Primeira Clic BR Mania fica em Niterói, no Rio de Janeiro, e usa tecnologia da Ame Go
A Vem Conveniência, joint venture formada pela Vibra Energia e Americanas S.A., está testando em Niterói, no Rio de Janeiro, o modelo Clic BR Mania, uma loja de conveniência autônoma. A loja usa a tecnologia Ame Go, desenvolvida pela Ame, fintech da Americanas S.A.
A Clic BR Mania conta com sete módulos inteligentes refrigerados e não refrigerados, em que a compra e o pagamento são feitos pelo próprio consumidor, com o aplicativo Ame. Para retirar o produto, abre a porta do módulo com um QR Code fornecido no app. O pagamento é feito automaticamente na retirada.
A Clic BR Mania utiliza a estrutura da Americanas S.A. para abastecimento, reduzindo seu custo operacional, e fica aberta 24 horas. A loja autônoma foi desenvolvida em parceria com o Vibra co.lab, hub de inovação da Vibra, tem 20m² de área e oferece um mix de cerca de 150 produtos, entre sanduíches, snacks, bomboniere, bebidas alcoólicas e não-alcoólicas geladas, incluindo achocolatados, além de uma máquina de café.
“A Clic BR Mania surge de olho em um consumidor cada vez mais digital, que busca praticidade, comodidade e tecnologia”, explica Natália Cid, CEO da Vem Conveniência.
“Essa solução de operação faz parte dos nossos esforços em transformar a conveniência como vemos hoje. A Clic BR Mania é uma oportunidade de se ter um negócio com baixo custo e facilidade operacional, principalmente, para postos de combustíveis com potencial, pouco espaço físico e que precisam oferecer conveniência para seus clientes. Com a tecnologia e a solução de pagamento Ame, a experiência é totalmente fluida e ágil”, completa a executiva.
A executiva lembra que o contato inicial com a Nestlé era para o desenvolvimento e a exposição das máquinas da Nescafé como uma solução de café e de drinques nas lojas. Com a chegada da pandemia, no entanto, a parceria foi repensada para trabalhar num posicionamento de diferenciação.
“Se a gente precisava de diferenciação, precisava trazer isso para a realidade. Encontramos na Nestlé uma vontade igual a nossa, de buscar soluções personalizadas para cada varejo e aproveitamos essa oportunidade”, diz. Além da parceria de exclusividade com a Nestlé, a BR Mania relançou a linha de salgados e sanduíches no foodservice.
Curso Gestão de Compras e Promoções para Loja de Conveniência
Vem Conveniência
A Americanas S.A e a Vibra Energia anunciaram no começo deste ano a parceria para a exploração do negócio de lojas de pequeno varejo, dentro e fora de postos de combustível, por meio das redes de lojas Local e BR Mania.
À época, em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as empresas informam que a efetivação da parceria se deu após o cumprimento das condições precedentes, habituais em operações de natureza similar, incluindo a aprovação prévia pela autoridade antitruste – Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em 30 de dezembro de 2021, sem restrições, sendo esta decisão considerada final.
Com a parceria foi constituída a sociedade Vem Conveniência, cujo capital é detido pela Americanas e pela Vibra, ambas com participações de 50%. A Vem Conveniência tem uma estrutura de gestão e governança corporativa próprias.
Fonte: mercadoeconsumo.com.br
Se você se interessa por informações do segmento de loja de conveniência acesse a Categoria Loja de Conveniência do Blog Brasil Postos.
+++ A melhoria contínua do varejo de conveniência alemão
+++ Lojas de conveniência mudam a cara dos postos de gasolina na Europa
+++ O novo modelo do varejo de conveniência em Nova York
+++ O que podemos aprender com o modelo alemão de varejo de conveniência.