O dia 20 de julho é o Dia do Frentista em várias localidades do país.

Outra curiosidade é que o Dia do Frentista, que coincide com o Dia do Amigo, também traz reconhecimento de suma importância para as relações com os clientes. 

Isso porque o frentista não é apenas um funcionário do posto; é um agente essencial que garante uma experiência segura e eficiente para os motoristas. E você, consumidor, já parou para pensar no papel dele na sua rotina?

Vale destacar que a profissão de frentista teve seu início no Brasil em 1912.

Na época, as empresas do setor petrolífero começaram a importar gasolina e querosene em latas e tambores. A Lei Federal nº 9.956, promulgada em 2000, proíbe o autoabastecimento de combustível em postos de gasolina no Brasil. Por isso, a profissão de frentista é tão importante.

Na época, a legislação foi proposta pelo deputado federal Aldo Rebelo, que argumentou ter preservado cerca de 300 mil empregos de frentistas em todo o território nacional.

Importância do frentista

O frentista é a primeira pessoa que você encontra ao abastecer seu veículo, e o seu trabalho vai muito além de simplesmente encher o tanque. Ele é responsável por garantir que o combustível seja fornecido de maneira adequada, além de realizar verificações importantes, como a pressão dos pneus, por exemplo, ou a checagem do nível do óleo.

Essas ações são cruciais para a segurança do motorista e para o bom funcionamento do veículo.

Muitos oferecem a lavagem do para-brisa, das janelas e dos faróis. Prática essa que melhora significativamente o aspecto físico dos veículos, além de garantir a segurança e a visibilidade do motorista. Mas engana-se quem pensa que o trabalho dos frentistas acaba aqui.

Pelo contrário: são eles os responsáveis por implementar rotinas periódicas de limpeza e manutenção. O que, por consequência, previne acidentes e possíveis contaminações.

Outra coisa: é dever deles estar sempre atentos às áreas como os tanques de armazenamento e as zonas de atendimento ao consumidor. Afinal, esses lugares – se negligenciados – podem ser tornar uma bomba relógio prestes a prejudicar a todos, inclusive os consumidores.

Movimento Self Service Brasil

Devido aos frequentes aumentos nos preços dos combustíveis no Brasil, surgiu um polêmico movimento para pôr fim a profissão de frentista. O conhecido Self Service Brasil” propõe a liberação do autoabastecimento no país.

Por um lado, os defensores dessa iniciativa acreditam que, ao reduzir os custos operacionais dos postos, tirando os postos de trabalho dos frentistas, o preço final ao consumidor também diminuiria. E os defensores da ideia afirmam ainda que a medida, além de impulsionar a economia, compensarias os empregos perdidos com tal mudança.

Do outro lado da moeda, opositores argumentam que essa medida aumentaria a insegurança nos postos e tornaria o serviço mais demorado. Só para exemplificar, a Fecombustíveis estima que um frentista leva, em média, 2 minutos e 40 segundos para encher um tanque, enquanto o autoabastecimento levaria cerca de dez minutos.

Responsabilidade dos frentistas

Em suma, os frentistas, ao realizarem suas funções com responsabilidade, estão não apenas assegurando um ambiente de trabalho adequado para si, mas também proporcionando uma experiência segura e confortável para os consumidores.

Nesse sentido, é imprescindível que todos os profissionais recebam treinamento adequado sobre práticas de higiene, manuseio seguro de produtos e primeiros socorros, para que possam lidar eficazmente com qualquer situação inesperada.

A Academia Brasil Postos, sabendo da importância do treinamento e capacitação dos frentistas em postos de combustível, tem um programa de assinatura de treinameno para frentistas que vai desde a contratação com o treinamento de Frentista de Alta Perfomance e segue com os cursos de Análise de Combustíveis e os treinamentos obrigatórios de segurança do trabalho , NR 9 e NR 20.

Ademais, o frentista frequentemente interage com os clientes, oferecendo um atendimento que pode transformar a experiência do consumidor. Um bom atendimento não apenas gera satisfação, mas também fideliza o cliente ao posto de combustível.

Artigo anteriorRevendedor, sabia que você pode reduzir, e muito, seus gastos em conta de luz?
Próximo artigoDeputado do PT chama sindicato de mentiroso após aumento da gasolina
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here