No Brasil, é comum encontrar postos que ainda adotam a medição manual com o uso de régua para controlar o volume de combustíveis armazenados.
No entanto, esse método, além de ser impreciso, acarreta uma série de desafios, como a falta de controle financeiro devido a medições incorretas, além de representar riscos de segurança de saúde dos funcionários.
A legislação atual já estabelece a obrigatoriedade dos postos investirem em sistemas de medição automática, visando prevenir potenciais desastres ambientais e garantir a segurança dos trabalhadores.
Essa exigência reflete a necessidade de adoção de tecnologias mais avançadas e confiáveis para gerenciar o estoque de combustíveis de forma eficiente.
MEDIÇÃO MANUAL X MEDIÇÃO AUTOMÁTICA
Vamos considerar um exemplo para ilustrar a diferença entre a medição manual e a medição automática de tanques de combustível em postos de gasolina.
No método de medição manual, um funcionário utiliza uma régua para determinar o nível de combustível no tanque.
Ele precisa abrir a tampa do tanque e inserir a régua, fazendo uma leitura visual do nível de combustível. Esse processo pode ser suscetível a erros humanos, como leituras imprecisas devido à má iluminação, interpretação incorreta ou até mesmo fraudes. Além disso, o funcionário precisa registrar os dados manualmente, o que pode resultar em erros de digitação ou perda de informações.
❌ RISCOS DE CONTAMINAÇÃO DO FRENTISTA COM A MEDIÇÃO MANUAL
A medição com régua em postos de combustível apresenta diversos riscos de contaminação, especialmente no que se refere à exposição ao benzeno. O benzeno é uma substância altamente tóxica encontrada em combustíveis, como a gasolina, e é reconhecida como cancerígena para os seres humanos.
Durante o processo de medição manual com régua, é necessário abrir a tampa do tanque de combustível, o que permite a liberação de vapores contendo benzeno. Esses vapores podem ser inalados pelos trabalhadores, causando sérios danos à saúde a longo prazo. Além disso, a exposição repetida e prolongada ao benzeno também pode levar à concentração dessa substância no organismo, aumentando o risco de doenças como leucemia.
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Para prevenir tais riscos e proteger a saúde dos trabalhadores, é fundamental seguir as diretrizes da Norma Regulamentadora NR 20 do Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil. A NR 20 estabelece os requisitos mínimos de segurança e saúde ocupacional relacionados com líquidos inflamáveis e combustíveis.
De acordo com a NR 20, é obrigatório que os postos de combustível implementem medidas de prevenção para minimizar a exposição ao benzeno durante a medição dos tanques. Uma das soluções recomendadas é a adoção de sistemas de medição automática, que eliminam a necessidade de abrir a tampa do tanque e demonstrar significativamente a exposição aos vapores tóxicos.
Além disso, a NR 20 exige que os postos de combustível realizem treinamentos adequados para os funcionários, visando a conscientização sobre os riscos do benzeno e o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) recebidos para a manipulação segura de combustíveis.
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? MEDIÇÃO AUTOMÁTICA
Já no método de medição automática, um sistema eletrônico é instalado no tanque de combustível. Esse sistema utiliza sensores de nível que enviam informações precisas e em tempo real sobre o volume de combustível disponível.
Os dados são registrados automaticamente e podem ser acessados por meio de um software de gerenciamento. Esse tipo de medição é altamente preciso, eliminando erros de visão humana e fornecendo um instantâneo do estoque de combustíveis.
Aqui estão algumas das principais vantagens desse sistema:
1️⃣ Precisão: A medição eletrônica fornece uma precisão muito maior em comparação com um manual de medição. Os sensores eletrônicos são capazes de fornecer leituras precisas e consistentes do nível de combustível nos tanques, evitando erros humanos e minimizando as chances de controles incorretos.
2️⃣ Controle financeiro: Com a medição eletrônica, é possível obter dados precisos e atualizados sobre o volume de combustível armazenado nos tanques. Isso facilita o controle financeiro do posto de combustível, permitindo uma melhor gestão do estoque e evitando perdas financeiras decorrentes de controles imprecisos.
3️⃣ Tempo e eficiência: O uso de sistemas de medição eletrônica agiliza todo o processo de monitoramento do estoque de combustíveis. As leituras são feitas de forma automática e em tempo real, eliminando a necessidade de intervenção manual constante. Isso economiza tempo e recursos, permitindo que os funcionários se concentrem em outras tarefas importantes.
4️⃣ Segurança: A medição eletrônica reduz os riscos de segurança associados à medição manual. Com a evacuação da necessidade de abrir as tampas dos tanques com frequência, os perigos relacionados a vazamentos, exposição a vapores tóxicos e incêndios são significativamente reduzidos. Isso contribui para um ambiente de trabalho mais seguro para os funcionários e ajuda a prevenir acidentes e incidentes graves.
