Descarregamento combustível no posto de gasolina.
Analisar o combustível antes do descarregamento é a melhor forma de assegurar a qualidade do produto comercializado em seu posto. Essa atitude pode evitar problemas com seu posto em uma eventual fiscalização pela ANP ou Secretaria da Fazenda.
Periodicamente a ANP publica os relatórios de qualidade dos combustíveis que são comercializados no Brasil.Entre as principais não conformidades encontradas na gasolina, aproximadamente 23,4% são devido ao teor de etanol na mistura. Para as demais não conformidades, a caracterização do combustível só é possível através da utilização de equipamentos de custo elevado e com mão de obra especializada.
No caso do etanol combustível, 77,9 % das não conformidades estão relacionados ao teor alcoólico/massa específica, a medida de pH e a condutividade elétrica.
Para todas essas não conformidades, o proprietário do posto de combustível responde legalmente e muitas vezes são necessários meses para provar que o combustível chegou da distribuidora fora da especificação outras vezes a defesa não é aceita por falta de uma amostra testemunha.
Muitos desses problemas seriam facilmente solucionados caso o proprietário da revenda conferisse esses parâmetros de qualidade do combustível no momento do recebimento, como sugere a cartilha do revendedor de combustível. A análise preliminar do combustível permite identificar problemas antes da descarga, fornecendo uma segurança adicional para o proprietário do posto revendedor e também para o consumidor.
Fonte: Equipe Xerloq
boa noite pretendo de receber artigo relacionados com análises de combustíveis no meu e-mail