Ser frentista em postos de gasolina é uma função baseada em prestação de serviços. A gasolina está disponível em milhares de postos ao redor do país, com preços relativamente semelhantes. Escolher entre este ou aquele posto na hora de abastecer tem muito a ver com a qualidade do serviço prestado pelos frentistas. Os clientes se desviarão de suas rotas só para irem a um posto cujos frentistas os proporcionem uma experiência agradável ao abastecer.
1.Diga aos frentistas: “Quanto melhor você se sair na realização do seu trabalho, melhor será para o posto. Se você fizer com que os clientes saiam daqui felizes, eles voltarão sempre. Quanto mais lucrarmos, teremos mais condições financeiras para retribuí-lo da melhor maneira por ter nos ajudado a alcançar o sucesso.”
2.Guie-os com exemplos. Faça com que eles fiquem perto de você por alguns dias antes de deixá-los começar a trabalhar sozinhos. Permita que eles observem, com atenção, o modo como você se relaciona com os clientes, como cuida das tarefas que estão por fazer e como procura formas produtivas de aproveitar o tempo quando há um menor fluxo de clientes.
3.Treine-os para as coisas mais básicas. Esteja certo de que os frentistas estejam aptos a realizar todas as tarefas que fazem parte da descrição de seu trabalho. Peça-os que expliquem detalhadamente como fazer cada uma destas tarefas antes de finalizar o treinamento.
4.Diga a eles que sejam rápidos. Explique-os que as pessoas param em postos de gasolina geralmente estão com pressa. Assim, se os frentistas fizerem um trabalho rápido e efetivo, evitarão a formação de grandes filas e os clientes voltarão sempre.
5.Treine os frentistas para que lembrem-se de colocar o cliente em primeiro lugar. Se alguém aproximar-se enquanto o frentista está ocupado fazendo outra coisa, ele deverá imediatamente deixar o que está fazendo para ajudar o cliente com tudo o que precisar.
6.Diga que um frentista feliz é um frentista de sucesso. Treine-o para sorrir enquanto trabalha. Os clientes gostam quando o serviço é feito com atitudes positivas.
7.Treine o frentista para prestar atenção nos seus clientes, para tentar adivinhar o que precisam. Peça que ele observe se as janelas dos carros precisam ser lavadas ou se os pneus precisam ser calibrados. Peça que também preste atenção nos itens que os clientes compram, para poder servi-los mais eficientemente.
8.Diga ao frentista que faça com que todos os clientes sintam-se valorizados. Peça-o que pergunte os seus nomes, e chame-os pelo nome na próxima visita. Instrua-o a perguntar aos clientes “Como está o seu dia?” e deseja-los coisas boas ao saírem.
Fonte: http://www.ehow.com.br