Estabelecer um plano de chão faz parte de um contexto estratégico que possibilita diversos ganhos em tempos e movimentos, produtividade, assertividade em gerenciar produtos, setores, pessoas e quando otimizados é possível reduzir custos, o que impacta positivamente nos resultados financeiros do negócio.

A sugestão de posicionamento da equipe, para uma ação em um local específico, pode ser chamada de plano de chão, que nada mais é que um diagrama funcional com formas simples desenhadas, para manter as principais áreas da loja visíveis e possibilitar definir qual profissional ficará responsável em cada setor e desempenhar o que de melhor cada área de sua loja pode oferecer em vendas, atendimento e experiência ao cliente.

Quando deixamos de maneira “direcionada” o local que cada um da equipe pode assumir, a produtividade é fortemente impactada.

Antes de mais nada, é necessário entender se a quantidade de pessoas disponíveis para atender seu turno, comporta essa possibilidade de posicionamento específico, sendo possível, pode trazer benefícios, como: organização, melhor desempenho das características de cada perfil de pessoas e motivação da equipe.

Agregado a esse plano, as metas de vendas por turnos e demais possibilidades de estratégias de ticket médio por setor, mix de produtos e incentivo à  demais performances, podem ser adicionados ao plano de chão. 

Através de uma representação gráfica visual sugere-se:

1️⃣ Desenhar formas por áreas da loja;

2️⃣ Inserir como título das formas o nome de cada setor;

3️⃣ Manter espaço interno na forma do diagrama, para inserção do nome de cada responsável nas respectivas áreas.

Veja como você pode fazer um plano de chão de forma simples e funcional:

É importante ressaltar que esse material deve estar em local de fácil acesso, promovendo uma visibilidade ágil e eficaz do local de trabalho a ser assumido, logo na entrada da jornada. Importante que todos saibam previamente das responsabilidades e deveres em cada setor. 

Esta é uma das soluções que oferecemos aos nossos clientes, que agrega principalmente para a eficiência operacional, mantendo cada colaborador com suas atribuições e responsabilidades ao segmento de lojas de conveniência.

Escrito por Juliana Furlanis –Consultora de novos negócios e projetos, formada em nutrição e pós-graduada em vigilância sanitária e controle de qualidade dos alimentos, apaixonada por operações, cursando MBA em gestão estratégica de novos negócios e mercados.  Apresenta 14 anos de experiência no mercado food service, forte atuação e implantações de ferramentas operacionais e comerciais para A&, com foco nos resultados financeiros e eficiência operacional, colaboradora da Tria – Consultoria e Treinamento como gestora de novos projetos.

Colaboração: Tatiana de Queiroz Campos

Nutricionista, pós-graduada em vigilância sanitária dos alimentos e gestão de negócios, com mais de 20 anos de experiência no varejo. Gestora comercial e marketing da Tria – Consultoria e Treinamento, empresa que atua para implantação dos processos de segurança alimentar e gestão de produção e vendas para o setor de food service. 

Colunista da Revista Padaria 2000, integrante do Grupo Técnico da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) e da comissão de Fornecedores da Associação Brasileira de Franchising (ABF).  

A Tria é uma empresa de consultoria e treinamento para os negócios em alimentação. Atendemos projetos de segurança dos alimentos e gestão de produção e vendas, contribuindo com o crescimento e desenvolvimento dos nossos clientes. 

Atuando na Gestão de Produção e vendas auxiliamos na melhoria da lucratividade do negócio de alimentação, por meio da implantação de ferramentas que contribuem para excelência operacional do estabelecimento, implantando processos para otimização do fluxo de produção, elaboração de cardápios atrativos e rentáveis, padronização de produtos, elaboração de fichas técnicas, controle de estoque e gerenciamento das vendas.

Se você se interessa por informações do segmento de loja de conveniência acesse a Categoria Loja de Conveniência do Blog Brasil Postos.

+++ A melhoria contínua do varejo de conveniência alemão

+++ Lojas de conveniência mudam a cara dos postos de gasolina na Europa

+++ O novo modelo do varejo de conveniência em Nova York

+++ O que podemos aprender com o modelo alemão de varejo de conveniência.

+++ A conveniência das lojas de conveniência coreanas

Artigo anteriorDislub vai investir R$ 300 milhões no Pecém e prevê trazer nova bandeira de postos para Ceará
Próximo artigoPostos podem lucrar com recarga de carros elétricos
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here