Com tanta gente precisando de trabalho será que não está na hora de colocar uma equipe melhor no campo?
De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o desemprego no nosso país vem caindo, mas ainda a taxas muito pequenas atingindo mais de 12% da população economicamente ativa, traduzindo em números são mais de doze milhões de pessoas sem emprego.
Face a esse cenário nos faz refletir sobre nossa equipe de vendas. Com tanta gente precisando de trabalho será que não está na hora de colocar uma equipe melhor no campo?
Invariavelmente, com pequenas exceções, quem recepciona e atende nossos clientes no posto é o frentista, esse sujeito que recebe como salário o piso da categoria e acaba por ser o cartão e visitas e o principal funcionário do seu estabelecimento na hora da verdade.
E quanto vale seu posto? Tenho certeza que não é pouco dinheiro, mas como realmente vale muito, porque deixar seu posto e seus clientes nas mãos de pessoas pouco preparadas e insatisfeitas com o emprego? O cliente consumidor gosta de atenção, de carinho, de ser tratado por pessoas simpáticas e a carismáticas.
Sendo assim, podemos sim, sem dúvida, ter uma equipe campeã, motivada e cheia de entusiasmo. Tudo começa na seleção e recrutamento. Em função disso não é sensato se contratar qualquer pessoa como nosso colaborador, principalmente quando para atender a um parente ou amigo que pede para que ajudemos alguém que está desempregado. Temos que ter compaixão, mas acima de tudo observar e analisar bem o candidato antes de contratá-lo. Existem técnicas especiais para entrevistar e selecionar candidatos, então procure ler e estudar sobre o assunto. Observe bem as atitudes do candidato, seu jeito de falar, procure saber de seus antecedentes.
Lembre-se que tem muita gente precisa de trabalhar e por conta disso temos um campo fértil para escolha, errar nessa hora poderá comprometer toda sua equipe, uma maçã estragada pode apodrecer todas as outras. Além disso, custa caro selecionar, recrutar e desligar o elemento errado.
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Contratado o frentista passe para ele a ideologia (missão, visão e valores) de sua empresa, mostre para ele suas metas, apresente-o aos seus colegas e oriente a todos para que ele seja acolhido por todos adequadamente. Daí para a frente mãos à obra, nada disso, cuide da aparência dele, uniforme, mais acima de tudo treine seu pessoal não só para atender adequadamente, mas para tratar os clientes com respeito e educação. Os funcionários frentistas são essenciais não só para manter e conquistar novos clientes, mas fundamentais para aumentar o lucro de seu negócio.
Procure orientá-los a ofertar serviços diferenciados, mimos, tais como limpara o para-brisas, calibrar os pneus, adicionar água no radiador e verificar o nível dos fluidos e do óleo lubrificante. Como orientava meu amigo Cláudio Correra em seus treinamentos, são essas atitudes que geram oportunidades de venda de outros produtos além do combustível e acima de tudo fidelizar seus clientes.
Não se esqueça de valorizar seus funcionários tratando-os com respeito e dignidade, agindo assim e passando para eles princípios éticos e de responsabilidade social através de seu exemplo de conduta eles agirão da mesma forma na relação com seus clientes. Exemplo é tudo!
As grandes distribuidoras possuem um programa especial de treinamento para frentistas, gastam fortunas com isso. Elas descobriram já há algum tempo que isso não é custo e sim investimento. Mas como bandeira branca você pode pensar da mesa forma, fazendo você mesmo se tiver jeito para treinamento, ou contratando algum especialista para fazer por você, mas não deixe de treinar. Time sem treinamento joga mal, não ganha campeonatos e eventualmente é goleado pelo adversário (concorrência).
É muito comum também hoje em dia encontrarmos mulheres como frentista. No passado existia um certo preconceito, machista, alegando que essa profissão é própria para homens, mulheres geralmente não entendem nada de carros. Pode até ser verdade, mas em contrapartida elas são muito mais atenciosas, mais simpáticas e trazem um equilíbrio saudável para equipe.
Portanto meu colega revendedor, mãos à obra, avalie sua atual equipe, veja o que pode ser feito, se não tiver jeito de mudar a situação troque para melhor, afinal é assim que os times de futebol fazem, quando o time não está rendendo o suficiente contratam jogadores melhores no mercado, lembre-se tem muito profissional bom de serviço precisando de trabalhar!