A gamificação é atualmente uma das formas mais eficientes para estimular e inspirar os colaboradores a mudar comportamentos, adotar novos processos (ou seguir os que já estão estabelecidos) e, consequentemente, melhorar a produtividade.

A psicologia por trás do conceito é de usar um sistema regular e consistente de feedbacks (positivos) para motivar os ‘jogadores’ de um time, como: atribuição de pontos, medalhas, status, progressão de níveis, etc.

De acordo com Gabe Zichermann, autor do livro “A Revolução da Gamificação”, quando você torna o trabalho mais divertido, você produz resultados melhores.

E quando você recompensa os colaboradores para se engajarem em atividades “divertidas”, eles se envolvem com mais frequência e de maneira mais profunda nas atividades que estão realizando.

Os elementos da gamificação 

Rajat Paharia, fundador da Bunchball e autor do livro Lealdade 3.0: Como Revolucionar o Engajamento dos Colaboradores e Clientes, apresenta o que ele chama de “Os 10 Mecanismos-Chave da Gamificação”:

– Feedback rápido
– Transparência
– Metas/Objetivos
– Medalhas (badges)
– Aumento de nível (level up)
– Integração
– Competição
– Colaboração
– Comunidade
– Pontuação

Quando você usa a gamificação para motivar ou estimular seus colaboradores, você precisa do consentimento deles. A participação deve ser voluntária para ser bem-sucedida.  Até mesmo a diversão, se feita de forma compulsória, pode não ser tão divertida assim.

Sendo assim, para a gamificação realmente surgir o efeito proposto, os colaboradores precisam:

– Reconhecer que estão participando de um jogo;
– Compreender as regras do jogo,
– Concordar que o jogo é justo.

Podemos adicionar os seguintes itens como fundamentais para o sucesso de uma iniciativa de gamificação:

– Disponibilidade de recompensas significativas;
– Regras claras e facilmente compreensíveis,
– Comprometimento total da gerência.

Como a gamificação aumentou a produtividade no trabalho de times de frentistas

A gamificação está sendo integrada em pista de abastecimento para melhorar o desempenho dos frentistas.  Os colaboradores do posto passaram a ganhar medalhas com base no seu desempenho em atividades de vendas, atendimento e capacitação.

A Rede de Postos vinha enfrentando uma grande desafio em motivar e engajar os frentistas nas campanhas de vendas de mix de aditivada e produtos e serviços automotivos, mesmo com funcionários experientes e bem informados sobre os diferenciais da gasolina aditivada.

A empresa decidiu criar uma solução de gamificação para melhorar a eficiência dos vendedores de pista.  Foi estabelecida uma série de conquistas que os frentistas poderiam obter, com base em desafios no início de cada turno.  Os frentistas bem-sucedidos nos desafios eram recompensados em em um curto espaço de tempo para evitar que a premiação fosse vencida sempre pelos mesmos colaboradores.

Segundo a gerente de pista : “esse modelo de desafios diários foram muito importantes para o engajamento de todos da equipe, uma vez que todos sentiam-se motivados a disputar o desafio do dia”.

Estas iniciativas também ajudaram nas próximas fases da estratégia que tinha como objetivo desenvolver desafios entre mensais, entre os colaboradores do posto e entre as unidades da rede de posto.

“Temos colaboradores de níveis de instrução e idades muito diversas, por isso iniciamos com um desafio simples e diário para evitar o desinteresse dos menos capacitados. Uma vez que eles aprenderam a usar a ferramenta o processo passou a ser uma grande diversão com resultados consistentes” afirmou a gestora da unidade.

Outra rede de postos, por exemplo, usa a gamification para aumentar fazer a integração dos novos  dos colaboradores. Já temos os desafios montados e os treinamento de integração na plataforma. Reduzimos a tempo de treinamento dos novos colaboradores de 3 semanas para apenas alguns cliques e os resultados são muito satisfatórios.

Por onde começar?

– Se você pretende usar a gamificação é importante considerar as dicas a seguir:
– Delegue um colaborador de nível gerencial para levar a iniciativa adiante;
– Faça um levantamento dos principais desafios da equipe que você pretende solucionar;
– Identifique os gaps de vendas, trabalho em equipe, falha no atendimento e processos que precisam ser aprimorados;
– Use a metodologia para endereçar quaisquer gaps que sua organização esteja enfrentando.

Uma das implicações mais importantes de gamificação é que ela cria uma nova abordagem para motivar ou recompensar os colaboradores, sem alterar a natureza de uma tarefa ou de atividade do negócio.  Em outras palavras, a gamificação, quando bem instrumentalizada, consegue aumentar a produtividade sem compensação ou recursos adicionais.

Divirta-se! ?

Quais são os tipos de gamificação que estão disponíveis na plataforma?

A Academia de Ensino Brasil Postos utiliza a estratégia de gamificação com parte de sua estratégia de treinamento e capacitação.

De acordo com Renato da Silveira, fundador da Brasil Postos : “desenvolvemos essa ferramenta para oferecer novas soluções de aprendizado para as equipes que já estão cansadas do modelo de treinamento tradicional. Utilizamos todo o nosso conhecimento para produzir competições e desafios focado nas necessidades de capacitação dos colaboradores do posto e da conveniência”. 

DESAFIOS PRONTOS E CONTEÚDOS DE APRENDIZADO INCLUSOS

Os clientes que utilizam a Plataforma de Academia de Ensino Brasil Postos já encontram desafios com prontos e desenvolvidos para objetivos específicos da trilha de conhecimento operacional. Você  vai encontrar os seguintes tipos:

  • Gamificação em vendas de gasolina aditiva
  • Gamificação em vendas de produtos automotivos
  • Onboarding para frentistas com treinamento ou apresentação voltada para integração de novos funcionários;
  • Onbording para atendentes de loja de conveniência com treinamento ou apresentação voltada para integração de novos funcionários;
  • Gamificação em treinamento para vendas;
  • Gamificação em treinamento para atendimento ao cliente;

Veja  nosso vídeo demonstrativo ?

Como implementar a gamificação na sua rede de postos?

A esta altura você deve ter compreendido o que é gamificação e qual o seu potencial, mas está se perguntando como deve fazer para gamificar o ambiente da sua revenda ou conveniência.

Primeiro, recomendo que você assista a este vídeo no qual apresentamos detalhadamente nossa solução. 

Se você assistiu o vídeo acima ? e deseja aplicar os elementos da gamificação em sua revenda de combustíveis ou loja de conveniência de forma adequada entre em contato conosco que nosso consultor vai ajudá-lo a entender o processo para vencer desafios cada vez maiores e alcançar o resultado esperado, sem deixar de se divertir no caminho!

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