Caros leitores com o fim do inverno, a chegada da primavera e muitos dias de calor excessivo podemos ter uma ideia do quão quente será o verão. Vale lembrar que este último trimestre é o mais importante para o nosso mercado de conveniência. Portanto, esta é a hora de fazer a manutenção preventiva para que tudo esteja ok daqui para frente. Tendo em vista que a maior parte da venda é de bebidas, devemos nos preparar para o período de melhor faturamento do ano. Você não quer deixar seu cliente na mão na época que faz um Sol para cada um!
Em matérias anteriores falamos sobre a importância de se criar uma atmosfera de ambiente. Comecemos pelo ar-condicionado fazendo a revisão do equipamento por completo, desde filtros até uma boa carga de gás para que a temperatura seja agradável e garanta que o chocolate da bomboniere não derreta. Todo chocólatra aprecia chocolate, que esteja em sua real consistência, nem mole, nem duro. Fora o fato da perda no fim do mês e do prejuízo quando um cliente abre o chocolate e vê que está avariado e o devolve para o caixa pedindo ressarcimento.
A sensação de entrar em uma loja refrigerada em uma parada, para se refrescar, lanchar etc. É fundamental! Até mesmo para o nosso atendente de caixa e auxiliares poderem trabalhar confortavelmente e se dedicarem 100% ao cliente e à venda.
Infelizmente, já presenciei em muitas lojas o quão insuportável é ficar dentro de um ambiente, em um dia quente, com o ar-condicionado quebrado, ou até mesmo sem. Procure um bom profissional para manutenção, ou instalação. É essencial fazer a conta correta do metro quadrado em relação ao número de equipamentos, que gerarão a troca de caloria, para se ter o interior da loja refrigerado e confortável.
O ar-condicionado é tão importante, pois ele prolonga a vida útil dos equipamentos da loja de conveniência. Não deixe para fazer a manutenção na hora que quebrar. Não tenha dúvidas, o seu técnico estará abarrotado de serviço.
Segundo passo é conferir se todos os equipamentos refrigerados e congelados estão funcionando adequadamente e quando foi a última manutenção. Não queremos que aquele galpão, ou empresa próxima do posto resolva fazer um happy hour no fim do dia e encontre bebidas quentes.
No caso de postos em bairros residenciais a orientação é a mesma: mantenha bebidas geladas, principalmente, cerveja que deve estar estupendamente gelada!!
Mantenha fardos sob refrigeração. Organize seu estoque sempre utilizando o método peps. O primeiro que entra é o primeiro que sai.
Vale à pena lembrar que com o aumento das vendas, devido ao calor excessivo, muitas indústrias falham na entrega. Caso você tenha uma folga no seu capital, ou encontrou seu ponto de equilíbrio, tenha um estoque suficiente para atender a demanda de vendas.
Não tenha dúvidas que as grandes indústrias sempre darão prioridade aos atacados e supermercados, todos querem aproveitar a onda do calor.
Vale muito à pena criar promoções, ofertas de bebidas e produtos food.
Certifique-se que o seu fornecedor de gelo e carvão não te deixarão na mão daqui até o fim do ano.
Fique atento para não frustrar o cliente que busca a comodidade de ser atendido rapidamente em uma conveniência e que não quer adentrar em um hipermercado.
Dica valiosa: sempre tenha pelo menos dois fornecedores de cada produto, pois quem tem um, não tem nenhum, quando um falhar!
Se a sua idéia e de reformar o banheiro da loja, ou do posto, é este o momento. Com certeza algo que não entendo é como os postos de gasolina conseguiram ganhar a fama do pior banheiro do mundo. Um bom banheiro significa aumento de vendas. É garantir a venda da necessidade fisiológica. Aceite que esse custo faz parte das despesas e o coloque nas despesas do Biz, dilua nos produtos.
Consegue imaginar um banheiro no interior da loja sem ar condicionado? Caindo aos pedaços? Mau cheiro? Portanto, é obrigatório que dentro, ou fora da loja, que esse ambiente possua a excelência de limpeza e conservação.
