O negócio de posto de combustíveis está ficando cada vez mais complexo, basta comparar com dez anos atrás a quantidade de oferta de produtos, serviços e meios de pagamento que o posto tinha comparado com o que ele tem hoje.
E como todo o mercado competitivo de negócios naturalmente haverão inovações que estão sendo trazidas por todos os agentes dessa cadeia e é na digitalização e na transformação digital que deve estar o foco do revendedor.
O mercado está cada vez mais competitivo e o consumidor está cada vez mais exigente e quem não se adequar a essa mudança vai ficar para trás.
Do meu ponto de vistas as principais estratégias digitais para 2023 são:
1️⃣ Precificação Dinâmica: A precificação dinâmica é uma ferramenta tecnológica que usa dados para otimizar a precificação dos produtos a partir de análises de mercado.Um dos principais resultados da ferramenta é o aumento da competitividade e com isso a redução do custo para o cliente final. Com a precificação dinâmica, o posto consegue investir no treinamento da equipe, melhorar a qualidade do atendimento e oferecer conveniência para o consumidor. Além de aumentar o faturamento do negócio, a precificação dinâmica permite o uso de dados para a tomada de decisão, o que é fundamental para o crescimento do negócio.
2️⃣ Utilização de Inteligência Artificial para a tomada de decisão: A inteligência artificial está cada vez mais presente na revenda de combustíveis e está mudando a forma como os gestores tomam decisões. A inteligência artificial pode analisar as tendências de venda e dizer ao vendedor qual é o melhor momento para fazer um pedido de combustível fazendo uma análise de cenários sobre quais os impactos vão ser gerados em função daquela decisão.
3️⃣ Simplificação da Compra de Combustíveis: Descomplicando o processo de compra de combustíveis, o dono do posto pode usar a ferramenta de cotação para comprar o produto sem precisar gastar tempo com o processo. Além disso, a ferramenta de cotação também oferece a liberação de crédito pré-aprovado com antecipação de recebíveis e permite ao revendedor acompanhar a entrega do combustível em tempo real com o recurso de geolocalização, o que torna o processo mais eficiente.
4. Segurança nas transações financeiras: Também é super importante pensar na segurança financeira e ter certeza de que, de fato, você receberá esse recurso. Se você tem uma máquina de venda automática que aceita PIX, você espera que o comprovante saia na hora. Da mesma forma que se o cliente pagar por um QR Code estático em seu PDV integrado à automação de sua bomba ou integrado ao seu ponto de venda, você espera ter uma resposta.
Espero ter ajudado os revendedores a compreenderem um pouco mais sobre os desafios que estão sendo impostos pelas novas tecnologias e pela mudança dos hábitos dos consumidores. Estude, pesquise e busque parceiros tecnológicos que estejam alinhados com a sua estratégia e planejamento. O importante é ter consciência da necessidade em trazer mais tecnologia para seus negócios pois do contrário correm o risco de ficar fora do radar dos consumidores.
Renato da Silveira Fundador e CEO da Brasil Postos
Fundou em 2009 o Portal e Academia Brasil Postos que é voltado para o ecossistema de postos de combustíveis e lojas de conveniência, apoiando revendedores através da primeira academia de ensino aberta Brasil e E-commerce do segmento.
Portal de notícias que possui cerca de 100.000 acessos por mês tornando-se referência para o mercado de combustíveis e loja de conveniência no país.
Graduações & Certificações
- Mestre Administração de Empresas e atua como profissional de marketing desde 1997
- MBA em Administração Estratégica – Universidade de Lisboa
- Especialização em Publicidade na ESPM
- Pós Graduação em Marketing na PUC Campinas
Foi o primeiro a criar o conceito de treinamentos e formações operacionais, gerenciais e estratégias On Line para o Segmento.
Inovando mais uma vez no ano de 2020 criou os primeiros programas de mentoria para o Segmento, destacando-se com o Visão 360° com foco na sustentação e crescimento da revenda e Mudança em Ação voltado para loja de conveniência.
Dedica seu tempo em desenvolver ferramentas que melhorem a capacitação de todos os processos de capacitação e gestão de postos e lojas de conveniência. Com mais de 30.000 horas de prática e conhecimento, dedicando os últimos 15 anos para democratizar a informação e conhecimento, com a missão de transformar a realidade de revendedores e colaboradores.
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