Cetesb amplia cobranças aos postosCom a legislação vigente, todos os postos com 15 anos de atividades precisam fazer uma reforma completa, com substituição da tubulação, das bombas de abastecimento e, principalmente, dos tanques de armazenamento, para continuar em operação.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) intensifica a fiscalização nos postos de combustíveis do Alto Tietê para exigir o cumprimento da legislação que determina, entre outras medidas, a troca dos tanques de armazenamento e das bombas de abastecimento para evitar os riscos de contaminação ambiental do solo e águas subterrâneas. Atualmente, 33 dos 264 postos ativos da Região estão com a determinação da Cetesb para promover a reforma completa dos estabelecimentos. Se isso não for feito, a licença de funcionamento não será renovada. De janeiro de 2013 até agora, a Agência Regional da Cetesb já aplicou 88 autos de advertência por irregularidades nos postos de combustíveis e 30 multas, cujos valores ultrapassam meio milhão de reais (R$ 540 mil).

O gerente regional da Cetesb, Edson Santos, explica que a necessidade da reforma existe para que não ocorra contaminação ambiental, como já aconteceu no passado. Na Região mesmo, a maior parte das áreas contaminadas são usadas por postos de combustíveis (leia mais nesta página), que são grandes geradores de hidrocarbonetos – álcool, gasolina ou diesel. A principal origem da contaminação está no tanque simples de armazenamento, que é feito com uma só parede metálica e enterrado no solo.

“Esse tanque de metal é colocado no solo, ninguém mais vê, ele vaza e contamina o solo e as águas subterrâneas”, ressalta Santos, ao ressaltar que a contaminação é tão forte que o cheiro de combustível exala pelos ralos dos imóveis vizinhos.

Com a legislação vigente, todos os postos com 15 anos de atividades precisam fazer uma reforma completa, com substituição da tubulação, das bombas de abastecimento e, principalmente, dos tanques de armazenamento, para continuar em operação. A exigência é a utilização de tanques ecológicos, de paredes duplas e com sensores entre elas.

Fonte: http://www.odiariodemogi.inf.br/

 

Artigo anteriorBrasil Postos inaugura sua primeira loja física nesta semana
Próximo artigoGás Veicular é seguro para motoristas que respeitam leis de segurança.
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here