Em breve os carros populares podem ter acesso a um novo tipo de combustível que não requer o uso de Petróleo. Veja!
Para a surpresa de muitos, já existe a Gasolina sem petróleo. Por sua vez, ela pode trazer diversos benefícios ao meio ambiente. Isso, de fato, irá revolucionar o funcionamento da indústria atual.
PARA APROFUNDAR: Diesel verde – ANP aprova especificações do novo biocombustível
Antes de mais nada, é preciso destacar que a nova Gasolina é originária do sul do Chile. Graças as condições climáticas da região, sua produção não requer o uso de petróleo. Quer saber mais detalhes sobre essa novidade?
Como é feita a Gasolina sem petróleo?
Em síntese, a produção do combustível limpo é feita por meio da separação da água em oxigênio e hidrogênio, a chamada eletrólise. Nesse sentido, as condições climáticas da região possibilitam a produção do combustível, que necessita do vento em uma região que tenha ventos fortes na maior parte do ano.
A etapa seguinte do processo é a transformação dos componentes em dióxido de carbono e, logo após, consiste em gerar o metanol sintético.
O produto já foi testado e felizmente o resultado foi positivo. Aliás, um modelo do veículo Porsche Mobil 1 Supercup, abastecido com a gasolina sem petróleo, percorreu uma certa distância sem maiores problemas, como se estivesse utilizando a gasolina comum.
+++ ISSO TAMBÉM PODE LHE INTERESSAR – Posto Mime Araquari Sul é o primeiro de SC com sistema GNV de alta vazão para caminhões
Quais são as vantagens do novo combustível?
O novo combustível já é considerado por muitos o mais limpo do mundo. E, assim como mencionamos, promete trazer diversos benefícios ao meio ambiente, já que deve diminuir as emissões de carbono na atmosfera.
Um outro aspecto interessante sobre o combustível, é que, além de servir para o abastecimento de carros, também poderá abastecer navios e aviões. Dessa forma, irá contribuir grandemente para a diminuição da poluição do ar.
A princípio, o projeto vem da união de diversas empresas, como a startup chilena Highly Innovative Fuels (HIF) e a Siemens Energy. O combustível, por sua vez, recebeu o nome de “Haru Oni”, que traduzido significa “ventos fortes”, e vem da linguagem dos indígenas da região em que o produto é produzido.
LEIA TAMBÉM: Rota Rio-SP passa a contar com posto GNV para caminhões com alta vazão
Quando irá começar a produção?
Devido ao sucesso dos testes que já foram feitos, o Chile deve começar a produzir o combustível em larga escala em breve. Já para 2023, a estimativa da produção do combustível sintético é de pouco mais de 130 mil litros, com intenção de crescimento nesse número. Em 2025, por exemplo, espera-se que a produção do produto esteja em 55 milhões de litros por ano, com exportação para todo o mundo.
Os fabricantes ressaltam tamanha importância de um combustível sustentável para o mundo todo. E, dentro de alguns anos, será evidente o impacto positivo da novidade no meio ambiente. Isso porque, usando hidrogênio verde como insumo, esse novo tipo de combustível desponta como a solução de descarbonização para setores que são difíceis ou impossíveis de eletrificar. É o caso, por exemplo, do transporte marítimo e da aviação, ou até mesmo dos carros a combustão interna ainda em uso.
PRECISA DE AJUDA PARA TREINAR SUA EQUIPE?
A ACADEMIA DE ENSINO BRASIL POSTOS é especializada em treinamentos nas 3 modalidades: a distância (EAD), presencial e semi presencial para redes de postos e lojas de conveniência.
Entre em contato para uma conversa sobre suas ideias e necessidades ou acesse nosso site e conheça de perto nossas Soluções!
Conheça os cursos para a capacitação completa de sua equipe.
+++ Curso Online – Potencializando Líderes de Pista e Encarregados
+++ Curso Online de Exposição ao Benzeno
+++ Curso Online – Aprenda a fazer a análise de combustíveis
+++ Curso Online de NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis
+++ Curso de Formação Gerencial
+++ Curso Gestão de Compras e Promoções para Loja de Conveniência