique tranquilo, saiba que o conteúdo do curso foi preparado por gente que entende de marketing e vendas e que seu gerentão vai ter que suar a camiseta para vencer todos os módulos. A saiba que é necessário tirar nota 8,0 para ter aprovação no curso. Tá pensando que é fácil ser gerente de posto?

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E que tal discutir a relação?

Outro ponto que destaco é o relacionamento com fornecedores, clientes, bancos e distribuidoras. No Curso de Gestão Financeira o gestor aprende como analisar o fluxo de caixa e melhorar o fôlego financeiro da operação. Todos sabem que a gestão de estoque, o cálculo da margem e do preço de vendas e as necessidades de capital de giro são fundamentais a sobrevivência da empresa. Que tal exigir que seu gerente faça este curso, conheça todos os conceitos e aprenda a fazer a análise financeira da maneira adequada. Lembre-se que ele precisa de 80% de rendimento para obter aprovação. Tenho certeza que você vai dormir mais tranquilo sabendo que alguém qualificado está ajudando a zelar pelo seu patrimônio.

Cortar custos é como fazer a barba, não é porque você fez um serviço bem feito hoje que você não tem que fazer amanhã novamente!

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No curso gerencial de Rotinas Operacionais em Postos de Combustíveis o gestor revê os 5 principais processos operacionais de um posto, revisa os conceitos e aprende como melhorar o desempenho da sua equipe. Parece simples, não é? E é mesmo. Este treinamento apresenta as melhores práticas das rotinas operacionais de um posto de combustível. É uma excelente alternativa para os gestores que estão chegando agora e aqueles que precisam rever alguns conceitos. Tudo muda, até Plutão deixou de ser planeta (virou planeta anão, pode?) será que o que o seu gerente que aprendeu tudo que sabe há muito tempo também não precisa de uma reciclagem?  Deixe que ele faça o curso e comprove.

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Foi bom para mim. É conveniente para você?

Agora que a operação do posto está bem encaminhada com uma equipe gerencial recebendo treinamento e capacitação que tal olhar diferente para sua Loja de Conveniência? Saiba que as margens de contribuição desta operação são bem mais atrativas do que a venda de combustíveis. No Curso de Gestão de Loja de Conveniência trazemos os principais conceitos do varejo de alimentos e de mercearia para ajudar seu gestor em todos os processos que envolvem este negócio, desde a exposição de produtos, caixa, manipulação de alimentos, recebimentos de mercadoria e atendimento aos clientes. Com certeza é um investimento que se paga várias vezes.

Bom, acho que já atingi meu objetivo é de estimular você a investir na sua equipe agigantando o conhecimento dos seus gerentes para melhor a operação do posto e, se você acreditar no que escrevi e decidir comprar alguns dos nossos cursos gerenciais estarão mais perto da minha meta de fazer 41.689 matrículas. Conto com você.

Para conhecer todos os Cursos de Gestão para Postos de Combustíveis, clique aqui. Sucesso sempre!

Renato da Silveira – É fundador e Editor do Portal Brasil Postos. © Reprodução Autorizada. Este texto foi criado e publicado no site portal-brasilpostos-custom.dev.yogh.com.br. A reprodução do mesmo está autorizada contanto que seja citada a autoria e mantido o texto na íntegra. Para ler outros artigos escrito por Renato da Silveira, clique aqui.

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Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia pessoal, tudo bem?
    O curso já está disponível?
    Pode só aderir via revendedor ou será aberto para quem quer fazer, independente da adesão do posto.

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