A grande maioria dos gerentes de postos enfrenta esta situação. De excelente frentista para gerente despreparado !
Em muitos casos os frentistas são promovidos a gerente do posto por serem bons frentistas.
Porém, as habilidades e competências para a gestão do posto são completamente diferentes da rotina do dia-a-dia na pista.
Este profissional que estava acostumado a “tomar uma cervejinha com os colegas, bater uma bolinha no final do expediente e até mesmo reclamar do patrão e da empresa” AGORA ESTÁ DO OUTRO LADO. Ele representa o posto e é responsável por gerenciar os antigos colegas. É ele quem vai ser responsável pela gestão das equipes, pela fiscalização, pela qualidade do combustível, pelo atendimento aos clientes, pelo fluxo de caixa, pela rotina administrativa … ufa … e muito mais…
É interessante tentar compreender como o revendedor espera que seu novo gerente; um ex-frentista, ADQUIRA SOZINHO todas as competências necessárias para entregar o resultado que ele espera.
Por mais força de vontade que este profissional demonstre é tecnicamente inviável que ele desenvolva habilidades específicas sem o devido treinamento, de forma autodidata.
É mais ou menos esperar que um excelente comissário de bordo se torne um piloto, por exemplo.
O gerente do posto deve receber uma capacitação planejada e adequada que permita ele conhecer os principais aspecto do negócio.
É impressionante como alguns revendedores deixam uma operação milionária ( considerando o terreno + equipamentos + fundo de comércio + estoques o valor do posto facilmente ultrapassa a R$ 5 milhões de reais ) e passível de explosão ou contaminação, que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, com grande fluxo de clientes e de numerário na mão de um gestor que não foi devidamente capacitado.
É o mesmo que esperar que um caixa de supermercado que tenha se destacado pela sua rapidez em passar as mercadorias no PDV torne-se gerente do Carrefour e assuma uma grande loja de supermercado, por exemplo, sem receber nenhum treinamento. Na prática isto é inadmissível.
O treinamento do gerente também é motivo de bem estar, conforto e qualidade de vida. Pois, ou o revendedor prepara e capacita este profissional ou ele mesmo vira escravo do negócio uma vez que sua presença se torna obrigatória não podendo se ausentar para nada resultando em problemas de saúde e no sacrifício da família que não tem convivência com seus parentes.
Como não existe curso técnico ou superior de gerente de postos a formação deste profissionais cabe ao revendedor.
É do proprietário do posto a responsabilidade de oferecer uma formação completa que vai deste a rotina operacional, passando pelos processos de gestão administrativa, de vendas, financeira e principalmente de gestão de pessoas.
E agora? Quem pode me ajudar a capacitar o gerente do meu posto?
Pensando neste situação o Portal Brasil Postos lançou uma CAPACITAÇÃO COMPLETA PARA OS GESTORES DE POSTOS .
São 11 módulos que apresentam TUDO O QUE O GERENTE DEVE SABER para ser um grande líder de equipe e bater as metas do posto.
O Curso de Formação Gerencial é Online e possui a Certificação Brasil Postos.
Se você tiver interesse em descobrir como se tornar um GERENTE DE ALTA PERFORMANCE, clique aqui.
Para maiores informações, acesse portal-brasilpostos-custom.dev.yogh.com.br ou chame no whatsapp 47 9 9985 4554.
OFERTA PROMOCIONAL* – Compre com desconto de 20% e leve a apostila impressa.
+++ Conheça o Curso Online de Formação para Gerentes de Postos
Se você se interessou no Curso Online talvez se interesse também no Curso Presencial do Projeto Melhor Gerente do Mundo. Confira:
+++ Saiba mais : O Melhor Gerente do Mundo é sucesso na Rede Pichillau
+++ Quer ajudar o gerente do seu posto. Já pensou em um imersão de 8 horas ?
+++ O Melhor Gerente do Mundo – Eventos Corporativo para Rede de Postos