Cuidar da preservação do local e manter a qualidade dos produtos vendidos nos postos de combustíveis é uma obrigação.
Porém, mesmo cuidando bem do estabelecimento, existem imprevistos que acabam prejudicando o comércio. Uma tempestade pode trazer complicações importantes ao Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (SASC), às instalações periféricas e auxiliares, às partes elétricas e de automação etc.
O grande volume de água pode ocasionar problemas que vão desde curto circuito às alterações das propriedades físico-químicas dos combustíveis. Por isso, é preciso atenção do revendedor, pois alguns problemas ocorrem de forma silenciosa e acabam influenciando na qualidade do produto vendido.
Se todas as recomendações exigidas para manter a qualidade e segurança do produto forem respeitadas, é possível prevenir certos problemas.
Conheça algumas dicas para evitar infiltração de água no SASC e preservar seus estabelecimentos de aborrecimentos e prejuízos.
• Faça a inspeção periódica das câmaras de contenção (sump e spill) dos tanques, bombas e filtros e verifique se existe a presença de água e/ou combustível. Se tiver um desses materiais, identifique a causa e resolva o problema.
• Mantenha essas câmaras limpas, sem resíduos e líquidos.
• Verifique sempre a vedação das tampas das bocas de descargas dos tanques, elas nem sempre estão vedadas com anel de borracha.
• Após fazer a operação de descarga dos produtos no tanque, verifique sempre se as tampas das bocas foram fechadas corretamente.
• Faça periodicamente, principalmente nos períodos de chuva, testes de estanqueidade no SASC. Se houver algum problema, repare imediatamente.
• Execute também periodicamente a manutenção nos sistemas de drenagem de águas pluviais e no de águas contaminadas. Importante deixá-los sempre limpos e desobstruídos.
• Sempre monitore em laboratórios especializados a qualidade dos produtos armazenados nos tanques.
• Durante as chuvas, observe se o escoamento das águas está na direção da área de instalação dos tanques. Se isso for confirmado, é preciso adotar medidas para intervir no sistema de drenagem e desviar o curso da água.
• Veja também se os bueiros próximos ao estabelecimento estão obstruídos. Se estiverem, acione a autoridade pública para fazer a limpeza.
Faça todas essas ações periodicamente. Cuide do seu posto de combustível e mantenha sempre a qualidade dos produtos.
Fonte: Blog Ruff

Artigo anteriorDicas de Prevenção Contra Roubo a Postos de Combustíveis
Próximo artigoSaibam quais são os direitos dos clientes em Postos de Combustíveis
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here