Desde que comecei a atuar no segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência em 2018, conheci nessa jornada inúmeras mulheres que estavam trabalhando na revenda, juntamente com seus maridos, filhos, pais, irmãos.
Mulheres incríveis com uma visão sistêmica crescimento e sustentabilidade do negócio, mulheres que colocam a mão na massa e faz acontecer, já mentorei muitas delas de perto e sabe o que percebi que elas tem em comum?
A Síndrome da Impostora, pessoas que são incríveis no que fazem e mesmo assim alimentam a crença que não ser boa suficiente, muitas vezes não acreditam em suas habilidades e capacidades técnicas, muitas se calam diante de algumas situações, pois no fundo querem evitar o conflito.
Mulheres que foram se calando ao longo do tempo, não expondo suas ideias e soluções, apenas mantendo as coisas como estão. Talvez você que está lendo esse artigo possa ser uma dessas mulheres que é “Revendedora” dona e não se sente como tal, não consegue tomar decisões, sempre depende de uma segunda opinião e ao longo do tempo passou a aceitar que as coisas são assim mesmo, só que no fundo um grande vazio de consome diariamente, trazendo desconforto até uma certa desmotivação com a empresa e isso acaba refletindo diretamente na sua vida pessoal, saúde física e emocional.
Das mulheres que conheci, algumas largaram suas carreiras e sonhos pessoais para estarem a frente de um negócio familiar e mesmo assim se sentem paralisadas por não poder fazer as coisas do seu jeito.
Das minhas mentoradas algumas viraram a chave e aprenderam que o ambiente externo é reflexo de quem ela é, desenvolvemos um trabalho de fortalecimento da sua autoimagem como Revendedora, clareza na posição que ocupa na empresa, um belo descritivo de cargos e indicadores dos seus resultados.
Aprenderam a se posicionar como Revendedoras, tomar decisões e principalmente construir uma empresa que acreditavam ser o ideal. Outras entenderam que por mais que quisessem não conseguiria mudar o ambiente, pois seus “sócios”, não estavam abertos a mudança e muito menos dar espaço para que elas crescessem, tendo clareza de todo cenário cada uma criou um caminho a seguir que fizesse mais sentido.
Também tive a honra de conhecer Revendedoras que estavam 150% a frente do negócio, super ativa e fazendo as coisas acontecerem, muita força no trabalho e por outro lado uma desestruturação na vida pessoal e familiar, sem equilíbrio e conciliação das áreas. Como podemos ver não é fácil para nenhum dos casos, justamente as pessoas buscam uma mentoria ou consultoria quando não sabem mais o que fazer ou por onde começar.
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Sabemos que o ambiente de Postos de combustíveis é bem desafiador seja para o homem ou para a mulher, mais afinal de contas porque a mulher sente muito mais essa pressão?
Simples ela exerce muitos papeis e é por natureza mais emocional, são mães, esposas, empresárias, líder, filha, irmã. O seu grau de cobrança muitas vezes altíssimo querendo ser perfeita em todas as áreas, sendo cobrada excessivamente.
Você que é mulher e se identificou em algum momento com esse artigo, deve estar se perguntando, “por onde começo a organizar tudo isso” eu digo o primeiro passo é autoconhecimento, clareza de quem você é, valorização e empoderamento da sua autoimagem, para que isso te ofereça clareza de onde ir e como ir. Calma um passo de cada vez.
Nas próximas semanas vamos colocar mais conteúdos exclusivos voltado para mulheres empreendedoras. Se você deseja fazer parte da nossa lista VIP acesse o link abaixo e preencha o formulário.
E você Revendedora ou Gestora que chegou aqui nesse artigo nós da Academia Brasil Postos temos um convite para você se conectar ou Revendedoras do Brasil inteiro em nosso grupo exclusivo do Whatsapp.
Veja se esse grupo é para você :
1️⃣ Revendedoras e Mulheres que estão atuando na gestão dos Postos
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Escrito por: Priscila Guskuma – Sócia da Academia de Ensino Brasil Postos.
Head Trainer /Mentora Estratégica de Negócios .
Fundou em 2018 o IGDH – Instituto Guskuma de Desenvolvimento Humano, instituição com a missão de transformar pessoas. É idealizadora do portfólio trilha da transformação de vida para criação de Resultados, compostas dos treinamentos nas áreas:
- Inteligência Emocional – Liderança – Vendas – Empreendedorismo
Mais de 15.000 horas de prática e 20.000 pessoas impactadas presencialmente
Graduações & Certificações
- MBA Varejo Físico e On line pela USP (cursando)
- Graduada em Jornalismo pela UBC (Universidade Brás Cubas)
- Pós-graduada em Marketing pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes).
- MBA em Coaching pela FAPPES e pela Sociedade Brasileira de Coaching. E também no Alpha Assessment pela Worth Ethic Corporation, com especialização em:
- Personal & Professional Coaching
- Executive & Business Coaching
- Career Coaching
- Positive & Extreme Coaching.
- Formada em MBA em Coaching pela FAPPES e pela sociedade Sociedade Brasileira de Coaching. E também no Alpha Assessment pela Worth Ethic Corporation, com especialização em: Personal & Professional Coaching – Executive & Business Coaching – Career Coaching – Positive & Extreme Coaching.
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