Muitos motociclistas não gostam quando a equipe do posto pede para que eles desçam da moto no momento do abastecimento, mas esse cuidado é com a própria segurança do cliente e de todas as pessoas que estão ao redor. José Roberto Manhães, coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Raízen, explica que, de fato, deixar o veículo não é apenas uma atitude de preciosismo. O risco de uma eventual tragédia é algo inerente à própria engenharia da máquina. “A estrutura da motocicleta coloca o tanque de combustível acima do motor, o que faz com que qualquer vazamento tenha uma chance muito grande de gerar um incêndio”. Além disso, continua o especialista, a posição do condutor o deixa em proximidade com o perigo: “O vazamento de combustível também pode atingir o próprio motociclista, expondo-o ainda mais”.
A eletrostática também é um fator de risco. Um chaveiro ou até mesmo uma parte metálica da jaqueta podem ter energia armazenada e gerar uma faísca. Se entrar em contato com o vapor de combustível, ela pode dar início a um incêndio.
O risco, no entanto, não está restrito somente ao condutor, mas à integridade de todos no estabelecimento. Devido à proximidade com bombas, mangueiras e substâncias inflamáveis, o descaso à vida não se resume somente à do motociclista, mas também com a de todos os funcionários e demais clientes presentes no local.
Além disso, com o motociclista no veículo, a moto não estará apoiada no cavalete. Desta forma, em caso de acidente, ela pode cair no chão, transbordando o produto e aumentando o risco para todos. No entanto, apesar de ser uma norma da ANP, descer do veículo durante o reabastecimento é uma prática constantemente ignorada pelos proprietários de motos em geral. Assim, a orientação de José Roberto é uma só: “que os clientes sigam as instruções da equipe do posto e desçam da moto no abastecimento”.
Sem telefone – Também é importante lembrar que, além de descer da motocicleta, o condutor deve evitar o uso de aparelhos celulares. Como já abordado anteriormente, a queda deles na pista de abastecimento pode gerar uma fagulha que, se entrar em contato com o vapor de combustível, pode gerar uma chama e colocar todos em risco. Para clientes que estão dentro de um carro, a recomendação é diferente. Ele pode até utilizar um telefone celular, desde que não saia de dentro do veículo com ele.
Fonte: www.combustivellegal.com.br
Só no Brasil dos ignorantes o consumidor tem que se submeter a quem presta serviços, comum no lugara onde o poste mija no cachorro! A empresa que vende serviço é que tem por obrigação se adequar para dar segurança e qualidade do serviço que está prestando! A verdade dos fatos é q se o motoqueiro descer da moto, é melhor para o reconhecimento do sistema de segurança(câmeras, vigias, etc.).
No dia que o seu rabo pegar fogo em cima de uma moto durante o abastecimento, volte aqui para retificar o seu comentário!
Só motocicletas pegam fogo. Os carros que explodem fica tudo numa boa, como diria raspútchia…
Não sabe nada inocente gafanhoto…
Assista o vídeo abaixo e depois volte para se desculpar da besteira que escreveu:
https://youtu.be/Dfcs4U5H35A?t=77
https://youtu.be/QRZ0YMyetXI?t=41
https://youtu.be/ooGddXE9uPc
https://youtu.be/vXUnEIzkBxU?t=95
https://youtu.be/O9sS-tUXJkM?t=20
Se não aprender a lição nunca será um motociclista responsável.
Concordo com você Willstylle, é ridiculo ter que descer da moto, a minha moto não tem como descer, só tem o descanso que a deixa inclinada, ela pesa 260 kg para ficar segurando pela rabeta que não tem onde segurar. Se o posto não abastece comigo montado não volto mais, eles precisam vender e eu posso ir em outro, se me atender bem volto. Simples assim! Tem cada norma ridicula, descer da moto só funciona com motos pequenas.
vai no YouTube e pesquisa motos pegando fogo enquanto abastece!
Depois volta aqui pra falar mais, mas dessa vez usa a boca pra falar.
1- a eletrostatica so afeta motos? Porque os condutores de carros tambem nao descem?
2- os bicos das bombas hoje vem com borracha justamente pra evitar a faisca da eletrostatica
3- isso é uma norma de segurança e nao tem valor de lei, voce nao é obrigado a descer da motocicleta. Ja o posto se negar abastecer caso o condutor nao desca ai sim o posto pode ser processado em ter o produto e nao vender.
4- até hoje nunca soube de acidente desse tipo envolvendo motociclista em minha regiao.
5-essa medida é pra evitar que apos abastecimento o motociclista (ladrao) saia sem pagar.
Eu acho que só tem um classe sendo beneficiada, quem adivinhar eu pago um doce, e a falha humada e de quem, n e do posto, cuidado pessoal se uma borboleta pousar em seu tanque e bater as assas, isso se chama efeito borboleta sua moto pega fogo. Kkkk
Aqui é a Ana Da Silva, eu gostei muito do seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Sou a Helena, e gostei muito deste artigo em seu site, tem muita qualidade parabéns vou acompanhar seus artigos, para saber mais dicas.