Caso você seja dono da conveniência e o posto tenha outro dono rachem as despesas, todos se beneficiarão. Limpo, cheiroso e em bom estado assim que deve ser.
Lembre se daquela frase: quer ver se o restaurante é bom? Conheça o banheiro.
Nos dias de hoje, a loja de conveniência cada vez mais se torna um ponto de alimentação. Portanto, devemos vê-la com a perspectiva de um restaurante.
Procure fornecedores de alimento light e leve. Lembre-se muitos querem estar com corpo e saúde em dia para a chegada da época mais quente do ano. O mercado de fast-food fresh está em alta. Comida fresca, bebidas sem conservantes e naturais são uma ótima pedida. Saladas de frutas, lanche natural etc também.
E é nessa época do ano que se começa a aquecer a venda de um produto básico dentro da loja de conveniência: o sorvete
Um dos relatos mais antigos sobre esse alimento é que o imperador romano Nero teria
mandado trazer neve e gelo da montanha e misturá-los com frutas. Mas o mérito da criação desta delícia é dos Persas. No Brasil, há quem diga que foi criado em Minas gerais e outros no Rio de Janeiro.
No Brasil, em 2002, a ABIS instituiu o “Dia Nacional do Sorvete”. A data é comemorada todo dia 23 de setembro e foi criada com o objetivo de celebrar o início das temperaturas mais altas do ano, já que é nesta época que o consumo no país aumenta.
E é nesse papo deliciosamente congelante que vou dar boas dicas para aumentar o ticket médio da venda dessa belezinha.
Qual a melhor escolha de sorvetes?
Na minha percepção devemos ter o sorvete de combate, aqueles que encontramos em todas as esquinas e também ter uma marca Premium para obter margens mais atrativas. Outra boa pedida é o açaí, que vem tendo o consumo aumentado consideravelmente no país.
Criar um cardápio de sobremesas rápidas à base dessas delíc ias é cultivar o hábito de sempre trazer pares, ou grupos de pessoas para loja, tendo em vista que o nosso mercado é single, ou seja, o cliente único.
Gosto de insistir nessa tecla, pois vejo uma mudança de hábito e comportamento em minhas lojas quando aperfeiçoamos o food.
Uma boa pedida e tentar fechar algum acordo comercial com a marca x,y ou z para ajudar com a conta do décimo terceiro que está por vir.
A loja tem vocação para ser uma boa gelateria, ou uma boa parte dela. Há margem em lojas especializadas em sorvetes principalmente os Premium.
- Sugestão de Cardápio Sobremesa
Flocos em Havanna
Pegue uma taça bem vistosa. ¨Suje¨ o interior com duas boas colheradas de dulce de leche Havanna, ou de sua preferência.
Acrescente três generosas bolas de sorvete de flocos , dois tubos de waffles recheados, ou até mesmo duas bolachas de waffle, que estão para vencer na gôndola, salpique castanhas de caju moídas.
Sirva em seguida.
Açaí na Tigela
Escolha uma bela tigela. Disponha três bolas de açaí.
Dê a sugestão de ¨aditivar¨ a tigela: leite em pó, leite condensado, frutas picadas (morango, banana ou manga). Granulado colorido, mel e granola.
Banana Split
Disponha em um prato três bolas de sorvetes na seguinte seqüência: morango, creme e chocolate. Corte uma banana de ponta a ponta, divida em dois. Acrescente chantilly e uma cereja em calda na ponta. Polvilhe com castanha de caju.
Tente deixar o sorvete próximo ao check-out para realizar aquela venda por impulso, ou até mesmo o beijo gelado de tchau ao cliente.
Um abraço do Chef Borba
Se você se interessa por informações do segmento de loja de conveniência acesse a Categoria Loja de Conveniência do Blog Brasil Postos.
+++ O posicionamento da Cerveja Premium no Mercado de Lojas de Conveniências
+++ Pão de Queijo – O Símbolo Nacional das Lojas de Conveniência no Brasil
+++ Serviços para Lojas de Conveniência – Como adaptar a sua loja e trazer mais clientes
+++ Lojas Americanas e BR Mania juntas !