Esses dois “poderes turbinadores nas finanças” são essenciais para que você seja bem sucedido em com a gestão financeira do seu posto.
Sem eles a chance de manter um posto com equilíbrio financeiro é mínima. Então leia esse artigo com muita atenção.
Poder Turbinador #1: A habilidade de começar
Todo dono de posto que tenha feito uma gestão financeira bem sucedida deu o primeiro passo. Entendeu a peculiaridade da gestão do capital de giro, conseguiu criar controles financeiros baseados em processos e politicas internas e assim conseguir ver o dinheiro no final do mês.
Parece Óbvio né?
Nem tanto, porque a grande maioria dos donos que sonham em manter lucro e criar uma reserva financeira não dá esse primeiro passo.
Se eles querem, o que os impede de dar esse passo tão importante?
Elas ficam esperando o momento perfeito para começar.
Muito provavelmente esse momento nunca chega, porque no começo nada é perfeito, por mais que você estude o assunto, pequeno ajustes sempre são necessários, mas você só vai saber o que é preciso ajustar quando exatamente você começar.
Mas eu sei também que não adianta simplesmente começar no escuro, sem qualquer direcionamento, afinal manter o domínio financeiro em um posto de combustível que, muitas vezes trabalha com margens apertadas e outras vezes um pouco melhor… é um processo diferente do convencional.
Por isso Dono ou Gestor do Posto, entenda que nunca é tarde para começar. Dê o primeiro passo o mais rápido possível, pois somente assim você começará a encontrar o caminho para águas mansas e poderá corrigir os caminhos da gestão do seu posto.
Depois de dar o primeiro passo na direção certa você vai precisar ter o segundo poder Turbinador.
Poder Turbinador #2: A continuidade
Para manter o equilíbrio financeiro e estratégico de um posto de combustível, além da preparação correta o grande segredo é a continuidade, mantendo a clareza e foco naquela situação tão desejada, servindo sempre de combustível para um bem maior, ou alcançar um objetivo traçado.
Você provavelmente não vai fazer do dia para noite a virada do jogo e ter as finanças equilibradas, pois além da sua preparação existem muitas variáveis na criação de processos financeiros internos.
Talvez possa até dar a sorte de equilibrar as finanças logo de primeira, mas se for para contar única e exclusivamente com a sorte, é melhor jogar na loteria.
O que garantiu que todas as pessoas bem sucedidas que eu conheço e acompanho até hoje é o trabalho contínuo que elas fizeram na busca de conseguir a disciplina e fazer todos os dias o melhor possível, dentro das suas melhores condições, sem terceirizar culpas ou achar que a situação do concorrente é mais favorável.
Enquanto boa parte das pessoas desiste no primeiro aperto financeiro ou que não conseguem criar controles e processos dentro do posto, outras pessoas que fazem ótima gestão financeira, simplesmente se preparam para ganhar cada vez mais dinheiro, pensando e criando estratégias para acelerar os negócios no posto.
Se buscar continuamente agir e manter consistência, buscando recursos de conhecimento, desenvolvimento e técnicas estratégicas, enfim, vai encontrar a solução, ela vai acontecer uma hora ou outra.
E quando ela acontecer eu te garanto que você vai olhar para trás e ver que tudo o que foi feito valeu a pena.
Dai é colher os frutos e quem sabe se preparar para as estratégias de vendas, ou para aquisição do próximo posto.
Diante de tudo isso, vai lá e dê o primeiro passo, mas melhor que isso, mantenha a consistência e determine seu objetivo com clareza e foco. Com certeza, o tão desejado equilíbrio financeiro no posto de combustível vai aparecer!
Se busca aprimoramento e os rumos para dar o primeiro passo, podemos ajuda-lo nesse projeto, conheça nosso CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS.
Até breve,