Por que os motociclistas devem descer da moto durante o abastecimento?
[url=http://www.g0126nth6p9g8c56688jn6li3zf91krds.org/]upyijrbxdk[/url]
apyijrbxdk
pyijrbxdk http://www.g0126nth6p9g8c56688jn6li3zf91krds.org/
E se sua moto cair no chao durante o abastecimento com o bico no bocal do tanque empenando o tanque e estragando a tampa, ocasionando quase R$2.000,00 de prejuiso do qual o posto ” shell” alega ser acidente por culpa do condutor ( o descanço ficou mal fixado e fechou), como fica ? Essa possibilidade os “Especialistasdo grupo Raizen” nao pensaram ne. o cliente que se fo**. piloto moto a mais de 10 anos nunca vi uma moto pegar fogo, nunca vi um motociclista morrer por vapor de combustivel, mais minha tenere ta la com o tanque aberto com o tanque empenado. Extrema idiotice decer da moto em um posto movimentado do qual o frentista nao tem como assegurar que a moto esta bem fixada ao chao ( piso de posto e desnivelado e sempre escorregadio ) e o motociclista tem que descer do lado errado( se desse da moto pela esquerda) pois a bomba esta no caminho as pressas por conta do fluxo. Resumo pagamos caro e ainda temos que nos submeter a normas sem pe nem cabeça, e se der errado o problema e seu.
1 – A eletrostática está em tudo que possui partículas elétricas sem movimento e pode ser passada através do contato. Seu corpo, geralmente, possui estática pelo fato de movimentar-se e gerar atrito, transformando energia mecânica em energia elétrica, fazendo com que a estática do corpo, ao chocar-se com a energia do vapor do abastecimento, cause um possível incêndio.
R: eles não descem por motivos simples e, implicitamente, a explicação está na essência do artigo.
O carro tem o tanque separado do motor, pois existe uma engenharia distinta da moto. Fora a diferença irônica de não correr o risco de tombar um carro e vazar combustível; já na moto…
A moto, por sua vez, possui o tanque exatamente colado acima do motor, com apenas uma camada de divisão. Além disso, durante o abastecimento, o vapor presente no contato do combustível do tanque com o da bomba gera radiação, a qual, entretanto, é responsável por facilitar qualquer processo exotérmico (gerador de calor) para gerar uma inflamação capaz de produzir uma explosão.
2 – Não conheço borracha em bicos das pistolas do abastecimento, mas apenas no corpo das pistolas para manuseá-las.
3 – Sobre o CDC:
“É importante lembrar que a partir do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078, de 11.09.1990, Regulamentada pelo Decreto 861, de 09.07.1993), na Seção IV, que trata das Práticas Abusivas, e seu Artigo 39, que no inciso VIII estabelece:
“É vedado ao fornecedor de produtos e serviços colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, ou outra Entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – CONMETRO.”
Normas também são obrigatórias em função de testes repetitivos e precisos a favor de determinadas circunstâncias, mesmo que não tenham o mesmo “nível” de dever de uma lei constitucional. Caso não se importe com as recomendações de segurança, sugiro — durante o abastecimento — fazer uma ligação e permanecer em cima da moto, movimentando-se bastante — inclusive demonstrando demasiada alegria por satisfazer sua serotonina — próximo à boca do tanque, onde sai o vapor da troca de fluidos.
Se estiver vivo para contar, volte aqui e relate a experiência.
4 – Evidências anedóticas e, em muito casos, empíricas não são suficientes para comprovar a veracidade dos fatos.
Em meu exemplo, eu também desconheço alguma ocorrência na região que moro, porém não sou estúpido e arrogante o bastante para discordar de especialistas na área e de ocorrências diversas por descumprimento das normas.
Provas?
Algumas abaixo:
https://www.google.com/search?client=ms-android-dingqin&tbm=vid&sxsrf=ALeKk00S1wkqx8ZlJM0nJdlGU1vWB6NZMg:1606852810162&q=moto+pega+fogo+ao+abastecer&sa=X&ved=2ahUKEwi1t9KXya3tAhXhFLkGHZstAkEQ8ccDKAV6BAgBEBk&biw=360&bih=672&dpr=2#ip=1
5 – Nada a ver. Não existe qualquer relação com este assunto. Durante a correria no atendimento do posto, o motoqueiro conseguirá fugir independente de seguir as normas ou não. O assunto é procedente mais no aspecto da periculosidade física, não precisamente do resguardo de bens e patrimônios. Existem outras leis, como a 9.478 e demais, que proíbem a entrada de motociclistas com capacetes às lojas de conveniência, por exemplo.
Em suma, só foram ditas asneiras e demonstram, sobretudo, total ignorância por partes dos negligentes a respeito da discussão abordada.
Sou motociclista e concordo em descer da moto porque o risco de incêndio é muito alto, principalmente o motor quente em contato com a gasolina é incêndio na certo. No automóvel o risco de incêndio é baixo e alem disso o motorista esta mais protegido dentro do veiculo.
Tenho conhecimento de um incêndio numa moto Honda CB400 durante o abastecimento, o condutor estava em cima da moto e se queimou bastante.