O item 20.7.1 da Norma Regulamentadora 20 busca evidenciar que as atividades habituais e também as extraordinárias do posto são executadas observando-se os procedimentos preestabelecidos, com foco na proteção à segurança e saúde dos trabalhadores.
Procedimentos operacionais
Nas operações de transferência de inflamáveis, enchimento de recipientes ou de tanques, devem ser adotados procedimentos para:
- Eliminar ou minimizar a emissão de vapores e gases inflamáveis.
- Controlar a geração, acúmulo e descarga de eletricidade estática.
No processo de transferência de inflamáveis e líquidos combustíveis, devem-se programar medidas de controle operacional e/ou de engenharia das emissões fugitivas, decorrentes da carga e descarga de tanques fixos e de veículos transportadores, para a eliminação ou minimização dessas emissões. A maneira de cumprir este requisito da Norma, se o posto não tiver sistema para o gerenciamento das emissões de vapores e gases inflamáveis, é a elaboração dos procedimentos das atividades, sempre levando em consideração o cuidado para minimizar os impactos. Por exemplo, no procedimento da operação de descarga de produto de um caminhão-tanque, além de verificar e exigir do motorista da transportadora a adoção de medidas de proteção contra fogo, devem estar incluídas as ações relativas à proteção contra emissões dos trabalhadores do posto quando entrar na área demarcada, evitando a inalação de vapores ou gases, etc.
Procedimentos de segurança
Revisar diariamente, com os frentistas e demais funcionários, no início de cada turno, os procedimentos de emergência e suas correspondentes ações, de acordo com o Plano de Emergência do seu posto. Alertar os frentistas sobre os principais cuidados a serem observados na pista de abastecimento:
a) Tráfego de veículos;
b) Abastecer somente veículos com motores desligados;
c) Proibição de fumar;
d) Restrição de conversas e distrações.
Paralisar imediatamente o abastecimento, caso um dos ocupantes do veículo esteja fumando. No abastecimento de motocicletas, solicitar que o cliente desça da motocicleta. Não abastecer se o cliente se recusar a adotar esta medida de segurança, informando-o dos riscos de fogo se vazar combustível no motor.
Prestar atenção para não transbordar o tanque. Não se abaixar próximo ao veículo e fora da visão.
Não se abaixar próximo ao veículo e fora da visão do motorista, principalmente nos veículos com bocal de enchimento na parte traseira. Se houver derrame na pista, proceda de acordo com o procedimento para “Derrames na Pista”.
Operação de abastecimento
Dimensionar o número de frentistas de acordo com os horários de maior pique de movimento na pista. Os frentistas deverão atentar para os seguintes procedimentos:
Indicar as bombas mais adequadas para abastecimento.
Instruir o cliente quanto à melhor forma de parar o veículo.
Não se apoiar na janela do veículo, nem colocar as mãos na carroceria do mesmo.
Recepção ao Cliente
Usualmente, deve-se orientar o motorista sobre o lado do bocal de abastecimento do veículo e sobre a bomba desocupada mais próxima da saída da pista, de modo a facilitar a parada dos veículos que entrarem posteriormente no posto. Confirmar na tampa do tanque o tipo de combustível.
Abastecimento (atendimento padronizado)
Após a parada do veículo, solicitar ao cliente a chave do tanque e abrir a tampa com cuidado, colocando a mesma com a chave na bancada ou em cima da bomba, e nunca em cima do veículo. “Zerar” o totalizador e mostrar o painel da bomba ao cliente antes de iniciar o abastecimento.
Utilizar o flange de plástico (bolacha) para evitar o gotejamento de combustível na pintura do veículo ou no solo. Introduzir completamente o bico no tubo de enchimento de forma a haver um bom contato metal com metal, e mantê-lo seguro até o fim do abastecimento, mesmo no caso de bicos automáticos.
Manter atenção ao abastecimento evitando derrame de produto. Se necessitar abaixar-se, não aspirar os vapores que emanam dos combustíveis. Chamar a atenção do cliente para o totalizador do painel da bomba, indicar o valor e os litros abastecidos ao fim do abastecimento.
Aguardar o esvaziamento da mangueira e recolocar imediatamente o bico na bomba, mantendo a mangueira distorcida e fora da área de tráfego. Fechar o tanque e oferecer os demais serviços técnicos ao cliente.
Atendimento Técnico
Solicitar ao cliente que abra a tampa do capô para a verificação técnica:
1 – Certificar-se de que a tampa esteja presa com segurança.
2 – Verificar o nível de: a) Água do radiador e completá-la. Não ultrapassar o nível máximo do reservatório. Oferecer a drenagem e aditivo.
b) Óleo do freio. Oferecer o óleo. Se o nível estiver baixo, completar até a marca indicada no reservatório.
c) Água da bateria: abrir todas as tampas e, se o nível estiver baixo, oferecer a colocação de água destilada.
d) Reservatório de gasolina, nos carros a álcool: completar, se autorizado pelo cliente.
Verificar o óleo do motor: 1 – Retirar a vareta de medição e limpá-la com papel absorvente descartável.
2 – Medir o nível.
3 – Oferecer a troca.
4 – Completar o nível.
5 – Não ultrapassar o nível máximo do óleo indicado na vareta.
Verificação da calibragem dos pneus
Solicitar ao cliente que estacione o carro junto ao calibrador ou utilizar o calibrador manual. Memorizar as pressões dos modelos de pneus mais em uso. Ao calibrar os pneus, faça um exame mais minucioso, como cortes ou desgastes anormais. Se constatados, informar o cliente.
Encerramento do abastecimento
Entregar a nota e as chaves ao cliente. Certificar-se de que a conta está certa e receber o pagamento.
Fonte: Revista Posto Avançado – Sulpetro
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