O frentista colocou o combustível errado no automóvel do cliente? Calma, aprenda como como esvaziar o tanque de combustível.
Apesar de parecer estranho para alguns, drenar o tanque de combustível é um método para se atingir alguns objetivos. Um exemplo é o abastecimento errado. Vamos dizer que o carro é movido apenas por gasolina e de repente o frentista enche o reservatório completamente com etanol. Ou pior, o veículo (provavelmente uma picape) seria diesel, mas o abastecimento errôneo colocou etanol ou gasolina dentro do tanque.
Nesse caso, além de retirar todo o combustível, é necessário também drenar as linhas de alimentação que entram e saem do tanque, bem como o filtro de combustível. Importante: jamais faça o carro funcionar se o combustível abastecido não é o recomendado, especialmente em caso de ciclo Diesel recebendo combustíveis de ciclo Otto (gasolina e etanol) ou vice-versa. Funcionar o carro com um combustível totalmente diferente de sua mecânica, resultará em danos que poderão ser catastróficos.
Isso apenas para exemplificar um dos motivos. Outro, por exemplo, poderia ser a substituição do tanque por algum dano. Outros o fazem no momento da venda do veículo para não deixar qualquer resíduo de combustível no reservatório. Mas, então, como esvaziar o tanque de combustível?
Lembra-se da velha mangueira? Pois é, ela funciona bem para colocar o conteúdo em combustível de um pequeno galão para dentro do tanque, mas mesmo que seja para retira-lo de lá, o problema é que o método é prejudicial à saúde pelo ingestão de gases e do próprio combustível. Além disso, o risco de incêndio é maior pois pode haver vazamento na hora de colocar a mangueira no galão de combustível. Por isso, existem métodos mais seguros e que permitem drenar completamente o reservatório de combustível. Falaremos deles abaixo.
Sifão – O sifão para combustível é um produto facilmente encontrado no mercado de acessórios para veículos. É um dispositivo simples e que não custa mais do que R$ 20,00, geralmente. Mas para utiliza-lo, o dono do carro precisa primeiro esvaziar o tanque até que este fique bem no fim da reserva. O ideal é consumir todo o combustível até chegar quase no fim, exceto se o combustível for errado, então não se recomenda funcionar o carro nessa situação. Depois é preciso deixar o motor e o carro esfriar, a fim de evitar um incêndio. Todo combustível manipulado ao ar livre ou em ambiente não apropriado, gera um risco enorme de combustão.
Utilizando o sifão de combustível, é possível drenar completamente o tanque, mas também pode-se utiliza-lo no sentido inverso para inserir combustível no tanque. Essa bomba é manual e uma das mangueiras (a de entrada) fica no reservatório de combustível do carro e a outra mangueira (a de saída). O tamanho da mangueira é geralmente de no mínimo 1,8 m e com espessura de 9 mm. Insira a mangueira de entrada no bocal até que 60 cm do material fique para fora, sendo este espaço suficiente para que seja bombeado o combustível com segurança, despejando-o no galão.
Mas, existem alguns tanques que possuem mais de um compartimento e isso torna o processo muito difícil para ser feito em casa. Nesse caso, recomenda-se uma oficina especializada. Outro obstáculo, especialmente se o carro for novo, são as telas ou comportas estanques que evitam que o combustível saia do reservatório em caso de capotamento do veículo. Aí, o ideal é utilizar um tubo não deformável para forçar a entrada da mangueira, mas apenas se não exigir força demais, pois o tubo de acesso ao tanque pode ser danificado, aumentando o risco de incêndio num abastecimento comum.
Inicie então o bombeamento do sifão para que o combustível comece a encher o galão. Observe a posição da mangueira para que ela não sai de dentro do tanquinho, evitando assim sua exposição à atmosfera e potencial incêndio. Sempre tenha um extintor próximo para eventualidades. Pode ser o mesmo que equipamento do carro, se este não for novo, já que os mais recentes não utilizam o equipamento por não ser mais obrigatório.
