Os japoneses são caracterizados por sua capacidade de economizar espaço e alguns postos de gasolina oferecem um sistema de reabastecimento revolucionário.
Em meio ao frequente problema de motoristas com dificuldade de abastecer corretamente nos Postos de Serviço, o Japão implementou um sistema inovador para facilitar o processo de abastecimento de combustível.
São mangueiras suspensas, um sistema peculiar que ganhou popularidade naquele país e se destaca pela praticidade e economia de espaço.
Nas redes sociais, vários vídeos se tornaram virais mostrando motoristas enfrentando dificuldades ao tentar conectar a mangueira de combustível em seus veículos. Seja porque você não sabe onde inserir o bico ou porque o bico está do lado errado, essa circunstância pode ser um desafio frustrante para muitos.
Para evitar essas situações constrangedoras e otimizar o espaço, o Japão implementou mangueiras suspensas, uma ideia original que tem se mostrado uma solução eficaz, já que a maioria possui esses dispositivos.
+++ Leia também: http://✋ ATENÇÃO: Sistema de Medição Eletrônica começara a ser exigido em setembro nos postos do país
A operação é simples e eficiente. Eles vêm do telhado da estação e descem automaticamente com o apertar de um botão. O veículo pode ser posicionado embaixo, o que elimina a necessidade de alinhar precisamente o carro com o dispensador, simplificando assim o processo de dispensação.
Embora o sistema tenha sido bem recebido pela comunidade automotiva no Japão, alguns questionam sua segurança, especialmente em um país propenso a terremotos. Porém – como em todo o mundo – o tanque de combustível é subterrâneo, e o produto é bombeado do chão até o telhado.
Além da praticidade, esse sistema revolucionário também permite um uso mais inteligente do espaço nos Postos de Serviço, o que é especialmente vantajoso em áreas urbanas densamente povoadas e com espaço limitado.
Embora ainda existam algumas dúvidas sobre a segurança e a viabilidade a longo prazo das mangueiras suspensas, até agora elas provaram ser uma solução prática e bem-sucedida para facilitar o reabastecimento no Japão. Sua implantação pode, inclusive, inspirar outros países a adotarem tecnologias inovadoras que melhorem a experiência dos motoristas nos Postos e otimizem o espaço disponível.
Mangueiras penduradas
As mangueiras saem do próprio teto do posto de gasolina e descem com o apertar de um botão. Claro que surgem várias dúvidas, também pensando que é um país altamente sísmico. Por exemplo, as gotas de combustível cairão?
Ou onde estará o tanque de combustível? O tanque é subterrâneo e que a gasolina é bombeada através de um sistema do subsolo até o teto e depois reabastecida diretamente no tanque do carro.
O Japão, que tem 125,7 milhões de habitantes (segundo dados de 2021) e é um país conhecido por suas ideias práticas para economizar espaço. Dessa necessidade surgem os conhecidos cemitérios verticais ou microapartamentos, chamados de lápis por sua altura e espessura.
E, na mesma linha, as mangueiras penduradas dos postos de gasolina. Permitem um reabastecimento mais rápido, confortável e eficiente, além de economizar espaço nos postos de abastecimento.
Esse tema lhe interessa? Então assista ao vídeo:
Fonte: Elmotor
isso não é novidade, tinhamos um sistema desses aqui em São Paulo nos anos 80
Não contaram pros japoneses que em 1977/1978, o Posto Apollo em em Uberaba-MG, usava bombas suspensas. Naquela época sim, foi revolucionário.
Em 1978 eu já dava manutenção em bombas suspensas em São Paulo