Enquanto prepara o detalhamento das dotações orçamentárias que serão bloqueadas para informar ao governo, a ANP prevê impactos sobre diversas atividades da agência.

Decreto 12.120, de 30 de julho de 2024, bloqueou R$ 11,4 milhões da programação orçamentária autorizada para este ano.

Bloqueio orçamentário da União agrava atividades da ANP e deve impactar diretamente na fiscalização do mercado de combustíveis e das unidades de produção marítimas. Na imagem: Segunda rodada de licitações da Cessão Onerosa (Foto: Marcus Almeida/ANP)

O bloqueio e contingenciamento de despesas feitos pelo governo federal para o cumprimento da meta fiscal de 2024 atingiu os órgãos do setor de energia. Somados, o Ministério de Minas e Energia (MME) e as agências nacionais de Energia Elétrica (Aneel) e do Petróleo (ANP) terão cerca de R$ 35 milhões congelados.

agência epbr apurou que essa limitação nas despesas deve impactar diretamente na fiscalização do mercado de combustíveis e das unidades de produção marítimas. Recentemente, por falta de verba, a ANP limitou a abrangência da pesquisa de preços em postos revendedores.

Também estão previstas repercussões no Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis, além de aquisição de equipamentos para o Centro de Pesquisas Tecnológicas da ANP e maior limitação sobre o levantamento de preços dos combustíveis.

O congelamento do orçamento deve impor, ainda, prejuízo à gestão e armazenamento de dados técnicos, a aquisição de equipamentos para o Banco de Dados de Exploração e Produção; custeio de atividades administrativas da Agência, investimentos em tecnologia da informação e ações de capacitação dos servidores, conforme informou a ANP.

Clique na foto para assessar o intagram

Fonte: https://epbr.com.br/

Artigo anteriorPetronas estreia no Brasil com três postos de combustíveis em parceria estratégica
Próximo artigoIndústria de carros elétricos traz novas oportunidades de trabalho
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here