As atividades de postos de combustível, que envolvem armazenamento, abastecimento, coleta de óleo lubrificante usado, contenção, lavação, descarga de combustível, são consideradas potencialmente poluidoras.
Desta maneira, os impactos ambientais causados podem e devem ser controlados, até mesmo evitados, investindo em medidas de gestão ambiental, seguindo as legislações e licenças vigentes.
Essa atividade foi considerada sujeita ao licenciamento ambiental pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 237 em 1997, e mais recentemente regulamentada e padronizada pela Resolução CONAMA nº 273 de 2000.
Equipamento fundamental para a manutenção das boas práticas ambientais é a caixa separadora de água e óleo ou SAO.
O sistema foi desenvolvido para tratamento de óleos livres oriundos de derramamentos eventuais em postos de combustível, atendendo as exigências da NBR 14.605, “Posto de Serviço – Sistema de Drenagem Oleosa”.
A caixa separadora de água e óleo trabalha com o conceito de coalescência, onde as partículas menores de fluidos multifásicos tendem a se aglutinar em porções maiores e também trabalha com conceito baseada na velocidade de flutuação dos óleos. Uma caixa separadora de água e óleo é um tanque que reduz a velocidade do efluente oleoso de forma a permitir que o óleo livre se separe da água por ação da gravidade. Alguns tipos de óleos podem não ser tratados adequadamente pelo separador de água e óleo, como por exemplo os óleos emulsionados mecanicamente, óleos emulsionados quimicamente e óleos dissolvidos.
Há vários fatores que afetam a eficiência da separação, tais como o tamanho da gota de óleo, a densidade do óleo, a temperatura do ambiente, o pH do efluente, a presença de sabões ou detergentes, entre outros. Dentre estes, o que mais impacta negativamente no funcionamento do equipamento é a presença de detergentes ou sabões, portanto, a água que vai para a caixa separadora deve ser isenta destes produtos.
Zeppini Ecoflex ultrapassa marca de 20.000 Sistemas Separadores de Água e Óleo comercializados
O Sistema Separador de Água e Óleo da Zeppini Ecoflex é a solução mais eficaz do mercado para realizar o tratamento de efluentes oleosos, e continua surpreendendo e alcançando novas marcas. O equipamento se popularizou globalmente e ultrapassou no início deste ano a marca de 20 mil unidades comercializadas, atendendo a países de diversas regiões do mundo.
O sistema é composto por módulos que asseguram qualidade adequada da água previamente ao seu descarte. Além disso, o consumidor conta com benefícios como facilidade para instalação e manutenção, e maior vida útil por ser produzido com materiais plásticos A solução da Zeppini Ecoflex trata vazões inferiores a 1.000 litros até 12 mil litros por hora e atende importantes normas como NBR 14605, Conama 430, além de diversas exigências internacionais onde o sistema é comercializado.
Necessita de uma Caixa Separadora para evitar a contaminação ? Faça sua cotação online agora mesmo.Preço direto de fábrica.
Qual o tamanho recomendado para caixa separadora de água e óleo considerado para um hangar de aeronaves de 3990m²?
Bom dia. Podes nos passar seu telefone e contato de WhatsApp para que uma de nossas consultoras entre em contato?
gostaria um conjunto de separador de agua e óleo