5️⃣ Conformidade regulatória: A utilização de sistemas de medição eletrônica em postos de combustíveis ajuda a garantir a conformidade com regulamentações e normas, como a NR 20 mencionada acima. Essas normas estabelecem requisitos específicos de segurança e saúde ocupacional relacionados aos combustíveis, e o uso de tecnologia avançada de medição é uma forma eficaz de cumprir essas diretrizes.
Qual a diferença da sonda eletrônica para a sonda pneumática?
A diferença entre uma sonda de medição eletrônica e uma sonda de medição pneumática para a medição de um tanque de combustível reside principalmente no método utilizado para realizar a medição.
A sonda de medição eletrônica é um dispositivo que utiliza tecnologia eletrônica para determinar o nível de combustível no tanque.
Ela é composta por sensores eletrônicos sensíveis que detectam o nível do líquido e enviam os dados para um sistema de monitoramento.
A medição é precisa e em tempo real, informações fornecidas sobre o volume de combustível no tanque.
Por outro lado, uma sonda de medição pneumática utiliza ar comprimido para medir o nível de combustível no tanque. Ela consiste em uma sonda que está inserida no tanque, conectada a um sistema de ar comprimido.
O ar é então liberado na sonda, criando uma pressão que é transmitida para o líquido no tanque. A medição é feita com base na pressão exercida pelo líquido sobre a sonda, o que indica o nível do combustível. Esse método requer uma calibração adequada e pode ser afetado por fatores como a densidade do combustível e possíveis obstruções na sonda.
Em termos de vantagens e eficiência, as sondas de medição eletrônica oferecem maior precisão e confiabilidade em comparação com as sondas de medição pneumática. A medição eletrônica fornece leituras mais precisas e em tempo real, eliminando a necessidade de calibração frequente e os erros humanos. Além disso, as sondas de medição eletrônica são menos sensíveis a obstruções e não exigem contato direto com o combustível, o que facilita a manutenção e reduz o risco de contaminação.
Por outro lado, as sondas de medição pneumática podem ser uma opção mais econômica em termos de custo inicial. No entanto, elas permaneceram um monitoramento e calibração mais rigorosos para garantir a precisão das medições.
Em resumo, as sondas de medição eletrônica oferecem maior precisão, confiabilidade e facilidade de uso em comparação com as sondas de medição pneumática. No entanto, a escolha entre esses dois métodos depende das necessidades específicas do posto de combustível, considerando fatores como orçamento, requisitos de precisão e atenção operacional.
A PARTIR DE QUANDO SERÁ OBRIGADO?
A Portaria do Ministério do Trabalho – MTP 427/2021 – que trata da obrigatoriedade da instalação do sistema de medição volumétrica nos tanques de combustíveis determina que a data de início da exigência será a partir de 21 de setembro de 2023.
Os especialistas garantem que, além de permitir um controle eficiente do estoque, a instalação de um sistema de medição eletrônica possibilita redução de perdas e controle de custos operacionais para o posto.
Destacamos alguns pontos importantes da Portaria MTP 427/2021, artigo 3º, subitem 9.2 do Anexo IV da NR20, detalhando a vigência a partir do dia 21 de setembro de 2023.
- 9.2 – Os PRC em operação e que já possuem tanques de armazenamento com viabilidade técnica para instalação de sistemas de medição eletrônica devem instalar o sistema eletrônico de medição de estoque.
- 9.2.1 – Os tanques de armazenamento com viabilidade técnica para a instalação de sistemas de medição eletrônica são aqueles que possuem boca de visita, câmara de contenção de monitoramento eletrônico e que possuem linhas de conexão já instaladas, de modo a não ter que realizar obras de infraestrutura
- 9.2.1.1 – O sensor de monitoramento eletrônico de estoque deve ser instalado apenas em tanques subterrâneos que atendam à exigência constante do subitem 9.2.1 e que possuam paredes duplas, interstício, tubo de monitoramento e caixa de passagem para monitoramento de interstício.
- 9.2.1.2 – Os PRC que necessitam de obras de infraestrutura para instalação de sistemas de medição eletrônica deverão promover a instalação destes equipamentos, quando da renovação de sua licença ambiental.
- 9.2.1.3 – A substituição dos tanques subterrâneos deverá ser precedida de licença ou autorização ambiental e realizada por profissional da engenharia e empresa devidamente acreditada pelo Inmetro.
- 9.2.1.4 – O prazo de validade dos tanques será aquele fixado pelo órgão ambiental competente, devendo ser respeitada a sua vida útil.