Gasolina premium, etanol aditivado e outros termos. Agora você vai conhecer as diferenças de cada combustíveis.
Continue a leitura que você aprenderá a escolher o melhor combustível para o veículo e orientar os clientes no posto de combustível.
Gasolina comum
Esse o combustível mais comum (sem trocadilhos) nos postos do País. Chamada de “tipo C” pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).
Além do derivado de petróleo, há uma porcentagem de etanol anidro, além de enxofre.
LEIA TAMBÉM: Etanol Anidro ou Hidratado, você sabe qual a diferença ?
Semelhante à gasolina tipo C, a aditivada possui uma carga maior de agentes detergentes, e isso impede ao acúmulo de detritos dentro do bloco, além de limpar o material que já está depositado no local. Apesar disso, não há ganho de desempenho no carro.
LEIA TAMBÉM: Comum ou aditivada? Tire suas dúvidas sobre gasolina
Gasolina premium
Em relação à gasolina comum, a Premium possui maior octanagem e uma queima mais eficiente, que permite uma vida útil mais longa aos componentes do carro. Isso não representa que o carro vá ter ganho de desempenho e, além disso, esta gasolina é a mais cara entre todas.
Etanol comum
Derivado da fermentação da cana-de-açúcar, o etanol que é visto nos postos de combustível em todo o Brasil e do tipo hidratado. Em forma pura, o etanol não é capaz de fazer uma lubrificação satisfatória dos componentes do motor, como ocorre com a gasolina, por exemplo.
Etanol aditivado
Como ocorre na gasolina aditivada, o etanol também pode receber agentes para a atuação na limpeza dos componentes internos do motor. Também é válido para dar atenção ao uso de combustível vegetal com aditivos de limpeza.
LEIA TAMBÉM: Conheça os Tipos de etanol combustível
PRECISA DE AJUDA PARA TREINAR OS COLABORADORES DA SUA EQUIPE? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO.
Diesel S-10
Derivado do petróleo tanto quanto a gasolina, o diesel leva a sigla “S-10” em seu nome por conta da quantidade de enxofre, 10 ppm. Menos poluente, o Diesel S-10 é encontrado em postos da região metropolitana, e é de uso obrigatório para ônibus de linhas municipais e intermunicipais. Ainda há a adição de 5% de biodiesel.
Diesel aditivado
Este produto recebe os mais diversos nomes no mercado, e atua de maneiras diferentes: com agentes de limpeza, desaguantes (que tem o objetivo de retirar a umidade), antiespumantes (para diminuir o tempo de abastecimento e aumentar o volume que entra no tanque) ou podem até aumentar o nível de cetano, o que melhora a combustão e reduz as emissões de poluentes.
LEIA TAMBÉM – Conheça os diferentes tipos e marcas de Diesel à venda no Brasil
Conheça os cursos para a capacitação completa de sua equipe.
+++ Curso Online – Potencializando Líderes de Pista e Encarregados
+++ Curso Online de Exposição ao Benzeno
+++ Curso Online – Aprenda a fazer a análise de combustíveis
GNV
O gás natural veicular não conta com aditivos ou variações, o que o torna o combustível mais puro encontrado nos postos de todo o País. Encontrado nas mesmas jazidas onde é extraído o petróleo, o GNV é encanado e distribuído para os postos, o que evita adulterações e torna o preço mais baixo em relação a gasolina e etanol.
Eletricidade
O mais barato dos “combustíveis” hoje em dia é a energia elétrica. Basta ligar o carro a uma tomada, que pode ser de recarga rápida ou uma comum de casa, para recarregar as baterias e na sequência rodar com seu carro nas ruas do País.
LEIA TAMBÉM: Carregador de Carro Elétrico: Conheça os principais modelo e como funciona.
Fonte: icarros