A operação do seu posto de combustível pode ser mais ágil, moderna e atrair mais clientes com uma mudança muito simples, mas transformadora para seu negócio.
A crescente preferência dos consumidores por pagamentos digitais é uma tendência que se acelerou desde o ano passado em função do contexto de distanciamento social.
Prova disso é a pesquisa realizada pela Toluna, empresa de tendências de mercado, a qual apontou que 89% dos consumidores passaram a usar o serviço durante o isolamento. Para além dos benefícios direcionados ao cliente final, hoje nós vamos falar um pouco mais sobre como os donos de postos de combustível podem se beneficiar com essas opções de pagamento.
A Brasil Postos é parceira da Shipay, empresa que oferece tecnologia de ponta com um sistema de integração aos PDVs e ERPs de postos de gasolina. Dessa forma, os postos podem receber pagamentos digitais das carteiras que quiserem, além de recebimentos via PIX.
O dinamismo dessas opções é a chave para atrair mais clientes e ter mais competitividade no mercado. Em nosso portal você terá acesso a uma série de conteúdos completos para se informar sobre tudo que precisa a respeito de pagamentos digitais.
Facilidade na gestão de pagamentos
A praticidade é um dos pontos de destaque, não somente pela dinâmica de oferecer ao cliente a opção de pagamento sem contato, mas também porque a conciliação de caixa e operação no dia a dia ficam mais práticas para os frentistas com o sistema de pagamentos digitais. “Do ponto de vista das transações em dinheiro, há ainda um custo elevado para o varejista em termos de logística, com transporte de valores, custódia por parte dessas transportadoras, circulação de troco e até mesmo depreciação das cédulas”, comenta Renato da Silveira, fundador do Portal Brasil Postos.
Na avaliação de Luiz Coimbra, Co-CEO da Shipay, a modernização da gestão de pagamentos é um dos principais benefícios do sistema. “A maior vantagem para donos de postos de gasolina é exatamente a melhoria da eficácia e eficiência dos processos de venda. O dono do posto e o frentista não precisam se preocupar com a gestão financeira, que é um custo adicional muito alto. O segundo ponto é dar mais agilidade aos pagamentos e o terceiro é a digitalização de um processo que não era nem um pouco digitalizado”, explica.
Coimbra acrescenta ainda que com a Shipay, todo processo de pagamento fica integrado junto aos sistemas de automação, retirando preocupação e esforço operacional de frentistas e donos de postos.
Segurança
Além das dificuldades logísticas que a operação com dinheiro físico traz, há ainda uma exposição muito grande para os estabelecimentos, tendo em vista a incidência de roubos. O sistema de integração para pagamentos digitais também tem a vantagem de tornar os pagamentos mais seguros, com uma interface preparada para geração de QR Codes dinâmicos gerados com API e criptografia, o que evita a possibilidade de fraudes, como bem lembra Charles Hagler, também Co-CEO da Shipay.
Redução de custos para os revendedores
Outro ponto importante a ser frisado é que as carteiras digitais apresentam taxas mais baratas do que as maquininhas de débito e crédito. As principais carteiras digitais do mercado cobram, em média, taxas em torno de 2,4% para transações de crédito e 1,2% para saldo em conta. Já as maquininhas de cartão das companhias com maior presença no varejo aplicam taxas que variam entre 2% e 2,4% em transações de débito, enquanto no crédito essas taxas podem flutuar entre 3,8% e 5,5%.
Os pagamentos digitais também aumentam o fôlego financeiro dos postos, como reforça Coimbra. “O cliente abastece, usa os pagamentos digitais e esse valor entra na conta do posto de gasolina. Isso é muito importante porque nós sabemos das margens apertadas desses estabelecimentos”.
Quanto maior a velocidade da operação, mais clientes atendidos
O tempo de permanência na bomba é outro fator importante para os donos de postos. No dia a dia das operações, sabemos o quanto é importante ter uma estrutura organizada para tornar o atendimento o mais ágil possível. “Os pagamentos digitais aceleram o recebimento, o frentista pode ir até o carro do cliente com um device para apresentar o QR Code, sem contato, de forma muito ágil e a bomba fica liberada mais rápido, isso aumenta o giro do posto”, comenta Hagler.
Sobre esse aspecto, vale lembrar também que essa opção facilita a vida do frentista para respeitar as regras de distanciamento social, o que torna a operação mais segura em todas as pontas. Em tempos de pandemia, sabemos que os impactos operacionais são grandes com afastamentos, por isso a importância de contar com um sistema que garanta transações seguras – e é justamente isso que a Shipay oferece.
Veja um exemplo de Integração da Shipay com um sistema de posto.
Possibilidade de oferecer mais vantagens para os clientes
Além do PIX e as carteiras digitais evitarem que os donos de postos tenham desgastes com logística para troco, uma grande vantagem das carteiras é o aumento da visibilidade. Além de aparecerem no mapa dessas carteiras, as vantagens oferecidas permitem que os donos de postos ofereçam condições bem interessantes para o cliente final.
“O Mercado Pago, por exemplo, oferece taxa zero para o varejista durante um período. PicPay vem com uma proposta bem agressiva de cashback que é muito interessante para o cliente, isso atrai mais motoristas para os postos”, ressalta Coimbra.
No caso do PIX, ele acrescenta ainda que a Shipay tem uma solução que permite que o dono do posto de gasolina tenha seus pagamentos digitais totalmente integrados sem precisar fazer alterações no relacionamento com os bancos de sua preferência.
Quero receber pagamentos digitais, o que preciso fazer?
O processo para ter a Shipay integrada ao seu PDV ou ERP é muito simples, conforme explica Hagler: “Basta falar com o representante do seu sistema de caixa e perguntar se tem Shipay. Se tiver, o próprio representante faz a instalação de um modo bem simples, sem necessidade de instalação de hardware. É basicamente preencher um cadastro e escolher por quais carteiras digitais deseja receber. Se o sistema de pagamentos do posto ainda não tiver Shipay, basta entrar em contato com a gente que aceleramos a instalação”.
A Brasil Postos e a Shipay têm o objetivo de tornar as operações dos postos de gasolina mais ágeis, inovadoras e preparadas para as novas demandas do consumidor final.
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