O modelo vai transportar colaboradores da usina de aços especiais da Gerdau, localizada em Charqueadas (RS), ainda neste primeiro quadrimestre.
A operação de fretamento contínuo, sob responsabilidade da Turis Silva Transportes, será em contrato de demonstração em uma rota de Porto Alegre-Charqueadas-São Jerônimo.
O modelo deverá rodar 190 km por dia. O início do trabalho do primeiro ônibus rodoviário movido a gás para o fretamento do Brasil está nos últimos detalhes do processo de certificação e homologação para receber a autorização de rodagem.
“É um momento singular para Scania, Gerdau, Turis Silva e Marcopolo. Todas entram para a história com a apresentação desta solução mais sustentável. O planeta e a sociedade estão clamando por alternativas ao diesel e esta tecnologia é a ideal para a realidade do mercado brasileiro. Temos certeza absoluta que é o primeiro de muitos”, salienta o gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania no Brasil, Fábio D´Angelo.
“Queremos construir, em parceria com nossa cadeia de fornecimento, um futuro mais sustentável, e contribuir com o desenvolvimento da mobilidade urbana a partir da adoção de produtos e soluções inovadoras. Nesses 120 anos de história da Gerdau, sempre consideramos a sustentabilidade um dos eixos centrais do nosso modelo de negócios”, afirma o gerente geral de suprimentos da Gerdau, Vinicius Moura.
“A Gerdau nos procurou há dois anos para colocar na frota alternativas sustentáveis. Este momento, enfim, chegou. Estamos muito animados e emocionados para esta pioneira operação. Não dará mais para continuar tendo o diesel como matriz única. Cresce a cada dia os pedidos de contratantes para termos produtos mais verdes, e a sustentabilidade é um caminho sem volta. Tenho convicção que será o primeiro de muitos ônibus a gás para o fretamento”, diz o fundador e proprietário da Turis Silva Transportes , Jaime Silva.
O empresário também é o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (Anttur). A empresa tem 31 anos de mercado, sede em Porto Alegre, presta serviços de fretamento contínuo e eventual, perfila 54 ônibus Scania e vem aumentando a participação da marca a cada ano em sua frota. Em 2020, adquiriu sete chassis da fabricante, além do modelo a gás.
“Com sistema de áudio e vídeo, o modelo se destaca pelo elevado padrão de conforto, comodidade e segurança que oferece para os usuários, além de menores custos operacionais e de manutenção para o cliente”, conta Leandro Sodré, gerente nacional de Vendas Marcopolo.
Cilindros de GNV foram instalados em compartimentos entre os eixos do ônibus Scania
O modelo K 320 4×2 tem propulsor traseiro Euro 6 (o Brasil está na lei de emissões Euro 5) de 320 cavalos de potência.
Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso.
Neste momento, é o ideal para o ‘Aqui e Agora’, pois se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental. Foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km. Caso um cliente deseje autonomia maior, é possível avaliar a colocação de mais cilindros. Não são necessárias alterações significativas nos projetos das carrocerias.
A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou pode se espalhar ao longo da carroceria.
A Marcopolo escolheu a carroceria Paradiso New G7 1050 para equipar o ônibus histórico. Ele conta com equipamentos e acessórios para garantir o máximo conforto, comodidade e segurança aos clientes, como acesso à internet, TV digital a bordo, poltronas semileito, sistema de monitoramento por câmeras, tomadas USB individuais, sistema de ar-condicionado e monitores no salão de passageiros.
O modelo ainda conta com diferentes soluções da plataforma Marcopolo BioSafe, como sanitário e sistema de ar-condicionado com lâmpadas UV-C para desinfecção dos ambientes; cortinas com material antimicrobianas, e dispenser de álcool em gel na entrada da escada de acesso. A capacidade é para transportar 44 passageiros.
Se você possui um Posto de Combustíveis e deseja conhecer mais sobre a possibilidade de passar a vender GNV no seu posto entre em contato conosco que podemos ajudá-lo, pois você será direcionado para a equipe de técnicos e consultores da ASPRO.
Em uma parceria com o Portal Brasil Postos você pode realizar a cotação de Equipamentos, Peças e Serviços diretamente com a equipe de técnicos especializados da ASPRO.
Aspro Serviços é líder no segmento de instalação e assistência técnica em sistemas de compressão de gás natural, com mais de 15 anos de experiência em sistemas de compressão de gás natural e biogás.
Conheça mais sobre nossa linha de Compressores
Compressor LF 50 – A
A nova linha de compressores de GNV ASPRO LF50 atende às necessidades de operação com faixa de fluxo baixo. Seu design compacto, de pequenas dimensões, permite transporte, manuseio, instalação e manutenção fáceis e econômicos. O equipamento LF-50 é a solução ideal para ideal para industrias no abastecimento de frotas de empilhadeiras.
Clique aqui e conheça mais sobre equipamento ou solicite uma cotação.
Compressor IODM 70
Os compressores Aspro IODM 70, com o seu desenho compacto e dimensões reduzidas, facilitam a sua instalação, garantindo excelente desempenho e um processo de abastecimento de GNV rápido, eficiente e seguro. Clique aqui e conheça mais sobre equipamento ou solicite uma cotação.
Compressor IODM 115
Os compressores Aspro IODM 115, por sua operação simples e de alto desempenho, é a solução ideal para postos de abastecimento com alta demanda, garantindo um abastecimento de GNV em forma rápida, eficiente e segura. Clique aqui e conheça mais sobre equipamento ou solicite uma cotação.
Aspro Serviços em GNV LTDA.
Rua Conde de Agrolongo, 343 – Penha | CEP: 21020-190 – Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Visite o site : www.aspro.com.br
Central de Atendimento 24 horas – 7 dias de semana – 4003 3767
Atendimento Comercial
21 99952-7112 – Janaina – atende São Paulo e Região Centro Oeste
21 98123-1739 – Vanessa – Região Nordeste e Sul
21 99703-0273 – Ludmilla – Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo e MS.
+++ Conheça a ASPRO – Serviços em Gás Natural Veicular e Gás Natural Comprimido