Após encher o galão, se for necessário, utilize um segundo até que não haja mais qualquer gota de combustível no tanque, que assim pode ser reparado, substituído ou reabastecido com o combustível certo. Neste último caso, reaproveite o combustível em outro carro. Em tempos onde os preços por litro estão bem elevados, descartar combustível é quase um “crime”, mas se não tiver jeito, entre em contato com autoridades ou bombeiros, mas nunca descarte em qualquer lugar, já que o risco de incêndio ou contaminação ambiental são enormes.
Duas mangueiras – Lembra da mangueira? Lá vem ela de novo, mas desta vez com companhia. Caso não haja um sifão de combustível, a pessoa precisará de uma segunda mangueira. A primeira vai dentro do tanque em uma ponta e sua saída direto no galão. Insira a segunda também no tanque, mas nesse caso, é necessário soprar ar com força e rapidez dentro do tanque através desta, forçando o combustível a sair do reservatório pela primeira mangueira, indo direto para o galão. Vale também as mesmas regras de segurança. Nesse e no outro método, o de sifão, o tempo para se esvaziar o reservatório por completo é demorado.
Tubo de saída – O tubo de saída é outro meio pelo qual se pode drenar completamente um tanque de combustível. Trata-se de uma pequena saída na parte inferior do tanque, que funciona por meio de um parafuso, que precisa ser retirado com uma chave inglesa ou soquete, dependendo do tipo de saída instalado. É necessário antes disso, ter uma ideia de quanto combustível ainda existe no tanque e ter vários recipientes para recolher o combustível. O processo é bem demorado e será necessário atenção e um extintor de incêndio para eventualidades.
Mas, nem todo carro tem tubo de saída. Se não encontrar, outra saída é usar uma linha de combustível que passa por debaixo do carro, desconecta-la da linha de saída do tanque e usar um recipiente para recolher o combustível. Porém, há um detalhe ruim nesse método. Para que o combustível saia do tanque, é preciso ligar e desligar o contato da ignição diversas vezes, para que a cada preparação para ignição, a bomba de combustível seja acionada. Em alguns carros, basta abrir a porta ao se destravar o carro, para que a bomba inicie esse trabalho.
Mesmo assim, há mais uma meio se o tubo de saída não estiver disponível ou não for possível a remoção do parafuso. No cofre do motor, os carros possuem agulhas no sistema de alimentação, onde é possível desconecta-las e encher o galão. Mas, o acionamento da bomba teria de ser feito por meio de computador ou com alteração elétrica de seu funcionamento, para que continue bombeando continuamente.
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Paradão – Se você tem um carro que quase nunca vê o asfalto, então é preciso substituir o combustível que está lá no tanque. Ou seja, será necessário drenar após de seis meses a um ano parado. O motivo é que o combustível não utilizado se estraga, especialmente a gasolina brasileira, que tem adição de 27% de etanol. Com este aditivo ao derivado de petróleo, o tempo de vida útil da gasolina cai muito e sua qualidade também. Além disso, pode se acumular detritos ou sujeira junto ao “pescador”, o que pode ocasionar seu entupimento e até a queima da bomba. Boia da bomba de combustível ou o próprio dispositivo precisam da drenagem do tanque para serem substituídos, dependendo do modelo.
Fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br
Porque os donos de postos obrigam tanto o frentista a vender gasolina aditivada? Ja que se faz tanta pressao pra venda desse produto, entao pq nao acaba com a gasolina comum e comercializa so a aditivada? Entendo que seja uma pratica ilegal, pq o cliente não e obrigado a levar um produto que ele nao quer, e os frentistas nao podem ser obrigados a forçar o cliente a nada, seria bom acabar com essa politica, pq se o funcionario não forçar na venda do produto aditivado ele corre um serio risco de ser demitido, isso é errado…