Empresa é a primeira do mercado a poder fabricar e vender bombas dentro do novo RTM
A Wayne Fueling Systems é a primeira empresa do mercado nacional a receber a Certificação do Inmetro para fabricantes de bombas de combustíveis pelo novo Regulamento Técnico Metrológico (RTM) – Portaria Inmetro 227 de 2022- , que passa a vigorar a partir de 16 de março de 2023.
Na prática isso significa que a Wayne está habilitada a fabricar bombas de combustíveis com a mais moderna tecnologia antifraude.
Ou seja, os equipamentos passam a contar com uma tecnologia que impede a manipulação de dados entre o medidor e o visor. “Na nova bomba o transdutor do medidor (pulser) é totalmente selado e os dados transmitidos de forma criptografada. Dessa forma, ninguém consegue alterar os dados que, além disso, saem da bomba com uma assinatura digital”, explica o General Manager (GM) da empresa, Stelmo Carneiro.
Ele lembra que a conhecida “bomba baixa” que é quando o operador faz a calibração do equipamento fora das especificações, não era o principal problema enfrentado pelos consumidores, e sim a fraude eletrônica que incorre na manipulação dos dados entre o medidor e o visor da bomba.
“Hoje podemos garantir que o valor da venda corresponde ao medidor utilizado no abastecimento ou seja, os dados exibidos sãop íntegros e gerados por um dispositivo (medidor) confiável.”
LEIA TAMBÉM: FAÇA COTAÇÃO DE TANQUES ECOBRASIL NA LOJA VIRTUAL BRASIL POSTOS
Quando o fiscal do Ipem chegar ao estabelecimento ele poderá verificar se o software que está no pulser é o que foi aprovado, se ele tem um certificado digital válido e gerado por uma entidade acreditada, se ele é realmente da Wayne e se os dados que estão sendo transitados e vistos no display, são autênticos.
Vale ressaltar que toda a leitura feita pelos fiscais acontece após o abastecimento, com a bomba parada. “Ao final do abastecimento os dados são criptografados e o fiscal consegue ver se aquela venda que está no visor é uma venda autêntica e se toda a eletrônica que está na bomba é aprovada pelo Inmetro.”
Pioneira no segmento de fabricação de bombas, a Wayne saiu na frente ao desenvolver o novo modelo. “Há mais de 10 anos preparamos nossos produtos com tecnologia antifraude, isso nos ajudou a entender e adequar nossas bombas mais rapidamente. A distância tecnológica entre o produto anterior e o modelo atual acabou sendo nossa aliada”, ressalta Carneiro.
O processo de Certificação foi dividido em duas etapas. Na primeira o Inmetro Certificou o medidor e o computador, e depois as bombas como um todo. Além dos aspectos eletrônicos, a Portaria também aumentou a proteção mecânica das bombas. “É importante deixar claro que toda a família de bombas Wayne –3G (Global Century e Globar Vista) e a Linha Hélix – recebeu a Certificação pela Portaria Inmetro nº 227 de 2022”, esclarece.
Dentre os benefícios das novas bombas, destaque para:
- mais recursos de fiscalização através de dispositivo Bluetooth;
- maior facilidade de verificação de integridade de hardware e software;
- possibilidade de análise de logs de eventos, de alterações de parâmetros e de erros; fiscalização mais assertiva;
- redução do tempo de fiscalização dentre outros.
Sobre a Dover
A Dover é uma multinacional americana responsável pelo fornecimento de equipamentos e componentes inovadores, sistemas especializados, suprimentos, soluções de software e digitais, além de serviços de suporte mediante cinco segmentos operacionais: produtos planejados; soluções de abastecimento; geração de imagens e identificação; bombas e soluções de processos; e refrigeração e equipamentos alimentares.
Presente no mercado há mais de 60 anos, a empresa conta com aproximadamente 24 mil funcionários em todo o mundo é uma receita anual superior a US$ 7 bilhões.
Informações à imprensa – AZM Comunicações e Eventos
Já conhece o marketplace Brasil Postos? Ainda não? Então assista ao vídeo abaixo