Com um bom medidor de combustível os postos e outros estabelecimentos que lidam com esse tipo de recurso podem se beneficiar de ter mais controle, economia, segurança e precisão para a sua gestão.

Agora, para fortalecer a sua atuação mercadológica, uma nova medida tem se mostrado relevante para os gestores — e também para o consumidor final. Trata-se do Consulta Postos ANP. Por meio dele é possível analisar em bases diárias o preço dos combustíveis nos postos.

Além disso, é importante para os gestores ficarem de olho nas práticas do mercado — especialmente em uma época na qual tem-se discutido cada vez mais a possibilidade de comercializar combustíveis diretamente entre as usinas e os postos de combustíveis.

Vamos ver, então, o quanto a consulta postos ANP pode favorecer o mercado como um todo e o que mais esse sistema da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis pode fazer pela sua empresa? Confira, aqui!

 

O que é o consulta postos ANP?

O modelo permite que o usuário acesse os dados cadastrais do sistema e avalie a situação dos revendedores varejistas de combustíveis.

Com base nisso é possível que o consumidor final tome decisões mais certeiras e também ajuda a restringir as práticas abusivas do mercado entre os próprios empreendedores.

Em um espectro mais amplo, podemos avaliar que o medidor de combustível ajuda o gestor a tomar decisões mais assertivas para o desenvolvimento do seu negócio.

Somado ao consulta postos ANP, a tecnologia contribui com mais economia (menos desperdícios e prejuízos) e total controle do melhor momento para negociar novamente com os fornecedores.

Assim, em um cenário de alta do combustível, por exemplo, você pode saber antecipadamente o melhor momento para solicitar mais ou segurar os preços praticados na bomba, enquanto a sua concorrência já oscilou os seus preços.

Para saber mais a respeito do consulta postos ANP, acesse o site aqui!

Vale destacar, também, que esse sistema é usado para outros fins. Um bom exemplo — e fundamental para abrir um novo posto de combustível, é a emissão do Certificado de Posto Revendedor, bem como a verificação de autenticidade dos mesmos.

O que é o certificado de Posto Revendedor da ANP?

Todo tipo de empreendimento no Brasil responde a uma série de exigências fiscais e legislações que garantem conformidade aos processos e serviços oferecidos, bem como segurança aos envolvidos.

No caso dos postos de combustíveis, por exemplo, existe ainda a necessidade de buscar meios legais de preservação do meio ambiente e também dos colaboradores. É aí que uma boa medida de combustível permite que o processo seja monitorado à distância, em tempo real e com precisão por meio da tecnologia.

Só que, complementarmente, exige-se dos empreendedores o Certificado de Posto Revendedor da ANP, um dos mais importantes documentos para a abertura e regularização do estabelecimento comercial.

Ou seja: é um instrumento obrigatório para o empreendedor e que pode acarretar em pesadas multas se o mesmo não estiver em dia com essa documentação. Por outro lado, quando o Certificado de Posto Revendedor da ANP for emitido, o empreendimento pode realizar as suas atividades legalmente de revenda de combustíveis.

Como tirar o Certificado da ANP?

Se destacamos a importância do certificado e também o impacto do consulta postos ANP nesse processo, é importante saber o caminho para tirá-lo ou, ainda, checar se o seu estabelecimento está em dia com as suas obrigações legais.

Nesse ponto, vale a pena entender tudo a respeito da certificação e como você e o empreendedor de primeira viagem podem aprender sobre o seu funcionamento!

Cadastre-se

No link para o site da ANP, que disponibilizamos anteriormente, você pode acessá-lo e iniciar o seu cadastro. Para isso, basta clicar em “Cadastrar Novo Usuário”. Para isso, tenha em mente a necessidade de um e-mail válido e procure autenticar o seu acesso com um certificado digital.

Solicite autorização

Após acessado o sistema, você deve escolher pela opção que melhor atenda às suas necessidades, entre:

  • atualização cadastral;
  • nova autorização.

Para quem já tem o certificado — e, talvez, identificou a necessidade de atualizá-lo por meio do consulta postos ANP —, a primeira opção se faz mais importante. Para quem teve o seu certificado revogado, por algum motivo, ou está em processo de abertura de empresa, uma nova autorização deve ser solicitada.

Documentação

Além do preenchimento de uma ficha, o site onde você usa o consulta postos ANP também solicita alguns documentos, como:

  • CNPJ e a Inscrição estadual;
  • alvará de funcionamento da prefeitura (ou uma permissão que comprove sua regularidade);
  • licença de operação ou similar;
  • certificado de funcionamento (aquele emitido pelo Corpo de Bombeiros).

Com passar do tempo, outros documentos podem ser solicitados, como a ausência de débitos no CADIN. Vale ter em mente isso para evitar qualquer delonga no processo de emissão do certificado.

Como manter-se em dia com as regulamentações?

Além de um olhar mais atento ao consulta postos ANP, você pode manter-se em dia com as regulamentações do setor por meio de algumas práticas importantes no dia a dia. A seguir, destacamos as principais:

  • emitir todas as notas fiscais relativas aos serviços prestados;
  • os preços devem estar sempre dispostos em uma área de fácil visualização ou acesso do consumidor — e com nada que obstrua a visão ou iluda o cliente;
  • a origem dos produtos deve estar bem indicada, bem como as informações comerciais da sua distribuidora;
  • a identificação de qualquer aditivo aplicado aos produtos;
  • a atualização periódica dos certificados, bem como as aferições realizadas pelo medidor de combustível.

Nesse último ponto, vale lembrar a segurança, precisão e agilidade promovidos pelo medidor de combustível automático. Uma solução digital que ajuda a manter o seu negócio em dia e em conformidade com as exigências legais, além de agregar uma série de benefícios para o seu estabelecimento comercial.

Tudo isso com soluções personalizadas, que se adaptam facilmente às suas necessidades e objetivos.

Funcionalidades do Sistema ELS

EXCELbr - sistema de medição de tanque

Temos também alguns recursos, elementos e configurações que tornam o sistema de medição de tanque da EXCELbr muito mais convidativo para a qualificação da sua gestão. Alguns exemplos:

O equipamento se conecta com até 12 sondas e 16 sensores de vazamento;

  • Informações e dados de fácil acesso;
  • conectividade em tempo real;
  • compatibilidade com o concentrador de bombas;
  • notificações e alarmes para baixos níveis de estoque, entregas e vazamentos;
  • relatórios diversos;
  • medição de combustível automaticamente;
  • sonda magnetostrictiva inteligente para todos os tipos de combustível;
  • todos os dados do sistema ELS armazenados na nuvem.

Soma-se a isso as características que já fizeram da EXCELbr uma das grandes referências do seu setor de atuação. Além de quase três décadas de atuação diferenciada e destacada, tem uma filial nos Estados Unidos e possui mais de 32 distribuidores espalhados pelo mundo. A EXCELbr acumula certificados nacionais e internacionais, como o ISO 9001 e o INMETRO, entre outros — para garantir um nível de excelência constantemente maior, tanto nos seus produtos quanto nos serviços prestados com o seu consumidor.

Portanto, caso você queira entender melhor tudo o que a EXCELbr pode fazer pela sua empresa, de maneira que a sua gestão seja potencialmente maior por meio de um bom sistema de medição de tanque, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir o que podemos fazer, de maneira personalizada, para o crescimento do seu estabelecimento!

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