Muito se fala sobre como motivar uma equipe de pista , mas afinal o que é uma equipe realmente motivada?
Primeiramente, deve-se ter a clareza do resultado a ser atingido: você quer frentistas treinados apenas para atender os clientes ? Ou frentistas / vendedores capazes de desenvolver habilidades e saber como usá-las para chegar ao cliente e vender o produto? Os profissionais do segundo caso trabalham certamente muito mais motivados que os do primeiro, uma vez que tem a possibilidade de usar seu próprio perfil e imprimir uma marca pessoal, em vez de simplemente adotar condutas e comportamentos designados pela empresa.
Esse é apenas um dos segredos dos frenstistas/ vendedores que estão sempre motivados. Mas há muitos outros pilares de equipes que conseguem manter-se motivadas.
Vamos a sete deles:
1. Técnica é só o começo
Motivar uma equipe vai muito além de ensinar uma técnica de vendas. É preciso preparar a equipe para que ela consiga lidar com as adversidades, para que consiga reverter uma situação desfavorável – como uma venda que está aparentemente perdida. Aqui o foco é trabalhar a autoconfiança do vendedor e também a confiança dele no seu gerente de vendas.
2. Conhecimento é fundamental
Quando um frentista oferece algum produto ou serviço para o motorista , o que se espera minimamente dele? Que conheça o produto, certo? Pois é também o que um vendedor precisa para conseguir uma boa venda. Vendedores treinados e conhecedores de cada detalhe dos produtos que vendem refletem o que sabem se tornam mais seguros ao expor o produto ao cliente. Lembre que clientes detestam vendedores que não sabem do que estão falando.
3. Atenção pode ser o melhor prêmio
É claro que prêmios e recompensas são altamente motivadores, mas procure conhecer a fundo seus vendedores, seus desejos e anseios. Você verá que a motivação vem de muitas coisas além da recompensa financeira – uma folga ou escalas de folgas para a equipe, por exemplo, pode ser um fator bastante motivador.
4. Todos somos importantes
Estudos mostram que um bom ambiente de trabalho e um bom relacionamento entre superiores e subordinados são fatores motivação. O importante é gostar do trabalho e sentir que é peça essencial daquela equipe.
5. Cumpra sua palavra
A empresa deve sempre cumprir os prazos e as promessas feitas. Compromisso certamente é forte fator para garantir vendedores sempre motivados.
6. O foco deve ser positivo
Que tal focar mais em reconhecimento e menos em críticas? O segredo aqui é elogiar e reconhecer quando o colaborador fez um bom trabalho e quando ele não conseguiu efetuar uma venda ou alcançar a sua cota. É ser solidário ao fazê-lo perceber o que pode ter acontecido de errado para que possa melhorar, em vez de massacrá-lo com críticas e muitas vezes até mesmo com o fantasma da demissão.
7. Todo dia é dia de melhorar
O acompanhamento do gerente de vendas é essencial para medir o grau de motivação de seus vendedores e a satisfação do clientes, mesmo que em vendas externas.
Conclusão
Essas são apenas algumas dicas, mas o maior segredo é que a motivação é fruto de um conjunto de ações. São pequenas atitudes tomadas no dia a dia que levam uma equipe a sentir-se segura e confiante – o que certamente reflete na forma com que eles tratarão os clientes e, consequentemente, irá alavancar as vendas.
E quais os seus segredos para vender mais e estar sempre motivado? Compartilhe com a gente nos comentários!