Três funcionários ficaram feridos, dois deles com mais gravidade, após uma explosão em um posto de combustíveis em Cafelândia nesta segunda-feira (5). Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe terceirizada fazia uma manutenção no local ao mesmo tempo em que um caminhão reabastecia um dos tanques.

Ainda de acordo com as informações, um dos funcionários da equipe teria ligado uma furadeira, o que acabou provocando a explosão e ferindo três pessoas. Os trabalhadores foram levados para a Santa Casa de Cafelândia e os casos mais graves, que tiveram 80 e 60% dos corpos queimados, aguardam liberação de vaga para alguma unidade especializada.

Já o funcionário que teve ferimentos leves passou por atendimento e foi liberado. A ocorrência foi registrada na Polícia Civil e nesta tarde a perícia esteve no local para apurar as causas da explosão.

Segurança na Instalação de Postos de Combustíveis

Equipe terceirizada pode ter causado explosão

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe terceirizada fazia uma manutenção no local ao mesmo tempo em que um caminhão reabastecia um dos tanques.
Todos os líquidos que possuem ponto de fulgor abaixo de 38,7 C são considerados inflamáveis.
Os líquidos inflamáveis liberam vapores que em contato com o oxigênio e na presença de uma faísca geram uma explosão.
E foi o que aconteceu!
Os vapores liberados durante a entrega do combustível ao entraram em contato com a faísca gerada pela furadeira pode ter provocado a explosão.
As três vítimas estavam  trabalhando na reforma do posto de combustível, e um deles ligou a furadeira.
Uma faísca entrou em contato com vapor de combustível e pegou fogo.
O fogo não chegou atingir os reservatórios de combustível, segundo a polícia. Mas a explosão gerou queimaduras.
Duas vítimas tiveram 80 e 60% dos corpos queimados e também sofreram queimaduras nas vias aéreas por conta da inalação do gás.
O terceiro funcionário que teve ferimentos leves passou por atendimento e foi liberado.

O que diz a legislação para prevenção de explosão

A norma regulamentadora número 20 – NR 20, determina que  ao realizar trabalho com líquidos inflamáveis deve-se retirar todas as fontes de ignição.
O que parece que não ocorreu, já que informações, demonstram que no momento da descarga de combustíveis a furadeira foi ligada.
Perícia esteve no local na tarde desta segunda-feira a Polícia Científica realizou perícia no posto de combustível e as causas da explosão no posto serão investigadas pela Polícia Civil.
A capacitação de funcionários e equipe de terceirizados previne acidentes, já que 80% dos acidentes são acusados por atos inseguros ou comportamentos inadequados.
Sempre que uma equipe terceirizada for realizar trabalho em um posto de abastecimento:

  • Preencha a Permissão de Trabalho e;
  • Verifique o certificado do treinamento da NR20 e NR9.

É a determinação do Ministério do Trabalho e Emprego.
Fonte: https://goo.gl/yhjwbu
Confira também: Conheça as regras para garantir a segurança do frentista

Artigo anteriorPetrobras pode ter de vender a BR por menos do que vale
Próximo artigoShell permite pagamento por PayPal em mais de 800 postos de combustíveis
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here