Conforme a sociedade e os hábitos mudam, a tecnologia vai avançando para deixar as relações de consumo mais práticas e confortáveis.
As novas tendências já estão com força total em supermercados, cinemas e até nos transportes. Por isso, os postos de combustíveis não podem ficar para trás.
Com tanta concorrência, é preciso ficar de olho no futuro e estar pronto para se adaptar às novas tecnologias. Isso porque elas podem otimizar o trabalho dos frentistas, da loja de conveniência e a gestão do negócio como um todo. Se o seu posto de combustíveis ainda não se adaptou às novas tecnologias, a hora é agora.
Quando usados desde o departamento de compras até tesouraria, os softwares de gestão em postos de gasolina e nas lojas para atendimento fiscal garantem grande riqueza de dados financeiros e gerenciais.
Com essas informações, se torna possível melhor controle do negócio e ação focada em processos de consultoria e gestão contábil.
Conectividade – Com a tecnologia e a internet, é possível levar o estabelecimento para dentro dos smartphones dos consumidores. Alguns carros, por exemplo, já têm sistemas que informam ao motorista quando o nível do combustível está baixo. A partir daí, basta o motorista pesquisar por “posto de gasolina mais próximo da minha localização”.
Com essa dinâmica, é importante garantir que o seu esteja na lista de sugestões de postos de combustíveis. Para isso, ele deve estar conectado e cadastrado nos aplicativos de GPS mais populares, como Waze e Google Maps.
Self-checkouts – Outra tecnologia facilitadora para os clientes são os self-checkouts. Eles são estações de autoatendimento para fazer pagamentos eletrônicos. Com as cabines automatizadas, os postos de combustíveis podem ter uma série de vantagens. Entre elas, a redução das filas, do tempo que os clientes permanecem no local e, por consequência, a otimização da segurança – principalmente para o posto de gasolina aberto 24 horas – e do trabalho dos frentistas.
Carros elétricos – Outra grande tendência para os próximos anos é a popularização dos carros elétricos. É importante ter em mente que eles ao substituirão com rapidez os veículos movimentados com combustíveis fósseis. Por isso, os postos precisam estar preparados para atender também as necessidades desses automóveis modernos.
No mundo, já existe uma série das chamadas estações de recarga – e no Brasil o processo de implementação desses locais já começou. Por isso, é importante olhar a popularização dos carros elétricos como uma verdadeira oportunidade de negócios e sair na frente da concorrência.
Startups – O posto ainda tem como aliados o trabalho das startups. No Brasil, já há uma série de empresas dedicadas a otimizar a gestão de postos de combustíveis nos mais variados sentidos.
A ClubPetro, por exemplo, é um software que reúne estratégias voltadas para finanças, marketing e vendas para postos de combustíveis.
Já a Pronto Combustíveis é um aplicativo que permite fazer cotação de gasolina comum, gasolina aditivada, etanol e diesel das distribuidoras, concluir pedidos, acompanhar a entrega, entre outras funcionalidades para os donos de postos.
Escrito por : Mara Lucia Santos Costa – Sócia Proprietária da Revenda Contábil – Empresa especializada em contabilidade de postos de gasolina
+++ Rede de Postos cria a aplicativo que oferece pagar combustível sem sair do carro