“Olá, aqui é o Renato da Silveira da Brasil Postos. Após conversar com diversos revendedores, percebi que muitos têm dúvidas sobre o futuro de seus negócios.
Então, decidi compartilhar algumas reflexões sobre o futuro dos postos de combustíveis.
Assista ao vídeo
🤔 Os principais questionamentos dos revendedores são os seguintes: Os postos de combustíveis continuarão existindo? Se sim, no que eles se transformarão?
🚘 E para continuar existindo qual a direção que os revendedores devem seguir?
🔌E finalmente: será que meu posto vai se tornar apenas um postos de eletricidade?
Agora vamos às respostas das perguntas
Sim, os postos de combustíveis continuarão existindo. No entanto, à medida que a revolução dos transportes avança, os revendedores terão que investir em infraestrutura e novas tecnologias antes de colher os frutos.
Os postos de combustíveis em todo o mundo estão se transformarão em hubs de abastecimento oferecendo uma variedade de energias como gasolina, diesel, etanol, energia elétrica, hidrogenio, gnv, gnc novas fontes ainda nem foram inventadas.
Portanto, para continuar existindo os revendedores devem seguir a mesma direção que sempre seguiram: adaptar-se para sobreviver.
As mudanças podem parecer assustadoras e impactantes, mas os donos de postos de gasolina sempre se adaptaram às tendências da época.
Inúmeros exemplos ilustram a capacidade do revendedor em ser adaptar aos desafios que se impõem, quer ver só: no começo da existência deste negócios os preços dos combustíveis eram tabelados depois foram liberados, até o ano passado seguiam a paridade da importação, agora o reajuste é deliberado pela petrobras – se isso não é capacidade de adaptação nao sei o que é.
+++ Assista também: VIDEO: Visita a loja da Rede Graal
Outro exemplo é o autosserviço que já foi proibido, liberado, depois proibido, liberado novamente e agora está proibido. Ainda tem mais, veja o exemplo da liberação do formato de posto bandeira branca que já foi proibida e depois liberada em menos de 20 anos já representa quase 50% dos postos do pais.
A loja de conveniência é outro grande exemplo: a partir do final da década de 80 0s revendedores também foram forçados a incorporar novas fontes de receita como a venda de alimentos nas lojas de conveniência sob o risco de perder a competitividade só que esta mudança é a grande responsável pelas maiores margens da operação.
Com relação a matriz energética que é o tema deste vídeo a revenda já incorporou o etanol, o gnv, o biodiesel e agora a energia elétrica.
Esses exemplos comprovam como os empresários deste setor são resilientes e conseguem sobreviver às constantes mudanças.
A direção que deve ser seguida é o entendimentos que revendedores de combustíveis estão no centro desta transição, e isto traz grandes oportunidades, mas eles terão que adaptar seus postos para oferecer um mix de energia para atender às demandas dos diferentes tipos de veículos, capitalizar seu patrimônio e focar em práticas sustentáveis e desbloquear o potencial de uma ampla gama de novos negócios que estão surgindo.
Espero que essas reflexões ajudem a esclarecer algumas dúvidas sobre o futuro dos postos de combustíveis. Vamos juntos nessa jornada de transformação! 🚀
Se você gostou deste conteúdo assista o vídeo e conheça nosso Curso de Gestão e Liderança de Postos de Combustíveis.
Renato da Silveira Fundador e CEO da Brasil Postos
Fundou em 2009 o Portal e Academia Brasil Postos que é voltado para o ecossistema de postos de combustíveis e lojas de conveniência, apoiando revendedores através da primeira academia de ensino aberta Brasil e E-commerce do segmento.
Portal de notícias que possui cerca de 100.000 acessos por mês tornando-se referência para o mercado de combustíveis e loja de conveniência no país.
Graduações & Certificações
- Mestre Administração de Empresas e atua como profissional de marketing desde 1997
- MBA em Administração Estratégica – Universidade de Lisboa
- Especialização em Publicidade na ESPM
- Pós Graduação em Marketing na PUC Campinas
Foi o primeiro a criar o conceito de treinamentos e formações operacionais, gerenciais e estratégias On Line para o Segmento.
Inovando mais uma vez no ano de 2020 criou os primeiros programas de mentoria para o Segmento, destacando-se com o Visão 360° com foco na sustentação e crescimento da revenda e Mudança em Ação voltado para loja de conveniência.
Dedica seu tempo em desenvolver ferramentas que melhorem a capacitação de todos os processos de capacitação e gestão de postos e lojas de conveniência. Com mais de 30.000 horas de prática e conhecimento, dedicando os últimos 15 anos para democratizar a informação e conhecimento, com a missão de transformar a realidade de revendedores e colaboradores.