A comercialização do diesel S-10 (10 ppm = partícula por milhão de enxofre) é obrigatória desde 1° de janeiro deste ano, substituindo o S-50.

A comercialização do diesel S-10 (10 ppm = partícula por milhão de enxofre) é obrigatória desde 1° de janeiro deste ano, substituindo o S-50. Com a aproximação do inverno e as consequentes mudanças climáticas, o revendedor precisa redobrar cuidados com o manuseio do combustível. O enxofre, que está presente em quantidade reduzida no diesel S-10, tem propriedade bactericida, portanto, o novo combustível ficou mais sensível a micro-organismos, o que é agravado pelo acréscimo de Biocombustível (B-5).

Os postos precisam de adaptação para receber o novo diesel?

O S-10 precisa de uma armazenagem em tanque exclusivo com bomba e filtro segregados. Os postos que já vendem diesel S-50 e fizeram suas adaptações podem substituir o combustível, mas depois de uma limpeza cuidadosa dos equipamentos e, principalmente, da troca dos meios filtrantes (elementos/papelão). Lembrando que nas novas adequações o ideal é utilizar tanques bi ou tricompartimentados para atender a vários combustíveis. Também recomendamos que o revendedor instale nos respiros dos tanques de diesel aquelas válvulas de pressão e vácuo e mantenha a linha fechada, abrindo só no momento do descarregamento e abastecimento.

Por quanto tempo o S-10 pode ficar armazenado?

Como ele é mais sensível que o seu antecessor S-50, pois já no trajeto ele tem suas características alteradas, o recomendado é apenas 10 dias, sendo necessário movimentar/recircular o produto, pois a regra é clara: parou – contaminou. A movimentação aumenta o prazo de estocagem. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) não indica mais que 30 dias de armazenamento.

A amostra-testemunha se tornou obrigatória?

Para o diesel, sim. A amostra-testemunha é a segurança do revendedor e quando colocada no frasco, enchê-lo totalmente até derramar, para que não fique nenhum espaço ocupado por ar.

Como realizar o descarregamento seguro?

É necessário descarregar primeiro o diesel de baixo teor de enxofre para evitar que uma contaminação do mangote seja transferida para o tanque.

 

Fonte: Revista Posto Avançado 271

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