Todo empreendedor sabe que, para ser bem sucedido nos negócios, é preciso estar sempre atento à qualificação e evolução dos funcionários. É comum, no entanto, surgirem dúvidas sobre o momento certo treinar a equipe, e com os postos de combustível isso não é diferente.
Os postos de combustível contam com uma enorme gama de pessoal, como frentistas, atendentes para lojas de conveniência, mecânicos, entre outros. No dia a dia desse tipo de empreendimento, sempre podem surgir situações novas, como aumento do quadro de funcionários, necessidade de treino para operar novos equipamentos, mudanças de função, atendimento a novas normas do setor etc.
No post de hoje, abordaremos quais são os momentos em que seu posto necessita de treinar os funcionários. Confira!
Novos equipamentos – Se você investiu em novos equipamentos, seja na área das bombas, lava-jato, loja ou mecânica, é fundamental que os funcionários estejam aptos para operá-los.
Imagine que você adquiriu um novo equipamento de balanceamento na oficina, muito preciso e eficaz, ou mesmo uma máquina nova de café expresso para a loja de conveniência. Seria frustrante para o cliente, e até arriscado para o funcionamento das máquinas, não ter alguém capacitado para operá-las, certo?
Dependendo da complexidade do acessório, os próprios fabricantes costumam oferecer cursos básicos para manutenção, e você não precisa que todos os funcionários o façam: escolha alguém de confiança e que saiba transmitir os conhecimentos aos demais membros da equipe.
Aumento da equipe – Em um posto de combustível, não são raros os momento em que é preciso aumentar o número de funcionários, seja por aumento de horário de funcionamento ou ampliação do negócio. Nesse caso, além das instruções básicas que o dono pode dar inicialmente, a participação da equipe é essencial.
Instrua cada um dos seus funcionários a agir com boa vontade, respondendo, na medida do possível, a todas as dúvidas dos novatos. Uma boa alternativa é usar os horários de folga ou um pouco antes do início do turno, não atrapalhando o fluxo do serviço.
Segurança no trabalho – As questões de segurança são essenciais para garantir um expediente tranquilo. Além das normas exigidas para os postos de combustíveis, os funcionários devem sempre estar cientes dos riscos de se falar ao celular e fumar nas bombas, dos cuidados com higiene nas lojas de conveniência, entre outros.
Por isso, além de chamar a atenção ou dar treinamentos regulares, pratique as normas diariamente: esteja sempre atento às medidas de segurança para que toda a equipe tenha você como exemplo.
Segurança externa – Infelizmente, postos de combustíveis são muito visados por assaltantes. Além do investimento em câmeras e seguranças particulares, você pode instruir toda a equipe no caso de um assalto. Sempre lembre aos frentistas da proibição de motoqueiros com capacete entrarem na área das bombas.
Caso o assaltante aponte uma arma, nunca reaja: faça o que ele pedir e acione o alarme somente quando você já estiver em segurança. Todos devem se lembrar que ali é o local de trabalho, mas a vida sempre é mais importante.
Agora que você sabe o momento certo de treinar os funcionários, que tal continuar se informando sobre o assunto? Confira aqui algumas dicas de treinamento dos frentistas do seu posto!